HYPNOTIC BRASS ENSEMBLE: THE HERITAGE EP

por Johnny Wazagoo postado

Rápido como um suspiro de beija-flor, suculento como o beijo à uma flor! A ninhada de Phil Cohran, conhecida hoje como Hypnotic Brass Ensemble, mostra seu requinte e convence toda a crítica num sopro. Com total apreço e empenho do pai Phil Cohran, os oito irmãos absorveram muito bem rotina da casa. A paixão pela música era mantida como primeira tarefa diária, quando Phil acordava a mulecada pra estudar seus instrumentos antes mesmo de irem pra aula. A família era praticamente uma big-band de quintal. Mesmo com pitacos das irmãs e da mãe, que eram cantoras, o principal workshop fora ministrado sob a batuta do pai, o extraordinário trompetista Phil Cohran (membro-fundador do coletivo afrodelico Sun-Ra Arkestra - merecedor de um artigo exclusivo em nossa Oficina). Alimentados com o espírito avant-garde do pai, os meninos de Chicago, começaram a organizar sua brass-band. A musicalidade ordenhada por eles msotra a raízes no Jazz e a sensibilidade no Hip-hop!

O nome da banda sugiu numa ocasião inusitada. Estavam tocando numa plataforma de trem quando um sujeito, após perder um trem atrás do outro, justificou: 'Vocês me hipnotizaram'! Nesta hora, a Hypnotic Brass Ensemble fora concebida, provando o poder de sua própria musicalidade! Deste momento até os dias de hoje a banda evoluiu sem largar a fórmula ideal: improviso do jazz exponenciado por beats proderosos do hip-hop. Mesmo sem o amparo das letras, conseguem associar firmemente os gritos da música negra moderna às harmonias instrumentais. Metais sobrepostos e altamente introsados dão as ordens melódicas por aqui. Nesta frenesi da troca entre o hip-hop e o jazz, a HBE construiu sua sólida carreira - são oito discos mais EPs e participações, como no "Plastic Beach" um dos últimos trabalhos do Gorillaz.

Neste "The Heritage EP", lançado em 2009, a Hypnotic Brass Ensemble resolve evidenciar e homenagear suas referências. Releituras concretas e iluminadas, feitas sem uma única palavra, de grandes clássicos que marcaram a história dos irmãos Cohran. Na ordem, Jay-Z, Art of Noise, Outkast, MF Doom e Fela Kuti são relembrados e o resultado pode ser indicado como mais surpreendente que as próprias versões originais. Groove de alto escalão e com as costas quente! Assim as trombetas o fão dançar o mais lascivo e espontâneo break! Performático, robusto, fértil e garboso! Disco com "apenas" 22 minutos da requintada virtuose em que a banda se sustenta, reunindo com galhardia fôlego, talento e criatividade! Abram o olho para essa banda e os ouvidos para sua música!



Dê o play, macaco!
Download | Discogs | Facebook

1. Hypnotic Brass Ensemble - Prelude (2:06)
2. Hypnotic Brass Ensemble - Moments (4:28)
3. Hypnotic Brass Ensemble - Spottie (4:10)
4. Hypnotic Brass Ensemble - Rainbows (4:58)
5. Hypnotic Brass Ensemble - Water (5:33)

~integrantes:
Gabriel Hubert - trumpet
Jafar Baji Graves - trumpet
Amal Baji Hubert - trumpet
Tarik Graves - trumpet
Saiph Graves - trombone
Seba Graves - trombone
Uttama Hubert - baritone
Tycho Cohran - sousaphone

5 comentários:

  1. A primeira música do cd esta corrompida. mas valeu ai, o som é doido.

    ResponderExcluir
  2. pooooha man, grato demais pelo salve! LINK CORRIGIDO
     

    ResponderExcluir
  3. SENSACIONAL.. faz um tempinho q to escutando o som deles e queria mto q chegassem pelo brasil viu

    ResponderExcluir
  4. alias, war pra mim eh uma das melhores musicas deles.

    ResponderExcluir
  5. O melhor é que o link ainda funciona!!! Thanks!

    ResponderExcluir

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!