LORD TANAMO & THE SENIOR ALL-STARS: BEST PLACE IN THE WORLD

por Johnny Wazagoo postado


O que dizer de Lord Tanamo? O que um 'cantor de rua' jamaicano teria para oferecer em meados de 1950? O menino Joseph Gordon ainda não era Lord Tanamo quando começou a cantar baixo e sonhar alto.

"Durante o dia, vestia suas velhas calças rasgadas e chapéu de palha para tocar aos turistas e a noite vestia seu único terno para se juntar a alguma banda de baile", ressalta o autor do blog Bangarang.

No final da década de 50, contribuiu para a fundação do Skatalites (pra resumir: a mais importante banda jamaicana de todos os tempos)! Vibrando suas cordas vocais nas ondas do R&B, Mento, Calypso e Jazz, ganhou destaque nos subúrbios de Kingston e logo foi convidado para algumas sessões encabeçadas por Duke Reid e Coxsonne Dodd. Além de bravo cantor, também segurava o rojão na percussão por onde fosse chamado. Seu vocal poderoso e decidido, que repercutem com completa nitidez, virou sua marca registrada. O ancião viveu ativamente e encantou o mundo até meados de abril deste ano, quando faleceu no Canadá (onde residia desde os anos 1970).

"Além de ter suas próprias canções, ele era um excelente percussionista, bem como um exímio backing vocal. Atou como mestre de cerimônias para a banda [Skatalites] e introduzia as músicas antes de serem tocadas", lembra o musicólogo Kingsley Goodison ao site Jamaican Observer. "Ele foi para o Canadá com o tecladista Jackie Mittoo. Tocaram juntos e se tornaram um grande sucesso por lá", completa Goodison.

Na virada do século, em 2000, gravou um de seus melhores registros. A obra além de contar com a experiência do velho Tanamo, recebeu um tratamento especial pela banda Senior All-Stars ao lado do vocalista, produtor e trombonista Dr. Ring Ding. A banda alemã tem versatilidade invejável e merece com certa urgência um artigo com dedicação exclusiva neste singelo blog. Com o tal disco "Best Place In The World", a banda trouxe Lord Tanamo de volta aos alto falantes mais descolados e notáveis da Europa e, posteriormente o mundo todo. O registro é impecável e apresenta Lord Tanamo bem a vontade por todas as sutilezas e requintes do Ska, Rocksteady, Mento, Nyahbinghi e Dub. São doze faixas que tangem a perfeição. Sem exagero, ao dar o primeiro play, Lord Tanamo e sua turminha alemã, farão de onde você estiver o melhor lugar do mundo!



Dê o play, macaco!
Download | Discogs

1. Lord Tanamo & The Senior All-Stars - In The Mood For Ska (2:44)
2. Lord Tanamo & The Senior All-Stars - Best Place In The World (3:33)
3. Lord Tanamo & The Senior All-Stars - Out Of This Big World (3:12)
4. Lord Tanamo & The Senior All-Stars - Come Dung (2:56)
5. Lord Tanamo & The Senior All-Stars - Rainy Night In Georgia (4:35)
6. Lord Tanamo & The Senior All-Stars - Big Trombone (3:38)
7. Lord Tanamo & The Senior All-Stars - Musso (4:40)
8. Lord Tanamo & The Senior All-Stars - Keep On Moving (4:45)
9. Lord Tanamo & The Senior All-Stars - Mother's Love (2:07)
10. Lord Tanamo & The Senior All-Stars - Hard Man Fe Dead (3:44)
11. Lord Tanamo & The Senior All-Stars - I Had A Dream (2:47)
12. Lord Tanamo & The Senior All-Stars - Iron Bar (2:31)


0 comentários:

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!