FREVO DO MUNDO

por pitera postado

Vez ou outra um disco contemporâneo divide tanto o tempo com coisas mais antigas na minha playlist. Recentemente aconteceu com o Frevo do Mundo, produção lançada em 2008 pela Candeeiro records. Selecionado pelo Programa Petrobrás Cultural, o disco traz a proposta de homenagear o centenário do mais tradicional ritmo pernambucano, o frevo. Quem como eu acha que discos de homenagem são perigosos, pois correm o risco de serem ofuscados pela obra homenageada e virarem sombras do homenageado, deve dedicar atenção à este.

O projeto funciona como um diálogo geracional, respeitoso sim mas não acanhado, e por essas e outras surpreendente. Consta do tradicional frevo de Capiba, Luiz Bandeira e Aldemar Paiva, reinventados pela Orquestra Imperial, Mundo Livre S/A, Eddie, China, Siba e a Fuloresta, Erasto Vasconcelos, Edu Lobo, João Donato, Isaar, Cordel do Fogo Encantado, 3 na Massa, Flor de Cactus e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (OPBH). O esmero e a criatividade são nítidas intenções colocadas à prova, e que felizmente são alcançadas com maestria. Presente nos arranjos, nas sonoridades digitais que dividem espaço com o lirismo de outrora, e ainda na construção bem-humorada dos mesmos, tudo se harmoniza e se completa. Destaques para as notas aveludadas de João Donato, que muito à vontade transformam o frevo em coisa sua; a composição de Fred 04, única música composta recentemente, que faz uma hilária marcha de duplo sentido com Metendo Antraz; também as versões com mais elementos da música pop: Só Presta Quente, com Ortinho, e Oh! Bela, com o cantor China e o Sunga Trio, que disse que "um frevo tão popular tinha que ter uma roupagem popularesca, numa mistura de Daftpunk, Kelly Key e Capiba”; e ainda o eletrônico de Rica Amabis, Dengue e Pupillo, que casa muito bem com os arranjos do mestre Spok no frevo-de-bloco Frevo de Saudade interpretado pela cantora Céu.

Seria imperdoável não pontuar o rigor na produção e na direção artística que permitem a execução da premissa com um grande número de artistas. Parece muito bem intencionado contemplar vários maestros da orquestração pernambucana, como o mestre Spok e ainda, Duda, Clovis Pereira, Ademir Araújo e ainda os veteranos instrumentistas João Donato e Edu Lobo. São eles que providenciam bases sólidas e dão diretrizes para as trilhas inovadoras desta geração, o que mostra que a revolução musical, a reinvenção do passado de que falou Chico Science, não se faz sem referência, aprendizado. Neste sentido pontos a mais para os maestros e Pupillo, que além de manejar as baquetas do 3 na massa, toma conta da produção do grandioso album. O maestro Spok, que tem se destacado com seu incrível trabalho de renovação do frevo, elogia a proposta. “Foi maravilhoso tocar com os músicos da nova geração. Na verdade, eu transito bem entre a tradição e a novidade. Gosto muito das duas tribos”, ressalta.



Dê o play, macaco!
"[2008] Frevo do Mundo"

1. Banda Eddie - É de fazer chorar (3:20)
2. João Donato - Fogão (3:45)
3. Céu e 3 na Massa - Frevo de saudade (3:41)
4. Mundo Livre S/A - Metendo Antraz (2:26)
5. Orquestra Imperial - O dia vem raiando (3:29)
6. China e Sunga Trio - Oh, bela! (4:40)
7. Ortinho - Só presta quente (3:16)
8. Siba e a Fuloresta - Os melhores dias de minha vida (2:59)
9. Cordel do Fogo Encantado - Saudade (2:31)
10. Isaar de França - Paraquedista (4:20)
11. Flor de cactus - Inquenta muié (2:32)
12. Edu Lobo - Recife (frevo n.1) (2:23)
13. Erasto Vasconcelos - Papel crepon (3:15)
14. Orquestra Popular da Bomba do Hemetério - Cabelo de fogo (2:57)

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!