NOSTALGIA 77: THE SLEEPWALKING SOCIETY

por pitera em

S

e duas cabeças pensam melhor que uma, ter um bocado delas em plena atividade, já é indubitavelmente um excelente começo para se realizar qualquer tarefa que envolva desenvolvimento e expressão de idéias. Acontece que o coletivo Nostalgia 77, neste quesito não só começa bem, como também gaba-se de prosperidade certeira. Sob a chefia do cérebro engenhoso e atarefado do produtor Benedict Lamdin (seu projeto de afrobeat você encontra também aqui) o projeto segue firme na exploração das fronteiras entre o folk, o blues, o jazz, o rap e o funk, mantendo as sinapses do mesmo e, também a de seus ouvintes, funcionando em período integral. O projeto carrega em sua bagagem, uma infinidade de inspiradoras texturas e timbres: as composições tanto podem desembocar em samples, quanto contar com instrumentação orgânica, com direito à participações sempre surpreendentes de músicos do calibre dos londrinos Keith e Julie Tippett. "The Sleepwalking Society", o quarto álbum do Nostalgia 77, se enquadra na última categoria e lança a até então desconhecida cantora alemã Josa Peit numa posição central.

Como todo manda-chuva, Lamdin demarca seu talento nos vários processos da produção, e em "The Sleepwalking Society", vemos como ele segue evoluindo na dinamização dos processos criativos com os de direção. Neste registro em particular, ele atinge uma dinâmica balanceadíssima. A chave encontrada para que o album pudesse exalar coesão e estrutura foi a opção do produtor por trabalhar com apenas uma vocalista. Está aí a chave que faz a obra ser espetacular. É justamente na relação de Josa Peit com Benedict Lamdin que encontra-se a alma do registro. Manejando sua musa como um diretor de cinema maneja sua atriz, o produtor consegue extrair possivelmente tudo o que poderia extrair de Peit. "The Sleepwalking Society" permite por natureza a fluidez da narrativa, e assim somos escoltados pelas belas vocalizações da cantora - que enlaça nas letras temas como amor, perda, paternidade e confiança - durante quase todos os momentos do disco.

Ben Lamdin merece mesmo elogios sem poupar a saliva. Entretanto é indiscutível que a solidez do projeto Nostalgia 77 só toma forma quando a patota se reúne e as cabeças pensam em um objetivo como um todo. Tendo trabalhado com uma lista imensa de artistas como produtor, (Alice Russell, Quantic, Jeb Loy Nichols, DJ Format, Keith & Julie Tippett, Mari Boini, Natural Self, Barth, Prince Fatty, The Golden Age Of Steam e o The Twelves Trio) é compreensível como seu apuro e sua destreza atingiram estes níveis impressionantes. Também devemos muito do que somos aos outros.



Dê o play, macaco!
"[2011] The Sleepwalking Society"

1. Nostalgia 77 feat. Josa Peit - Sleepwalker (3:47)
2. Nostalgia 77 feat. Josa Peit - Beautiful Lie (4:05)
3. Nostalgia 77 feat. Josa Peit - Simmerdown (LP) (3:27)
4. Nostalgia 77 feat. Josa Peit - Golden Morning (2:12)
5. Nostalgia 77 feat. Josa Peit - When Love Is Strange (3:04)
6. Nostalgia 77 feat. Josa Peit - Blue Shadow (3:40)
7. Nostalgia 77 feat. Josa Peit - Mockingbird (4:57)
8. Nostalgia 77 feat. Josa Peit - Cherry (4:07)
9. Nostalgia 77 feat. Josa Peit - Hush (8:46)

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!