CLINTON FEARON: MI DEH YAH

por Johnny Wazagoo postado

T

arda mais não falha, o que é bom uma hora dá as caras pra surpresa dos bons tímpanos. Clinton Fearon, ex-Gladiator está na ativa desde o ápice do Reggae em 70, e em seu mais novo trabalho, "Mi Deh Yah", remonta a nobreza de um velho guerreiro, experiente e audacioso. Sem repensar, este é o trabalho do gênero jamaicano que mais agradou em 2010. Ganhou a crítica, expandiu o alcance e redesenhou olhares para a música Reggae - por tantos mal-vista, por vários mal-entendida. Algo para ser apreciado com vigor cotidiano.

Acompanhado novamente pela Boogie Brown Band, Clinton Fearon, apresenta um disco completíssimo em todos os sentidos. Cada faixa carrega sua própria identidade, células distintas e bem desenvolvidas, sem jamais deixar a brincadeira monótona. Clinton abusa da variedade entre ritmos e possibilidades. O termo "Mi Deh Yah" soaria como "Eu estou aqui", e de fato Clinton está. Diria mais, com sua diversidade de grooves e gingas, este jovem ancião da musica jamaicana, está aqui, ali e acolá! Atravessa despreocupado do Soul ao Dub, do Roots ao Ska - explorando paulatinamente cada um com tratamento peculiar. Um disco que leva a fama da integridade também em suas mensagens, críticas e alternativas sociais e/ou filosóficas. Através das frases do baixo que comanda, Clinton Fearon leva sua música a um patamar de primazia e força sem igual. Completam o mais atento checklist os instrumentos contextualizados no decorrer desta guinada. Flautas e violinos versáteis preenchem o som arrepiando todas as previsões. O baixo carrega aquele teor atraente, lascivo e totalmente marcante. Sax, trompete e trombone dão textura e consistência a massa sonora. Bateria, quietamente satisfeita, mostra o caminho a ser estudado. Vocais e backings de animar o ouvinte mais distante, trazendo-o pra dentro da festa, o fazendo cantarolar até mesmo sem saber a letra. Os pilares são todos enrijecidos com os mais finos elementos. Passagens marcantes, refrões intrigantes e harmonias anestésicas fazem deste disco especial.

O disco fala da realidade, divaga sobre a espiritualidade. Lembrando a energia das big-bands astronautas do universo do Ska, a temática "Focus" é a única faixa sem letra. Parte também para a pegada mais firmada no terreno do Soul, com swing e picardia congregados em "Jamaica". Também desaba sobre as falhas e injustiças vigentes, como em "What a World". Mas não fica por aí, ressalta nossa força e poder para transformar nossas vidas, "Better Days" e "Are You Ready", são um exemplo disso. Com bagagem de peso imensurável, este que é o nono trabalho oficial, "Mi Deh Yah" é daqueles que será ouvido por todo o sempre do começo ao fim, sem pular uma faixa mediana sequer. Dificilmente encontramos discos 100% assertivos, este cala tal anseio musical. Ouça todas as faixas com atenção exclusiva, observe cada paisagem, cada tonalidade e textura desta obra de arte contemporânea alimentada por uma fonte de profundidade ancestral!


Dê o play, macaco!
"[2010] Mi Deh Yah"

1. Clinton Fearon - Life Is A Journey (4:21)
2. Clinton Fearon - Rock And A Hard Place (3:40)
3. Clinton Fearon - Um Lugar Longe De Casa (3:29)
4. Clinton Fearon - Mi Deh Yah (2:50)
5. Clinton Fearon - What A World (3:47)
6. Clinton Fearon - Focus (4:07)
7. Clinton Fearon - Better Days (4:34)
8. Clinton Fearon - The Best (3:53)
9. Clinton Fearon - Are You Ready (3:30)
10. Clinton Fearon - Jamaica (3:30)
11. Clinton Fearon - Tell The World (2:48)
12. Clinton Fearon - John Jones (3:14)
13. Clinton Fearon - Feeling Blue (5:10)
14. Clinton Fearon - Working For The Man (4:39)


 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!