DUSKO GOYKOVICH: SAMBA DO MAR

por Johnny Wazagoo em

N

em só de pedras se enfeita um patuá. O macaco-xamã também gosta de plumas e flores! Nossas cores tupiniquins são apreciadas fielmente e sua influência, há décadas, é fonte de inspiração de muitos bons pincéis estrangeiros. Desta vez, o pintor é o bósnio Dusko Goykovich. E seu pincel não é feito de crina nem palha. Se expressa através de seu trompete mágico, feito com nobre metal. Destreza é ingrediente básico nesse ramo, mas aqui tal preceito é alcançado e repentinamente extrapolado. Nossas paisagens estão entre as mais inspiradoras por todos quatro cantos do globo. A releitura não entoa uma palavra, mas em seu mote revela-se claramente a paixão pela música brasileira. A musica brasileira, iluminada principalmente pelo feixe da própria alma, revestida por airosos solos jazzísticos! Haja pulmão!

Laureado veementemente por seus preciosos fraseados melódicos e baladas de tranquila perfeição, Dusko é um dos mais límpidos espelhos da história do Jazz. Relacionado com apreço e máximo respeito por parceiros de palco como Chet Baker e Stan Getz, Dizzy Gillespie e Sonny Rollins - dentre inúmeros outros. Dusko é mesmo formidável. Em seu singelo álbum de 2003, "Samba do Mar", Dusko Goykovich mostra uma abordagem fresca e espumante da música brasileira. Amparado por uma banda grave, o trompete eleva seu tom estridente e macio como marca registrada! Canções de composição própria atingem altos índices de leveza e aromas, absorva atentamente "Love And Deception" e verás! Já as pepitas brazucas são lapidadas de forma comovente. "Bachianas Brasileiras No.5" e "Chega de Saudade" confiam o teor muito mais rico e saboroso do que em outras cozinhas! Jazz com Samba: agrado igual não há! Degustemos então, macacos!


Dê o play, macaco!
"[2003] Samba Do Mar"

1. Dusko Goykovich - Samba do mar (6:42)
2. Dusko Goykovich - Jim's Ballad (5:44)
3. Dusko Goykovich - Chega de Saudade (No More Blues) (6:09)
4. Dusko Goykovich - Insensatez (How Insensitive) (8:06)
5. Dusko Goykovich - Bachianas Brasileiras No.5 (6:05)
6. Dusko Goykovich - The Fish (3:52)
7. Dusko Goykovich - Quo Vadis (6:41)
8. Dusko Goykovich - Love and Deception (5:10)
9. Dusko Goykovich - Dança Comigo (5:37)
10. Dusko Goykovich - Sunset (6:42)

~integrantes:
Trumpet – Dusko Goykovich
Bass – Martin Gjakonovski
Drums – Jarrod Cagwin
Guitar – Ferenc Snétberger
Mastered By Adrian Von Ripka
Recorded By Johannes Wohlleben

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!