BRAZILIAN GROOVE BAND: ANATOMY OF GROOVE

por Johnny Wazagoo postado

Nem brasileira, nem totalmente gringa! Nem é samba só, nem tampouco funk integral! A idéia clareou inicialmente na mente do compositor, arranjador e produtor brasileiro Leo Gandelman, que rapidamente juntou os melhores músicos para tal experimento. Convidou alguns de seus mais conceituados comparsas Reuben Wilson, Juliano Zanoni e Charlie Hunter para uma jam session. Na verdade, Gandelman e seu hábil saxofone sabiam do florescente entusiasmo destes músicos e sua relação com a malemolência da música brasileira. Iriam en tão aprofundar tal vínculo e aproximar maliciosamente o funk, aquele de personalidade setentista, com o acervo rítmico de nossa cozinha brasileira. Mesmo com a bagagem perfeita, a banda precisava entender a fundo a proposta. Nesta hora, com apoio vigoroso do co-produtor Juliano Zanoni, estudaram com cuidado a "anatomia do groove", brasileiro no caso! Não dizem que o aluno faz a faculdade, aqui não foi diferente. Bons alunos, ótimas médias!

O disco "Anatomy Of Groove", é a prova desta bem-sucedida permuta sonora interamericana! De Brooklyn para o mundo, o disco fora lançado em 2009 pela Far Out Records e, acredite, gravado uma década antes, no inverno de 1999. Entretanto, o resultado não está nem lá nem cá, eu diria. A inspiração parece pairar numa poderosa poeira astral que data nos anos 70, que vieste como um reverb energético atemporal. Timbres, batidas, repiques e groove, propriamente dito, que resgatam a musicalidade da década que provavelmente mais deixou saudade aos fãs da boa música! Aquele tom descontraído que apenas uma verdadeira jam pode temperar. Assim foi sugerido, assim foi realizado. "Nós escrevemos todas as partes, mas ao mesmo tempo, deixamos muito espaço para a improvisação dos músicos. A coisa agradável sobre uma Jam Band é que o maior compromisso é se divertir com a música. Com a BGB havia muita liberdade e, assim, muito groove", exalta Léo Gandelman.

A faixa de abertura, "Safari", é um afro-beat disfarçado que é, incrivelmente, apertada e espaçosa ao mesmo tempo. Algumas faixas revelam sua feição próxima ao samba com maior facilidade, é o caso de "Pau Grande" e "Pirulito". Outras são deveras funkeada como a "Groove In The Head" e a versão inspiradíssima do clássico de João Donato, "Bananeira". Pra fechar, "Hip Baião" coloca à mesa as cartas que defendem a tese que nem só de samba se faz o Brasil, trazendo uma caída impressionante e curiosamente dançante. Petardo de alto calibre e, talvez, inofensivo - se assim o quiser. Saliente, alforriado e magnífico, é assim que a música da BGB atingirá seus tímpanos brutal e agradavelmente!

"Decidimos iniciar as sessões no final da noite para ter um pouco de silêncio pré-gravações. Deixávamos o estúdio às quatro da manhã durante o inverno de Nova Iorque! Foi uma aventura. Mas o som, com textura de garagem, reflete bem esta atmosfera!" ~Leo Gandelman, detalhista desde a primeira tacada.



Dê o play, macaco!
Download | Youtube | Discogs | Bandcamp

1. Brazilian Groove Band - Safari (4:38)
2. Brazilian Groove Band - Pirulito (4:52)
3. Brazilian Groove Band - Charlie 1 (6:21)
4. Brazilian Groove Band - Pau Grande (6:02)
5. Brazilian Groove Band - April 7th (4:10)
6. Brazilian Groove Band - Dance (5:30)
7. Brazilian Groove Band - Prince Samba (5:10)
8. Brazilian Groove Band - Groove In The Head (5:23)
9. Brazilian Groove Band - Bananeira (4:53)
10. Brazilian Groove Band - Hip Baião (6:11)

~integrantes:
Leo Gandelman – Saxophones, Flutes and Keys
Juliano Zanoni – Drums and Percussion
Charlie Hunter – Guitar and Bass

~participações:
Eric Kresno – Guitar
Don Harris – Trumpet and Flugel
Ozi – Trombone
Café – Percussion
André Vasconcellos – Bass
Pedro Gomes – Guitar
David Feldman – Femder Rhodes and Keys
Sergio Brandão – bass
Gene Perez – Bass
Mitch Stein – Guitar
Guilherme Monteiro – Guitar
Toni Mola – Percussion
David Vieira – Percussion

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!