VIN GORDON: GORDON IN DE GARDEN

por Johnny Wazagoo em

C

omo a leva está voltada para obras de artistas polipulmonares e suas cornetas, vou manter a corrente forte! Tudo começou na infância, na escola, na melhor escola, a lendária Alpha Boys School. E quantos frutos esta escola não trouxe? Todos os melhores "sopradores de instrumento" jamaicanos saíram de lá. De Johnny Dizzie a Don Drumond, esta escola carrega o ego de maior formadora de talentos estelares. Vin Gordon, moleque de Kingston, cresceu cercado de adversidades e incertezas. Quando tocou no metal do trombone pela primeira vez toda angústia fora sanada e a criatividade aguçada! Hoje, o senhor Gordon está orgulhoso com a obra que deixou. Incontáveis colaborações de imensuráveis valores fizeram sua carreira. Embora às vezes esquecido, como é o caso com a maioria dos instrumentistas, chega ser óbvio que seu trombone acrescentou um sabor especial para as gravações de artistas de renome, como Bob Marley & Wailers, Augustus Pablo, Max Romeo, Abyssinians e Black Uhuru, além de quase ser dono por uso capeão de todos os estúdios jamaicanos. E nem vamos entrar no mérito de sua passagem pelo Skatalites. Com o apelido carinhoso de "Don Drumond Junior", poderíamos findar esta resenha por aqui. É sem sombra de dúvida o maior trombonista de toda cena Reggae de todos os tempos!

O currículo deste trombonista é de gastar a caneta. Em 2008, aos 48 anos, o prolífico Vin Gordon lançou o disco que reavivou a alma da música instrumental jamaicana focada em um único metal. "In De Garden" suspira sobre um feeling cruel - no melhor sentido da crueldade, se possível. Trato fino com o Reggae, traço liso com o Dub. Dizem os mais exagerados que Vin Gordon arrebatou cientistas dos laboratórios, também conhecidos como estúdios, incrédulos com o fato de esse ser possuir apenas dois pulmões! Ouvindo sua obra compreendemos tal fato inverossímil. Lee Perry que o diga, sua atenção fora totalmente invadida pelo talento de Gordon. Não por menos, Perry que sempre foi produtor insaciável, produziu em '75 o disco "Musical Bones". Nesta hora sentiram a intimidade lasciva entre a combinação de trombone mais elementos de Dub. Quem já ouviu o mais simples delay num instrumento de sopro qualquer sabe do que falo! O fôlego é transformado em magia ali, assim, sem nada mais!

Magias ou bravias foram muito bem expostas neste petardo de peso inestimável! Dançante, recatado, apoderado e descontraído. Faixas contendo o mais puro néctar de Jah: delays nas alturas, solos inspirados, groove moderno, produção engenhosa. Ouça sem pressa o disco por completo e atente-se para "Addis a Rasta", "Stepping In" e "Double Take", além de "Africa Thing" que traz uma honrosa releitura de uma faixa da furiosa badan Osibisa (detentora também de futuro artigo). Massagem aos ouvidos raxixados, aragem aos cérebros lesados! No jardim das boas criações mora Vin Gordon, em seu castelo construído com paredes feitas apenas com discos em que seu trombone palpitou! Tenha uma boa experiência neste jardim onde a música aflora! Sinta-se em casa, dude!



Dê o play, macaco!
Download | Discogs

1. Vin Gordon - Addis A Rasta (5:18)
2. Vin Gordon - African Thing (4:23)
3. Vin Gordon - Stepping In (4:16)
4. Vin Gordon - Stepping In Dub (4:13)
5. Vin Gordon - See You (3:32)
6. Vin Gordon - Race Track (5:07)
7. Vin Gordon - Jones Town Special (3:11)
8. Vin Gordon - Double Take (4:45)
9. Vin Gordon - Double Take Dub (5:08)
10. Vin Gordon - Heavy Skank (4:17)
11. Vin Gordon - Melodies In The Hill (4:07)
12. Vin Gordon - Melodies In The Hill Dub (4:06)
13. Vin Gordon - Stone Valley Dub (4:08)

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!