OUTKAST

por Johnny Wazagoo postado
"AQUEMINI + INSTRUMENTALS"


Outkast! Sim, aquela banda do clipe batido na (M)TV, cantando qualquer coisa de chapinha. Acalme-se e não se engane pelas impressões momentâneas que os trouxeram a superfície do mainstream. Prepare-se para, assim como eu, sobrepor a imagem banal da dupla Outkast com seu mais honroso trabalho. Alguns são valorizados pela evolução notável, outros pelo vibrante fôlego e a sorte de iniciantes. Andre Benjamin e Antwan Patton, fundadores do Outkast, demonstram contato íntimo com o Hip-Hop, sempre de uma forma tranquila, precisa e agradável. Num tempo onde o preconceito é constantemente desmascarado, não deixemos velhos olhares cegarem previamente o alcance de um artista. Aos teimosos, fica a constatação de que venderam a humilde bagatela de 20 milhões de discos nos EUA. Respeito e caldo de galinha não faz mal a ninguém!

Em "Aquemini", de 1998, Outkast exala o mais louvável tratamento com a música do gueto. Tirando um retrato fiel de toda cena do final do milênio, servida de bons e promissores MCs, produtores, DJs e versadores - muitos que, ainda hoje, mantêm a corrente forte. Firmando a satisfação geral, incluindo desde os bondes adolescentes de bom gosto, até os mais assíduos caçadores de B-sides, anexei ao post a versão instrumental do disco. "Aquemini", seu terceiro disco oficial, sugere uma contestada e ardilosa missão aos manos de Atlanta. Reputação aqui é relativa! Dependente claramente do tempo, e obscuramente de todo o resto, viraram referência e influenciaram toda uma acanhada geração. Outkast e sua leva de parceiros, construiram a sua reputação com os sentimentos à flor da pele, assim como pede o figurino da "turma da boa rima". Sem perder a linha nem por um momento, carregam o som com farpas e brasas da realidade dos guetos. Tanto clamando ao verdadeiro amor quanto mencionando as tretas e desprazeres oferecidos pelo sistema suicida.

Um disco que remete o peso e grito de protesto presentes numa verdadeira obra de Hip-Hop. Seu flow é, ao mesmo tempo, sereno e rebelde, ostensivo e discontraído. Ao longo do disco inúmeras participações importantes são repartidas. Na incansável faixa de Ruben Bailey, "Liberation", as então novatas, Erykah Badu e Cee-Lo, chegam pra causar orgulhoso espanto. Na fantástica "SpottieOttieDopaliscious", aparecem Andrea Nivet e Delvida Flaherty, nos vocais e, nas seção de metais, Darian Emory e Jerry Freeman Jr., preenchem o som de forma irreparável. "Return of The G", de Charles Veal, derruba a porta logo de cara, tomando sua atenção de assalto. "Rosa Parks", nomeada ao grammy em 1999, apresenta Mr. DJ, nos scratches e ao seu lado, na harmônica discreta e essencial, Pastor Robert Hodo. Outra contribuição de peso é a de Preston "P Groover" Crump e seu 'baixo treme-terra'. Vejam todas as participações aqui! Sem jogar conversa fora, este nada mais é que um disco quase infalível aos amantes do rap consciente, de mensagem e sonoridade apurada. Diferenciado, constante, confortável, sagaz e é, desde sua concepção, bem alinhado e com mira afiada. Desfrute de mais uma pedrada underground de originalidade inefável!


Dê o play, macaco!
"[1998] Aquemini + Instrumentals"
senha: oficinademacacos.blogspot.com

1. OutKast - Hold On, Be Strong (1:11)
2. OutKast - Return Of The 'G' (4:49)
3. OutKast - Rosa Parks (5:24)
4. OutKast - Skew It On The Bar-B (3:15)
5. OutKast - Aquemini (5:19)
6. OutKast - Synthesizer (5:11)
7. OutKast - Slump (5:08)
8. OutKast - West Savannah (4:03)
9. OutKast - Da Art Of Storytellin' (Part 1) (3:42)
10. OutKast - Da Art Of Storytellin' (Part 2) (2:47)
11. OutKast - Mamacita (5:52)
12. OutKast - SpottieOttieDopaliscious (7:06)
13. OutKast - Y'All Scared (4:50)
14. OutKast - Nathaniel (1:09)
15. OutKast - Liberation (8:45)
16. OutKast - Chonkyfire (6:10)

~integrantes:
Bass – Preston Crump
Executive Producer – Antonio M. Reid, Kenneth B. Edmonds, ONP, OutKast
Mastered By – Brian "Big Bass" Gardner
Mixed By – NealHPogue
Photography – Tom Smugala
Producer – David "Mr. DJ" Sheats, Organized Noize, OutKast
Recorded By – Bernasky Wall, Blake Eiseman, John Frye, NealHPogue*, Ralph Cacciurri, Ryan Williams

1 comentários:

  1. -Legal esse blog! ...Sei que daqui prá frente eu vou começar à visitá-lo mais vezes por que é muito bom!

    ResponderExcluir

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!