PLANTA & RAÍZ: PLANTA ADUBADA

por Johnny Wazagoo postado

Finalmente! Mais que tarde chega ao mercado o primeiro disco tupiniquim voltado totalmente ao presado Dub. Com orgulho sádico seguimos apresentando os melhores discos do ano mais que passado (veja outras indicações de 2011). A presença do Dub já vinha sendo flagrada em produções nacionais, mas apenas com passagens ou reflexos referenciais. Desta vez, a banda paulista Planta & Raíz resolveu investir de fato na releitura adubada de parte de seu repertório. A obra da banda reflete sem esforço o lado quase-pop do reggae brasileiro, deixando sua fama, digamos, mais pra planta que pra raíz. Agora, sob a peleja do Dub, a banda pôde descer o caule e chegar propriamente nas raízes do universo Reggae. Back ot roots, people!

Para tal feito, contaram com a batuta ideal de Buguinha Dub - grande produtor que ganhou respeito ao lado da Nação Zumbi. Buguinha é facilmente citado como um dos mais indicados a coordenar uma releitura deste porte - o produtor BiD seria o outro candidato evidente. O resultado trouxe uma cota extra de experimentalismo jamaicano. Além dos riddims originais do acervo do Planta & Raíz, Buguinha com todo mérito adjetivou com elementos especiais e pôde redescobrir o poderio da banda. Intervenções de triângulo, apito, afoxé, agogô, congas e afins foram utilizados enriquecendo a sonoridade e fornecendo recursos para o remake Dub. Além destes destaques percussivos, o naipe de metais sobressai aliado aos precisos delays e reverbs. O peso segue no colo da simbiose de alto desempenho entre bateria e baixo.  

"Aquele Lugar" nos remete a herança musical nordestina, trazida em algumas passagens pelo triangulo e sua toada dançante. "O Que Você Disse" e "Qual É A Cara Do Ladrão" as chamadas do vocal de Zeider ecoam forte com mensagens positivas e interessantes. Prato cheio aos amantes da boa música e suas derivadas, da produção musical e, por tabela, do legado valioso que o Dub oferece como inspiração! Que tal projeto seja o abre-alas de um série de releituras dub para bandas brazucas!



Dê o play, macaco!
Download | Discogs | Facebook

1. Planta E Raiz - Eu Também Faço Meu Jogo (Dub) (4:37)
2. Planta E Raiz - Com Certeza (Dub) (4:59)
3. Planta E Raiz - Pra Poucos (Dub) (3:36)
4. Planta E Raiz - Aquele Lugar (Dub) (6:22)
5. Planta E Raiz - Qual É A Cara Do Ladrão (Dub) (4:16)
6. Planta E Raiz - De Agora Em Diante (Dub) (3:28)
7. Planta E Raiz - Se Liga Natty Dread (Dub) (3:22)
8. Planta E Raiz - O Que Você Disse (Dub) (5:57)
9. Planta E Raiz - O Ragga (Dub) (4:57)
10. Planta E Raiz - Segue A Vida (Dub) (3:39)

6 comentários:

  1. bom de mais ja cliquei e ja ta baixando.. vlw oficina

    ResponderExcluir
  2. A banda é muito pop. O dub deles soou muito artificial, com ressalva para a música " Se liga natty dread".

    ResponderExcluir
  3. oo mermaozim, valeu pelo comentario! eu já até acho q resgatou algo perdido da banda: a essencia do reggae! Demorô, blessings

    ResponderExcluir
  4. A banda já teve dias melhores, o auge foi Este é o Remédio. Dali pra cá falta criatividade e atitude nas letras. 

    ResponderExcluir
  5. Discordo do amigo aí de cima. Confesso que ao ler sua crítica fiquei com um pé atrás, mas o som ficou massa.

    ResponderExcluir
  6. Concordo que esse disco resgatou a essência do reggae que tava sumida, Buguinha fez um ótimo trabalho.

    ResponderExcluir

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!