HARRISON 'PROFESSOR' STAFFORD: MADNESS

por Johnny Wazagoo em

E

ntão é Natal. Se não é banal se faz comercial. Sem prever ganho, com barganho ideal, presenteamos o bom gosto musical. O mote para tal é o reggae genial, que aqui é resgatado e muito bem ilustrado. Um homem, conhecido por seus feitos, chegou perto do cerne do ecossistema da música e cultura jamaicana. Mesmo distante há décadas desta fonte de inspiração, Harrison Stafford esteve na ilha jamaicana e por lá aprendeu muito bem a lição. Sob o pseudônimo de Professor selecionou os melhores alunos da escola do Reggae. Alunos cuja experiência supera a do próprio professor. É nesta hora que o ideal vanguardista assume a frente do projeto mais bem visto da atualidade. Nova ideologia sobre uma velha filosofia!

Harison é claramente o tutor irreparável que comanda e ministra a produção em geral. Não por acaso, obteve aval e apoio da peças importantes da cena. O disco é um diamante impar lapidado na Jamaica, no famoso Harry J. Studio. Leroy 'Horsemouth' Wallace, figura que participara juntamente com Harrison no célebre projeto Rockamovya, novamente segura firme as suas baquetas mágicas. Os demais personagens da banda são crias da velha e da nova safra: o baixista Earl "Flabba Holt" Carter, o organista Lloyd "Obeah" Denton e o guitarrista Dalton Browne. Além destes, nosso Professor escalou para o jogo as principais estrelas da cena jamaicana de todos os tempos: U Roy, Bernard Collins, Winston McAnuff, Roydel "Ashanti" Johnson, Steve Tulloch, George Henry e Melvin Trusty. O time é poderoso e o grito da torcida vai longe. Mensagens sugestivas e inteligentes recrutaram cada vez mais e mais guerreiros em todo o mundo. Canções com alto índice de precisão se tornam fortes marchas contra um sistema que simplesmente não está funcionando. Com a luz no túnel, Harrison se firma para muitos com o principal porta-estandarte do futuro do Reggae.

O disco "Madness", lançado a pouco, traz todos os elementos básicos para uma obra de respeito. Como estamos falando dos músicos mais virtuosos do catálogo, a brincadeira não fora satisfeita com o básico. Além das versões originais o disco apresenta a releitura sob o misterioso osciloscópio do Dub. O que podemos constatar nesta obra é a eminente habilidade de trazer o "extra" pra frente do "ordinário". Extraordinária concepção para tudo que sonda o Roots-Reggae. Baixão lá em cima, seguido de perto pela precisamente humilde sessão rítmica. Backing-vocals de tirar o fôlego, naipe de metal estrondoso e magnífico. Pra deixar tudo isso atrativo, delays, ecos e reverbs são adicionados em flocos. Sem misérias adjetivas, preparem seus tímpanos para o melhor disco de reggae do ano. Pedradas como "Intifada", "Mind Of Man" e "Roller Coaster" vão te arrancar o mais espontâneo sorriso e o mais intuitivo balançar de crânio! Agradeçam o presente natalino, entregue pelo bom velhinho vestido com trajes não só vermelho, mas também verde e amarelo! Fyah burn, monkeys!

Esta jóia musical, gravada diretamente na Jamaica, repensa as experiências de nosso querido Professor a uma viagem sua à Palestina e Israel. Afim de formar uma opinião sobre a situação de lá, foi primeiro ver a realidade local com seus próprios olhos. "Madness" (Loucura) parece referir-se à esta realidade, não só entre israelenses e palestinos. Oito faixas espumantes que soam muito mais fiéis ao protótipo do Roots-Reggae que propriamente os álbuns do Groundation. Seguidas de mais oito dinâmicas dubs. As mens agens foram erguidas para beneficiar um público que não se reduz aos turistas de Israel. Stafford usa observações detalhadas e, assim, levanta questões ainda maiores. Ao invés de responder especificamente, Harrison aponta direções, mostra onde se deve procurar as respostas! ~adaptado do portal ReggaeVille


Dê o play, macaco!
"[2011] Madness"

1. Professor - Jah Sending Out (4:07)
2. Professor - Roller Coaster (Feat Bernard Collins) (2:00)
3. Professor - Mind of Man (2:50)
4. Professor - Intifada (3:30)
5. Professor - East Jerusalem (4:17)
6. Professor - Madness (Feat U-Roy) (5:18)
7. Professor - Right On (Feat Winston McAnuff) (4:43)
8. Professor - See Them Come (Feat Roy 'Ashanti' Johnson) (3:19)
9. Professor - Sending Out a Dub (4:16)
10. Professor - Roller Dubster (Feat Bernard Collins) (2:05)
11. Professor - Mind of a Dub (3:12)
12. Professor - Sign of a Dub (3:47)
13. Professor - East Jerusalem Dub (5:01)
14. Professor - Mad Dub (Feat U-Roy) (5:16)
15. Professor - Dub On (Feat Winston McAnuff) (4:29)
16. Professor - See How They Dub (Feat Roy 'Ashanti' Johnson) (3:31)

~integrantes:
Vocals - Harrison "Professor" Stafford
Drums - Leroy "Horsemouth" Wallace
Bass - Earl "Flabba Holt" Carter
B-3 Organ, Acoustic Piano, Synth - Lloyd "Obeah" Denton
Lead and Rhythm Guitar - Dalton Browne
~participações:
Trumpet - Craige Henry
Alto and Tenor Sax - Jeffrey Brown
Trombone - Carron A.J. McGibbon
Percussion - Negus Johnson, Uziah "Sticky" Thompson
Nyabinghi Drums - Negus Johnson, Andrew "Bassie" Campbell
Guitar solo - Little David
B-3 Organ - Steven Stewart

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!