PAPA CHANGO: THE MATADOR

por Johnny Wazagoo postado

O ano passado vai ficando pra trás e começamos a elencar, mesmo que a nível subconsciente, os melhores discos e revelações surgidos. É nessa hora que notamos a importância de 2012 na música moderna. Grandes lançamentos ao redor do globo provam que a boa música resiste, quase sempre não atinge a mídia convencional, mas a cada dia esta deixa de ser tão convencional assim. Novas mídias, novas logísticas, novos interesses e novas ondas sonoras. Hoje, apresentaremos o trabalho da misteriosa banda australiana Papa Chango. Um detalhe furtivo é o fato de existir uma outra banda equatoriana com o mesmo nome. Enquanto os magnatas das patentes tentam resolver o caso nós apreciaremos a louca sonoridade da mais importante delas, a do continente-ilha!

Papa Chango é uma big-band, fortalecida pelas ondas do Ethio-Jazz e Afrobeat do anos setenta. Uma linha que cada vez mais ganha notoriedade, respeito e adeptos com trabalhos interessantíssimos. Segue o caminho - guardando as particularidades de cada uma - de bandas como The Shaolin Afronauts, Soul Jazz Orchestra, Konkoma, Ocote Soul Sounds e, até, da paulistana Bixiga 70, por exemplo. O disco lançado no ano passado, 2012, traz uma ideia que hoje não é mais inédita, mas nem por isso deixa de ser irreverente: "The Matador" é tido uma como uma trilha sonora de um filme que não existe (pelo menos por enquanto). Acho que esta ideia de vincular a um 'filme fantasma', surge só após finalizado o disco. Vem com a sonoridade obtida. Algumas faixas realmente trazem embutidas cenas de faroeste surreal, ou de fugas frenéticas, ou de ficção neuro-científica. A sonoridade é bem marcante: timbres 8-bit certeiros, grooves misteriosos e melodias viscerais. Faixas que levam a sério o ineditismo a cada acorde. Diferentes uma da outra mas sem perder o foco, sem perder a linha. Calmo e intenso, simples e imenso, certo e sem-parafusos. Tudo isso é atingido e abrangido pelo mote visionário de Papa Chango. Encontrem seu deleite e passe a bola adiante!


Dê o play, macaco!
"[2012] The Matador"
>>> Como Baixar?

1. Papa Chango - A Challenger Appears (4:50)
2. Papa Chango - Dark Passenger (4:53)
3. Papa Chango - Heavy Load (5:20)
4. Papa Chango - Boneyard (Funeral Of A Man) (4:37)
5. Papa Chango - Theme From The Matador (5:21)
6. Papa Chango - Bouncy Castles In The Sky (4:35)
7. Papa Chango - The Mantis (4:26)


 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!