COLETIVO IBORUNA

por Vinicius Oliveira em

N

esse post, tenho o prazer de apresentar um trabalho considerado anônimo e revelador: trata-se do Coletivo Iboruna, de São José do Rio Preto, interior de SP. Idealizado por Jeison Cardozo e contando com a participação de excelentes músicos, o coletivo se propõe a experimentar a síntese da música africana: com jazz, samba, soul, funk, afrobeat e elementos da música eletrônica. A levada do som, que carrega também a malemolência brazuca, nos remete ao som de bandas como Funk Como Le Gusta, Orgone, Funkessencia, The Apples, Bangalafumenga ou The Daktarians.

O trabalho do grupo é mostrar que, apesar das distancias geográficas e sociais, estamos conectados ao universo africano, através da arte, da dança, da música. O projeto existe desde 2007 e o termo "Iboruna" faz referência ao nome dado pelos índios à região onde, hoje, está localizada a cidade de São José do Rio Preto. Em 2008, o coletivo foi vencedor do Prêmio “Nelson Seixas” de incentivo à cultura, que lhe valeu a confecção do primeiro CD. Contendo oito canções instrumentais com um balanço contagiante, esse é um daqueles sons que não saem da cabeça! Graças ao alto desempenho individual dos músicos envolvidos e a medida certa na mistura dos diferentes estilos, o coletivo conseguiu produzir som que vem agradando muitos ouvidos céticos.

Ao ouvir o disco, do início ao fim, temos a certeza de que o grupo cumpriu sua meta e apresentou a sociedade uma sonoridade única e que dialoga com outras diversas manifestações de origem negra. Visto que todos músicos estão envolvidos em projetos paralelos, as raras apresentações tornam-se inesquecíveis! Força e coletividade sempre meus irmãos!


Dê o play, macaco!
"[2010] Coletivo Iboruna"

1. Coletivo Iboruna - Grooveria (3:34)
2. Coletivo Iboruna - Nº 2872 (5:01)
3. Coletivo Iboruna - Bezerra (5:07)
4. Coletivo Iboruna - Capivara (0:23)
5. Coletivo Iboruna - Funkera (6:01)
6. Coletivo Iboruna - Lembra Dela (3:51)
7. Coletivo Iboruna - Livre Pra Voar (3:09)
8. Coletivo Iboruna - Zumbi Brasileiro (8:45)

~integrantes:
Jeison Cardozo no contrabaixo;
Alex Duarte na guitarra;
Vinicius Rocha na percussão;
Júlio Tavares na bateria;
Alberto Sabella e Esdras Nunes nos teclados;
Maurício Zacarias no trombone;
Thiago Branca no sax;
Wilsinho no trompete;
DJ Bocka nos samplers e turntables;
Saulo Schneck na flauta e violino.

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!