V.A.: DAVID RODIGAN'S DUBWISE SHOWER

por Johnny Wazagoo em

Então o Dub! Aquele som massivo, despótico e pesado que provoca duvida em muitos ouvintes. O que se trata? É uma versão beta de alguma música? Um rascunho de um projeto futuro? Uma falha na gravação? Na verdade, pode ser tudo isso ao mesmo tempo dependendo da insanidade criativa de seu produtor. Surgiu nos mais empoeirados estúdios jamaicanos, e nasceu das mãos dos mais curiosos colecionadores de discos. Em meio à defasagem tecnólogica da ilha, começaram então a manipular as faixas com simples efeitos, como tirar frequências agudas aqui ou então adicionar delays ou reverbs acolá. Tudo não passara de diversão, então receberam a poderosa síntese "bateria + baixo", formando nesta a estrutura base para o Dub. Dali para o surgimento dos soundsystems foram poucos passos (passos de dança, evidentemente). Nesta altura a bagunça foi ganhando admiradores e a cena ganhando identidade. A festa, então, ficou completa quando os "dee-jays" (geralmente os donos dos soundsystems), no calor do cenário, começaram a improvisar e rimar sobre as faixas instrumentais ou "adubadas" que, nesta hora, já eram lançadas no lado-B dos EPs! O deleite se deu principalmente com a chegada daqueles que chamo de "titios do hip-hop". Afinal, se James Brown é, para muitos, "o pai do rap", o jamaicano U-Roy, com seus furtivos versos, deverá ser nomeado o tio!

De lá pra cá o que mudou foram os recursos usados, mas sua essência continua a mesma. David Rodigan que o diga! Este homem aprendeu bem com as obras deixadas por Lee Perry, King Tubby e Sylvan Morris. Em seu último trabalho, lançado em 2011, Rodigan dá um banho nas expectativas e apresenta algo digno de respeito. O produtor Rodigan é branco, sexagenário, inglês e responsável a décadas por programas voltados ao Reggae em rádios britânicas. Conhece bem o suficiente pra erguer uma coletânea honesta de Dub, nao é? A gravadora BBE Music pensou a mesma coisa.

O resultado é o "David Rodigan's Dubwise Shower". Pra lavar a alma de nós, apaixonados pelo Dub. De forma limpa e transparente, David Rodigan nos entrega um playlist bem variado! Sentimos que a escolha não se prendeu a nenhuma âncora mais óbvia. Digo isso pois temos, dentre a lista, a presença de novos e antigos pupilos, além de boas faixas de artistas quase ruins, também traz faixas conhecidas e outras por demais misteriosas. Da nova safra, destaco a releitura de Alborosie e Da Grynch. Entre os anciãos, as melhores versões são de Sly & Robbie, Barry Brown, Errol Thompson & The Matador e, sem dúvida, Augustus Pablo. Um disco delirante e de muito bom gosto, com gravações de altíssima qualidade, trazendo precisas peças da história da guinada do Dub rumo ao anônimo estrelato.



Dê o play, macaco!
Download | Discogs | Facebook

1. Keith Hudson - Pick a Dub (2:42)
2. King Tubby - In Fine Style (3:16)
3. Sly & Robbie - Joy Ride Dub (Taxi) (3:41)
4. Alborosie - Dubbing Kingston (2:59)
5. King Tubby feat. Barry Brown - King of Zion Dub (4:09)
6. King Tubby - Mercy Horns (3:24)
7. Sly & Robbie - Poker Face Dub (4:46)
8. Augustus Pablo - Frozen Dub (2:53)
9. King Tubby feat. Johnny Clarke - Babylon Yard Dub (2:36)
10. Errol T. & The Matador - Spider Man Dub (3:37)
11. Da Grynch - Joker Smoker Dub (3:51)
12. King Tubby feat. John Holt & Dillinger - West Dub (2:23)
13. Alborosie - Tribute to the King (3:22)
14. Sylvan Morris & Andy's All Stars - Walk Right In (3:08)
15. King Tubby feat. Johnny Clarke - Roots Natty Congo Dub (3:41)
16. Errol T and the Matador - Third Dub (3:19)
17. Sly & Robbie - Demolition City Dub (5:38)
18. Da Grynch - Pass Da Kouchie instrumental (3:51)
19. King Tubby feat Cornell Campbell - Gorgon Dub (2:24)
20. King Tubby feat. Johnny Clarke - Running Over (2:34)

1 comentários:

  1. Hello,

    I referenced your blog in an aggregator that I just opened. Tell me if you
    agree to be there and if you can put the button of my blog on yours or
    referenced me in your bloglist. You will find all the codes html on the bottom
    right of Blogs&cie.


    http://blogsetcie.blogspot.com/

    thank you, merci

    Kidloco


     

    ResponderExcluir

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!