PHIL COHRAN AND THE ARTISTIC HERITAGE: ON THE BEACH (REMASTERED EDITION)

por pitera em
Kelan Phillip Cohran já foi de tudo um pouco nesta vida: multi-instrumentista, inventor, educador, xamã, ativista e pai dedicado. Hoje é mais conhecido por tocar ao lado de seus filhos na consagrada Hypnotic Brass Emsemble flamejante orquestra de sopro de oito bocas. O passado de Cohran, digno de notoriedade, é no entanto muito pouco conhecido. O disco de estréia "On the Beach" foi lançado em tiragens minúsculas na gravadora de Cohran, a Zulu, e provavelmente nunca saiu de Chicago. Consequentemente seus ouvintes são alguns colecionadores e apreciadores do jazz avant-garde e do soul dos 60's e 70's. É certo que muito antes de misturar-se musicalmente com sua cria, Cohran traçou perspectivas sonoras bastante interessantes, diga-se de passagem, muito mais interessantes que as traçadas pela Hypnotic Brass Emsemble. É por isso que sua presença é obrigatória por aqui! Volvemos pois da Chicago dos anos 2000 para a Chicago do fim dos 60, onde tudo começa.

Nem mesmo a mais certeira das cartomantes poderia prever que a relação de Cohran com a música chegaria onde chegara, uma trajetória completamente inusitada. Começou tocando um simples trompete. Depois de anos de experiência, revelou-se tanto um maníaco por música e suas modulações matemáticas quanto um inventor de instrumentos, como o Frankiphone (um tipo de Kalimba). Nesse lapso de tempo há uma grande ignição que conduz para esse salto qualitativo. Daquelas conhecidas e necessárias para qualquer artista: convivência e aprendizado. Cohran foi apresentado à Sun Ra pelo amigo e saxofonista John Gilmore, e em 1959 foi exposto a um nível de dedicação que viria a defini-lo como um músico. Estava, então, mirado o canhão que lançaria Cohran para desbravar o espaço musical. A partir daí sua expansão intelectual seria cotada em anos-luz, sua perspectiva com a música se abriu e ele acabou desenvolvendo com muito mais potencialidade seu lado compositor. É a partir desta premissa que se analisa o seu album de estréia "On The Beach" de 1968, desenvolvido após sua saída da Arkestra, quando ele já trilhava seu próprio caminho com sua Artistic Heritage Emsemble.

Posto aqui a reedição de 2001 pela Aestuarium Records, que conta com mais dois sons não lançados no disco de 1968. Neste disco, Cohran contempla interessantes níveis de equilíbrio estabelecidos entre a carga explosiva do jazz avant-garde e o respeito a padrões matemáticos de rítmo, harmonia e melodia. Os sopros e as percussões, peças chave do album, quando colocados juntos mostram grandiosidade compositiva admirável. Cohran evidentemente tinha pleno domínio do que queria, "On the Beach" passa longe do que foi tocado pelos vanguardistas. Demonstrando sua resistência à toxidade das liberdades expressivas oferecidas pelo free-jazz, o artista na época argumentou: "Eu não sou um astronauta, eu sou um terráqueo. Nós sempre tivemos uma base rítmica muito forte e nós sempre soubemos para onde estávamos indo". Aqui é muito mais acessível uma expansão aguda dos sentidos, das sensibilidades e das percepções. Aproveite e confira!



Dê o play, macaco!
Download (Torrent) | Discogs

1. Phil Cohran and The Artistic Heritage Emsemble - The Minstrel (9:38)
2. Phil Cohran and The Artistic Heritage Emsemble - Unity (8:08)
3. Phil Cohran and The Artistic Heritage Emsemble - On The Beach (17:31)
4. Phil Cohran and The Artistic Heritage Emsemble - Motherhood (4:27)
5. Phil Cohran and The Artistic Heritage Emsemble - New Frankiphone Blues (7:01)
6. Phil Cohran and The Artistic Heritage Emsemble - Unity (Live 1968) (14:19)

0 comentários:

Postar um comentário

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!