LINCOLN: MALVADO CANTO

por N8 Prods postado

Ter amigos músicos, diz uma querida amiga, nos possibilitam a audição, muita vezes, em primeiríssima mão, de alguns trabalhos. Acompanho o desenvolvimento desse projeto faz algum tempo e sempre, desde as primeiras audições “precárias” de celular, achei que um novo poeta chegou com força ao cenário musical. Ótimo trabalho para um estreante cercado de feras.

"Malvado Canto" é álbum de canções com uma linha coerente de passagens afetivas em seus acertos, desacertos, regozijos, lamentos e angústias de todos os gêneros humanos, emolduradas por uma voz com timbre confortável aos ouvidos, um lindo sotaque, letras mordazes e arranjos sofisticados, onde tudo segue crescente, leve, mas pujante e com viço.

No álbum, canções como "Fica A Dica", escancaram as fragilidades e a solidão da macheza, talvez não sentida, mas percebida e descrita de dentro para fora através do trompete. A próxima, "Um A Um", é uma balada romântica onde a fica evidente se tratar de uma relação homo afetiva, que me lembra aquelas embaladas nos discos de novelas dos anos 70/80. Seguindo para a faixa "Escorpiônico", alguma coisa eletrônica no refrão me agrada demais e de letra direta. Dessa poesia saí o nome do álbum. Letra na qual, por vezes, me remeto a algumas coisas da obra de Sérgio Sampaio.

"Silêncio E Melancolia", não tem nada disso em seu pós-afoxé, marcado pela percussão e metais. Já a letra trata de um tumulto afetivo com uma pegada "a lá" Caetano em tempos áureos, o que imprime leveza a faixa. Depois chega ao ouvidos algum tipo de "quase fado" de letra mordaz, um quase pedido de arrego. Se "O Fardo Do Amor" é fado mesmo, não sei, ela me acarinha e me conforta, sensação contrária ao que esse estilo costuma impregnar em mim.

O álbum segue crescendo numa levada de blues de confissão e aceitamento da mancada, assumida a pleno pulmões em "Já É Tarde", tendo em "Frieza" lida com a percepção de se ter quebrado a cara com riffs que poderiam ser do The Edge, guitarrista do U2 em um ambiente da cena de bandas britânicas.

"Padrão" atravessa o Atlântico marcada pela percussão latina e descreve a um relacionamento desgastado, vazio, marcado pela ausência e perdido em si mesmo. Então, mergulhamos na Tropicália em "Trato De Dono", que tem ambiência leve pra tratar de uma desavença que deve ficar no passado e guitarras com influência de Lanny Gordin, tocadas como se fossem o próprio. Singela, sonho, vontade, tesão, finitude. "Deita Em Mim" finaliza com intensidade o álbum.

Lembra que ao final do primeiro parágrafo, falei sobre feras. Gravado no Estúdio Elefante, São Paulo, as músicas e produção musical do álbum são de Nei Zigma. Ele e Lincoln não estão sozinhos nessa empreitada. É sempre importante citar os músicos que colaboram decisivamente nos arranjos finais, tais como Guilherme Held - guitarra, Fábio Sá - Baixo, José Aurélio - Timbatera e Marcelo Sanches - guitarra, além das participações de Gustavo Da Lua - percussão e Natan Oliveira - Trompete. MALVADO CANTO foi Mixado por Quincas Moreira no Tlaloc Soundlab México, 2017.

Recém lançado nas plataformas digitais de distribuição e já tendo música entre as listas de melhores. Se fica a dica? Sim, fica. Clique em um dos links abaixo e ouça esse bendito álbum.



Dê o play, macaco!
Soundcloud | Spotify


01 - Fica a Dica (Lincoln e Nei Zigma) 3:10
02 - Um a um (Lincoln e Nei Zigma) 3:47
03 - Escorpiônico (Lincoln e Nei Zigma) 4:14
04 - Silêncio e Melancolia (Lincoln e Nei Zigma) 3:05
05 - O Fardo do Amor (Lincoln e Nei Zigma) 4:00
06 - Já é tarde (Lincoln e Nei Zigma) 3:49
07 - Frieza (Lincoln e Nei Zigma) 2:22
08 - Padrão (Lincoln e Nei Zigma) 3:34
09 - Trato de Dono (Lincoln e Nei Zigma) 2:15
10 - Deita em mim (Lincoln e Nei Zigma) 2:41

Antonio Carlos Nicolau, 45, tem formação em TI, mas é produtor cultural.

1 comentários:

  1. http://www.billboard.com.br/noticias/lincoln-estreia-em-clipe-com-inspiracoes-no-faroeste-de-clint-eastwood/

    ResponderExcluir

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!