J ROCC: COOKING INGREDIENTS

por pitera postado

O chéf divide com o DJ a tarefa de conquistar quem consome seus produtos pelo prazer de uma experiência sensorial, no primeiro caso gustativa, no segundo auditiva. Essas associações as vezes vêm a tona poeticamente, evocando estes ditos fins. Enquanto um chéf tem de lidar com tarefas e conhecimentos como a escolha dos melhores ingredientes, sua harmonização, o respeito à pontos de cocção, cortes variados, cálculos de medidas, timing, entre outras variáveis, no mundo das picapes, o DJ que enlouquece seus ouvintes com sua música vai conhecer milimetricamente a história da música, para que durante seu set possa fazer também, uma harmonização, musical. Também saberá das possibilidades harmônicas e melódicas de cada uma das músicas que estarão no set, conhecerá sua estrutura e saberá usar as partes que o interesse, fazendo uso de cortes também afiados.

Em Cooking Ingredients - Bake for 60 minutes, mixtape lançada pelo DJ americano J Rocc, há esta evocação poética que compara estes saberes. J Rocc é bastante conhecido no meio do rap underground americano, onde começou sua carreira na segunda metade da década de 80 como DJ em um grupo Californiano chamado PSK. Em seu currículo, destaca-se a fundação do grupo Beat Junkies em 1992 com Melo-D e Rhettmatic, e principalmente suas colaborações com Madlib: é ele quem comanda as picapes nos shows ao vivo com Madlib; foi o terceiro membro do grupo Jaylib, acompanhando Madlib e J Dilla nas performances ao-vivo; e também contribuiu na concepção do Vol 5-6: A Tribute to J Dilla do disco Beat Konducta, também com Madlib.

Esta mix de dezenove faixas apresenta J Rocc em uma sessão bem solta e experimental, misturando uma infinidade de coisas que não se sabe bem o quê, visto que a tracklisting não foi disponibilizada. Vê-se que grande parte das tracks certamente faz parte dos 70`s, (consegui identificar o Eugene McDaniels). Em sua receita, ve-se o uso principalmente de grooves do Funk, e em segundo plano, apresenta a psicodelia e o rock. A mixtape apresenta características bem pessoais, entre estas destacamos: mudanças repentinas de faixas, intercalação inesperada de faixas de gêneros diferentes, entre outras loucuras. Cooking Ingredients - Bake for 60 minutes é uma mixtape que demora pra decolar, e quando decola, ainda surpreende com uma série de pausas que soam deslocadas. Tudo faz parte da estética dele, muito focada na experimentação, e por essas acredito que sacrifica um pouco da fluidez. Tem-se a impressão que se estivesse mesmo cozinhando, seria para si, correndo o risco de desagradar facilmente seus eventuais convidados. Ao mesmo tempo, trilha um caminho que revela sabores, texturas, cores e por aí vai. Assim, não pense que a mixtape é ruim. Desconfio que o foco aqui seja mesmo a experimentação, cause a estranheza que causar.



Dê o play, macaco!
"[2008] Cooking Ingredients"

1. J. Rocc - Intro Track (1:53)
2. J. Rocc - 3 Breaks For You (3:00)
3. J. Rocc - Smoothed Out (1:53)
4. J. Rocc - Sho Is Funky (1:26)
5. J. Rocc - Another Smooth One (1:07)
6. J. Rocc - Little Bitchard (1:38)
7. J. Rocc - $$$$ (3:40)
8. J. Rocc - Eugene Edit (2:11)
9. J. Rocc - Latin Fuzz Guitar (2:31)
10. J. Rocc - Schmit (3:17)
11. J. Rocc - James The Preacher Man (2:27)
12. J. Rocc - Classic (1:30)
13. J. Rocc - Spacey (2:10)
14. J. Rocc - Out Looking Inside (2:21)
15. J. Rocc - Hoggin (1:33)
16. J. Rocc - Gotta Get Away (1:54)
17. J. Rocc - Rufus Breaks (0:55)
18. J. Rocc - Woman Shut Up (3:48)
19. J. Rocc - Windy Edit (4:16)

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!