BO MARLEY VS. DISRUPT

por Johnny Wazagoo em

Antes de mais nada, você conhece a Jahtari Records? O selo alemão foi o pioneiro nas produções de Reggae e Dub digitais. Com a associação de fórmulas jamaicanas à novas ideias e recursos, o selo abriu alas para uma nova cetegoria: o Digital. Dentro deste novo nicho, encontram-se obras de Dubsteps, Dubs, Steppas, Minimal e os tão queridos 8-Bits, que levam timbres 'de video-game' a outras esferas. Os lançamentos com a assinatura da Jahtari focam na produção através de computadores e aparatos tecnológicos diversos, incluindo equipamentos feitos de maneira artesanal específica, como alguns sintetizadores, câmaras de ecos, reverbs e outras gambiarras sem nomes. Acesse este link para entender o conceito genial-nerd da Jahtari. As experiências do selo começaram com a reunião de artistas com quase a mesma meta: digitalizar o Dub, por assim dizer. A primeira peça veio em 2004 com o single "International Karate Championship", do Disrupt. De lá pra cá a conversa foi ganhando força e membros atuantes. Em 2008, lançaram a série "Jahtari Dubbers" que se tornou objeto de desejo e estudo mundo a fora. As faixas emblemáticas apresentam seu time de colaboradores. Hoje esta série conta com quatro volumes que podem ser tidas como a enciclopédia definitiva do Dub Digital ou 8-Bit.

Disrupt, batizado Jan Gleichmar, é o lunático-lúcido fundador da Jahtari (foto acima). Sua trajetória revela experimentalismos que transcendem e dispensam etiquetas, afinal experimentações são assim. Na gravadora é a mesma onda. Disrupt anda ditando tendências, Jahtari anda ditando tendências. Os 'acasos' do universo providenciaram o grato encontro entre Disrupt e a banda dinamarquesa Bo Marley e, em 2006, gravaram o disco maluco que dedico este texto. "Bo Marley Vs. Disrupt" é realmente maluco e isso é ótimo. Tentarei ser didático na análise. O disco contém 18 faixas, sendo basicamente 6 temas centrais partidos em 3 partes, totalizando 18. Sempre uma 'vinheta' abrindo alas, como uma isca que será degustada nos próximos dois capítulos. É como dar start numa fase secreta de cartucho sem rótulo em um arcade extraterrestre. Depois vem a track 'original' com vocais e todos os recursos explícitos. Na sequência a versão adubada (mais ainda), quase instrumental e com efeitos a torto e a direito. Algo mais evidente somente aos tímpanos, palavras não cabem precisamente. Assim como não cabe um ranking das melhores faixas do disco. Isto é para ser consumido integralmente, sem receios nem regimes. O grave é gorduroso, os timbres são insanos e a língua entoada totalmente obscura. Bo Marley e Disrupt conseguiram um disco estranhamente maravilhoso e maravilhosamente estranho!



Dê o play, macaco!
Download | Shop | Discogs | Bo Marley | Disrupt

1. Bo Marley & Disrupt - Bauhelm Tracker (1:30)
2. Bo Marley & Disrupt - Bauhelm (4:14)
3. Bo Marley & Disrupt - Bauhelm Dub (5:05)
4. Bo Marley & Disrupt - Fleisch Tracker (0:31)
5. Bo Marley & Disrupt - Fleisch (3:10)
6. Bo Marley & Disrupt - Wurst Dub (3:28)
7. Bo Marley & Disrupt - Robot Tracker (0:20)
8. Bo Marley & Disrupt - Robotter (5:02)
9. Bo Marley & Disrupt - Robot Echos (3:35)
10. Bo Marley & Disrupt - Ursulla Tracker (0:24)
11. Bo Marley & Disrupt - Ursulla (3:14)
12. Bo Marley & Disrupt - Ursulla Dub (3:29)
13. Bo Marley & Disrupt - Tot Tracker (0:49)
14. Bo Marley & Disrupt - Tot Ist Kein Problem (5:31)
15. Bo Marley & Disrupt - Mausetot Dub (4:29)
16. Bo Marley & Disrupt - Roots Tracker (0:41)
17. Bo Marley & Disrupt - Roots Am Start (4:19)
18. Bo Marley & Disrupt - Roots Im Tapeloop (3:56)

0 comentários:

Postar um comentário

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!