BETTY DAVIS: BETTY DAVIS (2007 REMASTERED EDITION)

por Johnny Wazagoo postado

O Engenheiro Primata ressalta que aqui na Oficina, gênero, tese ou lenda jamais tenha unanimidade. Que assim seja! A pedida é Rock'n'roll, então vamos atender a demanda. "Betty Davis", já ouviu falar? Ou melhor, já a ouviu berrar? Então prepare-se, arrume lugar entre os "top A++" de sua lista! É difícil imaginar o surgimento de grandes nomes como Red Hot Chilli Peppers, Rage Against The Machine, Jamiroquai ou até Artic Monkeys sem notar a clara referência em Betty Davis. Ela foi casada com o lendário Miles Davis (daí o sobrenome). E, como muitos se enganam, ela foi talvez mais importante pra Miles do que o contrário, que Miles para Betty. Foi ela quem apresentou Jimi Hendrix e Sly Stone para Miles, o deixando de neurônios arrepiados na primeira fase de sua carreira. Betty, detentora de um timbre totalmente imerso no "figurino rock'n'roll", teve no funk o principal alicerce para sua obra. A relação dela com o rock, propriamente dito, fora mencionado posteriormente apenas. Naquela hora, Betty representava diretamente o funk rasgado, de groove altamente convincente e marcante!

O disco de '73, que carrega a frente seu nome simplesmente, "Betty Davis" deve estar entre os melhores discos de todos os tempos, de todas as categorias, de todas as pessoas! Não exagero quando digo. Muita coisa que veio depois tentou imitar ou, ao menos, resgatar a autenticidade da "primeira-dama de Miles", com aquele feeling nervoso e pegada gritante deste disco. Betty canta berrando, ou berra cantando, como ninguém. A banda que a segue também merece créditos. A toada rítmica é simples, porém forte o suficiente para calçar o peso da voz de Betty. Guitarras de groove intenso, mas não tão complexas, fixam a melodia enquanto os demais músicos surpreendem quebrando qualquer previsibilidade. Entrando de novo no terreno da semântica entre gêneros musicais, arrisco dizer que Betty Davis construiu sua morada no "funk'n'roll" - juntanto funk, soul e rock no caldeirão psicodélico e progressivo de seu tempo.

Betty Davis, e sua trupe, pega carona na onda do funk do Headhunters, Mandrill, Parliament e, por que não, James Brown & The JB's. Porém sem requintes de elementos de sopro, vai fundo na singela combinação: baixo, batéra, guitarra e vocal, claro. Do lado do rock - da distorção volátil e dos gritos eufóricos -, segue a linha de alguns parceiros como o próprio Jimi Hendrix, Tina Turner e Eddie Hazel. Nesta versão deluxe do disco, lançada em 2007, além de ter sido minuciosamente remasterizada, temos também o prazer de apreciar três bônus tracks de altíssimo valor. Sem dúvida, um disco pra arrancar seu chapéu! Destaque apenas para as faixas entre a primeira e a última! Faça como Miles Davis, não seja idiota, experimente também! Repletamente... deliciosamente, formidável!



Dê o play, macaco!
Download | Discogs

1. Betty Davis - If I'm In Luck I Might Get Picked Up (5:00)
2. Betty Davis - Walkin Up The Road (2:54)
3. Betty Davis - Anti Love Song (4:32)
4. Betty Davis - Your Man My Man (3:35)
5. Betty Davis - Ooh Yea (3:09)
6. Betty Davis - Steppin In Her I. Miller Shoes (3:14)
7. Betty Davis - Game Is My Middle Name (5:23)
8. Betty Davis - In The Meantime (2:46)
9. Betty Davis - Come Take Me (3:56)
10. Betty Davis - You Won't See Me In The Morning (3:49)
11. Betty Davis - I Will Take That Ride (4:43)

Betty Davis - Lead and Backing Vocals
Larry Graham, Doug Rauch - Bass
Gregg Errico, Willie Sparks - Drums
Neal Schon, Doug Rodrigues - Guitar

~participações:
Pete Sears - Piano
Richard Kermode - Piano, Clavinet
Merl Saunders - Electric Piano, Clavinet
Hershall Kennedy - Organ, Clavinet, Backing Vocals
Victor Pantoja - Congas
Mic Gillette - Trombone
Greg Adams - Trumpet
Skip Mesquite - Saxophone
Jules Broussard - Baritone Saxophone

9 comentários:

  1. Aos companheiros de blogs de música, agradeço a essa rede de blogs para alimentar meus ouvidos de coisas boas. A alguns meses o meu blog mudou de endereço: http://difusordesom.blogspot.com veja e ajude adicionando em sua lista de links. Valeu !!

    ResponderExcluir
  2. Onde encontrar mais cds dela pra baixar? Bom de mais da conta o som dessa negona!

    ResponderExcluir
  3. Olá.

    Será que dá para disponibilizar o link novamente?

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!