HUGH MASEKELA & THE UNION OF SOUTH AFRICA

por Johnny Wazagoo postado

Totalmente grandioso. Da borda ao avesso este disco te preenche sem te deixar notar. Aquele som que bate pesado lá no fundo, tanto da alma quanto do peito. Vibrante forte, instigante e repleto de groove. Bolado em mentes africanas, minuciosamente por Hugh Masekela, Caiphus Semenya e Jonas Gwangwa, agrega valor à essência do funk e do jazz americano. Pouco longe dos repiques e contra-tempos do Afrobeat original, pode ser visto mais próximo do Highlife do que qualquer outro africanidade. Reto, certeiro e frenético como deve ser. Hugh Masekela, o garoto prodígio da "ponta da África", conta com a força da recém-formada banda The Union Of South Africa nesta jornada bem direcionada. Uma obra ordenada a ultrapassar as mágoas contidas na indiferenças sociais da Africa do Sul, em plena década de 60. Pronto a levar a melhor mensagem aos ouvintes, alimentando a esperança e arrancando sorrisos por onde fosse. A sonoridade que leva a este êxtase é mesclada durante o disco é surpreendentemente incrível ou incrivelmente surpreendente!

Lançado originalmente em 1971, pela Chisa Records (e posteriormente relançado pela Motown, em 1994), o disco também chamado "Hugh Masekela & The Uion Of South Africa" mostra face de Hugh voltada diretamente as referências da música negra americana - do timbre e groove funkeado das guitarras até as linhas de jazz da era de ouro de New Orleans. Não vibra somente no jazz-funk nem tampouco no soul tradicional, mas caminha intimamente nestas trilhas harmônicas num incansável cambaleio ritmado. Sempre com a guitarra timbrando firme, bateria marcando sem brechas e metaleira com improvisações de amplidão atmosféricas!

Abrindo o disco, "Goin' Back to New Orleans", é a ponta deste iceberg sonoro - que não se mostra por inteiro mas ainda assim expressa imponência ao primeiro olhar. Logo depois a ligeiro faixa "To Get Ourselves Together", leva o ouvinte um lugar pouco explorado numa onda instrumental de groove profundo. "Mamani", já conta com os delírios maravilhados do trompete de Hugh e as vocalizações afinadíssimas residentes na música ancestral africana. O disco é, de fato, floreado detalhadamente com ótimas faixas. Algo que valoriza ainda mais o disco é o fato de que você não deve ser preocupar em sacar sequer um única música do playlist, todas te satisfarão, garanto! Ouçam a finco e verão altas referências imbuídas, todas muito bem delineadas e fielmente exploradas! Mais uma grande pepita de valor imensurável do ourives da musica africana Hugh Masekela!



Dê o play, macaco!
Download | Discogs

1. Hugh Masekela & The Union Of South Africa - Goin' Back to New Orleans (5:07)
2. Hugh Masekela & The Union Of South Africa - Ade (3:46)
3. Hugh Masekela & The Union Of South Africa - To Get Ourselves Together (2:52)
4. Hugh Masekela & The Union Of South Africa - Johannesburg Hi-Lite Jive (3:58)
5. Hugh Masekela & The Union Of South Africa - Mamani (5:25)
6. Hugh Masekela & The Union Of South Africa - Shebeen (4:02)
7. Hugh Masekela & The Union Of South Africa - Dyambo (3:48)
8. Hugh Masekela & The Union Of South Africa - Caution! (5:42)
9. Hugh Masekela & The Union Of South Africa - Hush (Somebody's Calling My Name) (3:34)

1 comentários:

  1. O seu blog é incrível! Nunca encontrei um lugar com tanta coisa boa quanto esse. Cada post é um achado. Alguns eu procurava há um tempão! Muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!