GROUNDATION: DISCOGRAFIA (PARTE 3)

por Johnny Wazagoo em

Falar de Groundation hoje em dia é fácil, ou quase. Isso não por achar que entenda tanto, talvez o suficiente pra argumentar totalmente tranquilo. E sim porque é do tipo que sua discografia fala por si só. A sonoridade recolhida por esses músicos californianos é de uma finesa irreparável. Sempre aparecem com novas ondas que trazem a evidente evolução na crista. Não param de crescer, revolucionar e ditar o ritmo do novo Reggae, por assim dizer. De baixo de seus pés muito mais que o puro Reggae. Sua sonoridade é riquíssima, algo alcançado comumente na amplidão criativa do Jazz. Carregam, como disse, um groove sem igual, algo que além de economizar argumento, despreza qualquer superficial crítica. Assim, com o inevitável título de melhor banda da atualidade, que completamos nosso artigo mais acessado de todo o sempre do blog.

No ano passado (2012), a mais expressiva banda dos últimos tempos, comandada pelo mestre Harison Stafford, lança mais um petardo na órbita da Terra. Agora já com a formação bem definida. Em "Building An Ark" a musicalidade e talento da banda, big-band, transborda em canções maravilhosas melódica e harmonicamente. É de uma soberania sonora em que o coração sente-se obrigado a bater no ritmo. Algo que transcende rótulos e estigmas. Contam e cantam uma nova postura para a vida, sempre levando sua música a um nível extra. Acima dos antecessores trabalhos se encontra o foco da banda. Como já observado anteriormente, o Reggae está ali, presente e marcante mas se mostra cada vez mais distante sem deixar lacunas. Não é menor por isso, pelo contrário, está ali e aquém dali. Surfa nas melhores ondas sem saber qual melhor gíria para definí-las. Demais, mas não demais pra mim!


Dê o play, macaco!
"[2012] Building An Ark"

1. Groundation - Building An Ark (6:06)
2. Groundation - Humility (5:35)
3. Groundation - Be That Way (7:15)
4. Groundation - Payaka Way (7:28)
5. Groundation - Merry-go-round (5:44)
6. Groundation - The Dreamer (4:00)
7. Groundation - Who Is Gonna (5:46)
8. Groundation - Keep It Up (4:47)
9. Groundation - Daniel (6:47)
10. Groundation - Sunlight Reflections (0:57)

###

Em 2011, surgiu a ideia de apresentar uma coletânea resgatando as melhores parcerias dentre os discos anteriores. "The Gathering Of The Elders" traz, principalmente, os anciãos da velha escola jamaicana que foram lembrados e convidados para somar forças e timbres. O resultado é esplendido! Tracks repetas de feeling rasta, mensagens arrebatadoras e grooves irretocáveis. Pablo Moses, Don Carlos (ex Black Uhuru), Apple Gabriel (ex Israel Vibration) e Cedric Mytton (ainda com The Congos) brilham intensamente nesta selecta maioral. Grandes momentos de uma grande história. Destaque "apenas" para as faixas entre a primeira e a última do disco. Ouça agora, sem pensar!


Dê o play, macaco!
"[2011] The Gathering Of The Elders"

1. Groundation - Mighty Souls (feat. Pablo Moses) (5:24)
2. Groundation - We Free Again (feat. Don Carlos and Apple Gabriel) (6:41)
3. Groundation - Blues Away (feat. Pablo Moses) (5:10)
4. Groundation - Freedom Taking Over (feat. Cedric Mytton & Don Carlos) (6:17)
5. Groundation - Wish Them Well (feat. Don Carlos) (6:08)
6. Groundation - Time Come (feat. Watty Burnett and Ashanti-Roy Johnson) (7:44)
7. Groundation - Use To Laugh (feat. IJahman Levi) (5:21)
8. Groundation - Suffer The Right (feat. Apple Gabriel ) (6:15)
9. Groundation - Sleeping Bag-O-Wire (feat. IJahman Levi) (6:31)
10. Groundation - Undivided (feat. Cedric Mytton & Don Carlos) (6:29)

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!