BID: BAMBAS DOIS

por Johnny Wazagoo em

O tão falado ano de 2012 chegou, suas profecias serão postas à prova pelo tempo. Sem dar tempo ao esquecimento, continuamos nossa missão deste mês de ilustrar a bela herança deixada pelo ano que se foi. Inconteste, 2011 rendeu bons frutos. E a fruta da estação que degustaremos hoje fora colhida pelas mãos do audacioso produtor e músico paulista Eduardo Bidlovski - o BiD. Em seu primeiro projeto, chamado "Bambas & Biritas" (2005), o samba era o protagonista. Estatisticamente falando, é saliente a indireta relação entre samba e uma boa cervejinha, daí o nome. Desta vez então, com o reggae no pódio, nenhum outro nome veio a mente senão "Bambas Dois" (2011). Afinal, não podemos negar a factóide relação entre Reggae e o fato de "dar um dois". Analogias, equipendências e comédias à parte, BiD com suas inovações chegaram a um patamar entusiasmante, tanto pra ele quanto pra nós ouvintes!

Pelas mãos de Bid grandes obram foram concebidas, como o disco de estréia de Chico Science. Nesta guinada às ilhas jamaicanas, o produtor teve a manha de escalar grandes peças para tal empenho. Participam do disco respeitáveis artistas tanto da cena jamaicana, como U-Roy, Kymani Marley, The Heptones, Luciano, Ernest Ranglin e Jah Marcus, quanto apreciadores afro-brasileiros da cultura negra, como Luis Melodia, Anelis Assumpção, Dominguinhos, Karina Buhr, Siba e Chico César. A verdade é que BiD carrega o dom pra orquestrar obras desta dimensão - não foi diferente em seu primeiro trabalho-solo quando dirigiu gente como Seu Jorge, Elza Soares, Marku Ribas, Black Alien e Rappin Hood.

A equação é calculada com as mais variadas variáveis da música brasileira - principalmente daquelas vindas de terras nordestinas. Nada melhor pra descrever tal permuta como a próprio encarte, que diz: "Baião com Reggae, Maracatu com Dancehall, Arrasta-pé com Ska"! Grandiosa estrada musical percorrida por Bid (e seu parceiro Gustah, do Echo Sound System), repleta de picos e curvas sempre exclusivas e emocionantes! Destaque para as faixas com participação de peso dos mestres Chico "Mama África" César e Luis "Samba Dread Man" Melodia. Também aquela que traz a dupla dinâmica entre Kymani Marley e Dominguinhos, chamada orgulhosamente "Brasil". Além das belíssimas tracks "We Put The 'm' Inna Music", com Tony Rebel + Siba, e o baião-roots de "Children Of The Future", com o insaciável U-Roy! Um disco que depedra quaisquer indicações óbvias com inusitada precisão. Classe alta da intenção à produção, da escalação à vibração! Um brinde a música brasileira e sua possibilidades, um brinde ao BiD!

Meia década depois [do seu primeiro disco] é hora do produtor reafirmar suas parcerias, apresentando a segunda edição de seu bem recepcionado projeto. Surgindo com um número ainda maior de colaboradores e firmando de vez sua música nas emanações sonoras vindas de além mar, Bidlovski apresenta Bambas Dois. Um trabalho ainda mais caloroso e suingado que seu antecessor, projeto que não apenas reforça os laços da música brasileira com a cultura jamaicana, como praticamente anexa a ilha ao território tupiniquim. ~por Cleber Facchi, no Miojo Indie



Dê o play, macaco!
Download | Discogs | Facebook

1. Bambas Dois - Music For All feat. The Heptones (4:08)
2. Bambas Dois - Little Johnny feat. Chico Cesar + Jah Marcus (4:55)
3. Bambas Dois - Happiness Is All In Your Hands feat. Queen Ifrica (4:53)
4. Bambas Dois - Brasil (Little Sunday) feat. Kymani Marley + Dominguinhos (4:55)
5. Bambas Dois - We Put The 'm' Inna Music feat. Tony Rebel + Siba (4:09)
6. Bambas Dois - Children Of The Future feat. U-Roy (3:40)
7. Bambas Dois - Chiquinha Hey feat. Luiz Melodia + Anelis Assumpção (4:33)
8. Bambas Dois - Leha Dodi (Sheeba) feat. Oku Onuora + Karina Buhr (4:07)
9. Bambas Dois - Something feat. Luciano + Ernest Ranglin (3:02)
10. Bambas Dois - World Cry (Al Fayah Mix) feat. Karina Buhr + Jesse Royal (4:54)
11. Bambas Dois - Only Jah Love (Raggatu) feat. Sizzla + Bi Ribeiro (4:13)
12. Bambas Dois - Forever You Are feat. Queen Ifrica + Joey Altruda (4:52)
13. Bambas Dois - Nyahbingui Medley (Bonus Track) (10:41)
14. Bambas Dois - Something Is Wrong (Bonus Track) (4:09)

salve Natura Musical e SoulCity "Produssas"

4 comentários:

  1. desencana jah achei.. pensei que fosse soh o stream

    ResponderExcluir
  2. êaa meu amigo, conheci o site tem pouco tempo, mas posso te dizer que adorei te conhecido... muito bom, achei muita coisa interessante! mas queria pedi um cd! se vc pude coloca o novo cd da banda sublime, que agora com o novo vocalista ta sendo chamada como sublime with rome! com toda certeza vc conhece essa banda e sabe da historia! e com toda certeza seria muito bom vc post esse cd aqui! aquele abraço pra vc, se vc adicionar esse cd sou muito agradecido!

    ResponderExcluir
  3. Excelente álbum! É impressionante como o produtor consegue mesclar com perfeição a música jamaicana e os ritmos nordestinos! A obhra pode ser melhor apreciada junto com um dois,, como já sugere o título! Parabéns por mais esse post!

    ResponderExcluir

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!