SABBO & KUTI: BETTER DAYS

por Johnny Wazagoo em

É

sabido que o Reggae tirou os pezinhos da Jamaica. Diferente de seu consumo - que há décadas conquistou o mundo -, passou a ser também produzido internacionalmente de fato. Inusitados países, principalmente neste novo milênio, passaram a produzir reggae (ou simplesmente "musica jamaicana") de forma integral, inconteste. Terras pouco tradicionais na produção do gênero como Polônia, Suécia, Itália, Nova Zelândia e China, agora ostentam boas safras. Com a chegada de Sabbo & Kuti, podemos elencar Israel a esta nobre lista!

"Better Days" rema na enchente criativa de 2011. Sem perder o aroma israelense, Sabbo & Kuti conquistam o paladar da massa, dentro e fora de suas terras. O mundo agradece suas receitas, repletas de ousadia e emoção. E esta estória não começa com este projeto. Por incrível que pareça, este não passa de um projeto paralelo dos dois produtores. Sabbo, dentre outras participações, faz parte do Soulico Crew. Kuti é na verdade um vulgo para Kutiman (sim, ele mesmo)! Conhecido por suas grandes obras construídas sob o terreno fértil do funk moderno - além de seu álbum  de estréia "Kutiman", de 2007, é dele também o surpreendente projeto "Thru-You" (onde utiliza apenas recortes do Youtube em sua produção). Nesta tacada certeira, a dupla israelita migraram de corpo e alma às terras sagradas do "ritmo de Jah": Jamaica! Lá, em nove meses, gestaram alguns nomes florescentes da cena local, especial e carinhosamente chamada Dancehall!

O híbrido modernismo da música jamaicana, além de carregar protestos em sua própria identidade, sempre é marcado com batidas verdadeiramente pesadas e um quê do Hip-hop americano. O interessante é que Sabbo & Kuti destacam-se pela facilidade de manter a essência intocada, mas sempre enriquecendo-as com novos timbres e tendências. Belas participações que representam bem o que talvez venha a ser a nova música da ilha. A faixa de abertura passa uma sonoridade que não ilustra bem o disco - "Plant It" é um ragga com honestas melodias próximas ao estilo R&B. As demais faixas da primeira metade do disco, permeiam os traços do roots-reggae com flows ardentes dos melhores versadores - algo que lembra o majestoso trabalho de Alborosie. "Till Jah Jah Soil", "Pass Another Light" e "Pose" mostram bem isso. A segunda metade do disco tende aos guetos sonoros do Hip-hop, e/ou Rap, como queiram. "Make It Home" é o melhor retrato deste ambiente crítico. Pra fechar "Me Nah Mad", um Dub potente com beat exótico. Um disco repleto de caminhos e andanças, com escambos precisos entre estrutura e acabamento. Precioso e altamente representativo disco da nova era da música jamaicana... Jamaicana ou israelense?



Dê o play, macaco!
Download Spotify

1. Sabbo & Kuti - Plant It (Feat. Turbulence, Higher Trod And Tedross) (3:43)
2. Sabbo & Kuti - Till Jah Jah Soil (Feat. Humble Lion) (4:15)
3. Sabbo & Kuti - Pass Another Light (Feat. Omri) (3:37)
4. Sabbo & Kuti - Pose (Feat. I-Lu) (3:41)
5. Sabbo & Kuti - Raggamuffin Soldier (Feat. Milton Blake) (3:56)
6. Sabbo & Kuti - Better Days (Feat. Jah Rightful) (4:28)
7. Sabbo & Kuti - Babylon Feel The Pain (Feat. Jah Rightful) (4:51)
8. Sabbo & Kuti - What A Joy (Feat. I-Lu) (3:37)
9. Sabbo & Kuti - Make It Home (Feat. Norris Man) (4:03)
10. Sabbo & Kuti - Order Of The Day (Feat. U T Ras) (3:35)
11. Sabbo & Kuti - Do You Remember (Feat. Jah Rightful) (3:44)
12. Sabbo & Kuti - On My Way (Feat. Soul-J, Bazooka And Nechi Nech) (3:50)
13. Sabbo & Kuti - She Brighty (Feat. Livity) (3:25)
14. Sabbo & Kuti - Let's Get It On (Feat. Turbulence) (3:43)
15. Sabbo & Kuti - It Is The Time (Feat. Jah Rightful) (4:08)
16. Sabbo & Kuti - Me Nah Mad (Feat. I-Bell) (4:41)

salve SmokingMusic e DifusorDeSom

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!