BOLA SETE: SHEBABA

por Johnny Wazagoo postado

As raridades musicais sempre foram nosso alvo. Para relembrar em alto estilo nosso ideal, vamos resgatar em sequência alguns dos principais discos da raíz da música brasileira. Aqueles misteriosos discos chamados pelos gringos especializados de "Brazilian Rare Grooves" - alvos corriqueiros de pesquisadores e colecionadores de plantão. Relíquias, quase sempre, da década de 60, 70 e adjacências. Pra iniciar nossa trabalhosa saga, trazemos o som de Bola Sete (e seus "sete dedos em cada mão")!

Vamos então, resumir (mas nem tanto) sua historia. O carioca Bolsa Sete, Djalma de Andrade de batismo, nasceu no Rio de Janeiro em 16 de Julho de 1923. Já aos três anos de idade identificou-se com o violão de um tio e arriscou as primeiras notas. Cresceu próximo à música e aos 10 anos já mostrava diferenciado talento. Djalma frequentou a Escola Nacional de Música no Rio de Janeiro, onde estudou violão clássico, e formou seu primeiro grupo. Nessa época ganhou o apelido Bola Sete. "Como único músico afro-brasileiro do grupo, a ele foi dado o apelido de Bola Sete. A bola sete no bilhar brasileiro é a bola preta. Ele manteve Bola Sete como seu nome profissional(...) Essa é a história de seu apelido, como foi contada para mim.", conta Anne Sete, ex-mulher de Djalma. Logo aprofundou seus estudos com o mestre Dilermano Reis e partir daí a conversa ficou séria. Assíduo apreciador da música de Django Reinhardt, Barney Kessel, Charlie Christian e Oscar Moore, do trio de Nat King Cole, assimilou bem o que a "Escola do Jazz" tinha pra passar. No final dos anos 50, Djalma resolveu, após varias apresentações na América do Sul, uma experiência pouco notável na Europa e alguns grandes shows nos E.U.A., decidiu mudar-se para a terra do Tio Sam. Onde viveu com uma carreira prestígio e sucesso até 1987!

Agora o que mais nos interessa nessa momento: sua música. Em 1971, lançou um disco que marca seu trabalho e se transforma em objeto-desejo de muitos garimpadores de sebos ao redor do globo. Gravou o estupendo álbum chamado "Shebaba", lançado nos E.U.A. pelo selo Fantasy Records. O disco ganhou importância que alcançava além dos quesitos técnicos. Foi a inédita releitura de Bola Sete sobre a música brasileira de raiz. "Eu gravei 'Shebaba' em 1971 com um quinteto. 'Shebaba' foi o primeiro álbum que eu gravei baseado na música folclórica do Brasil. Toquei os tipos de canções que eu ouvia sendo executadas nas feiras das ruas no Brasil", ressaltou Bola Sete à revista Guitar Player. Além disso, confeccionou especialmente para a gravação deste disco um instrumento chamado Lutar, baseando-se no Alaúde. O Lutar tinha treze cordas, seis duplas e uma simples. Como toda essa bagagem e aparato, o quinteto concebeu um disco fenomenal e irreparável!

Com cinco faixas inéditas de autoria própria, trouxe também o requinte da música popular brasileira com roupagens modernas e inovadoras. Veja o samba-rock entoado em "Baccara", o baião de "Bola Beat" e o groove pesado de "Roda" do Gilberto Gil. A faixa-chefe do disco "Shebaba", traz o peso do swing latino à lá Osibisa. Sem contar a versão virtuosa de "Polythene Pam + She Came In Through The Bathroom Window" e de "My Sweet Lord", respectivamente de John Lenon com McCartney e de G. Harrison. Grooves malemolentes, calorosos e admiráveis. Um disco que apresenta o autêntico sangue musical brasileiro que faz pulsar o coração, balançar o esqueleto e alimentar alma!


Dê o play, macaco!
"[1971] Shebaba"

1. Bola Sete - Shebaba (3:35)
2. Bola Sete - Complicado (3:42)
3. Bola Sete - Bola Beat (3:44)
4. Bola Sete - Polythene Pam + She Came In Through The Bathroom Window (5:58)
5. Bola Sete - Roda (3:47)
6. Bola Sete - It's Gonna Change (3:25)
7. Bola Sete - Melossa (3:09)
8. Bola Sete - Baccara (2:29)
9. Bola Sete - My Sweet Lord (5:11)
10. Bola Sete - Street Market (4:12)

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!