AMNESTY: FREE YOUR MIND

por pitera postado

S

e penetrássemos no reino das palavras que dão vida ao gênero funk, uma em especial, tem lugar cativo em suas festas e sacolejos: a liberdade. Proferida quase sempre por seus pregadores, ela mostra a cara acompanhada, das sonoridades marcantes do baixo, da bateria e dos metais, os verdadeiros personagens que comandam eventuais impulsos. Temos como exemplo mais imediato o álbum da banda americana Funkadelic, "Free Your Mind... and Your Ass Will Follow" de inspirações lisérgicas. Em território brazuca, temos a presença do verbete no discurso do ilustríssimo Miguel de Deus, que a conclama nos primeiros segundos de "Mister Funk" com o efervescente grito "Liberte seu corpo irmão!". Sempre há espaço para conclamações libertárias no ideário funk, e aqui esse espaço será calorosamente preenchido pela banda Amnesty na compilação "Free Your Mind: The 700 West Sessions".

É impressionante como a historiografia do funk setentista, está repleta de grandes lacunas. Felizmente, estas seguem sendo alvos de bem-sucedidas expedições - empreendidas por parte de verdadeiros arqueólogos musicais, conhecidos popularmente pela alcunha de "DJs" ou "colecionadores" - cujos resultados tornam estes vazios menos amplos. Mais adiante são executados rigorosos exames analíticos, feitos por alguns selos, que tomam o comando da operação e agem como alquimistas, transformando a matéria bruta em compilações áureas. "Free Your Mind: The 700 West Sessions" dessa ex-empoeirada banda de Indiana, passa por esse meticuloso processo, antes de chegar aos ouvidos da macacada e causar histeria. Contando apenas com dois obscuros 45's lançados em 1970, e mais duas canções liberadas em 1973, a banda que na época não conseguira um selo que abarcasse sua sonoridade, acabara caindo no esquecimento, e por aqui reaparece impressionando. Este disco é mais um que chega as prateleiras da Oficina e segue à risca o slogan "raridade para download", com um quilate imensurável.

Por aqui o funk estrala nas alturas, e como todo bom funk, este está repleto de vocais e metais de tirar o fôlego. "Free Your Mind: The 700 West Sessions" tem tudo que você parece não ouvir a anos. O disco flui de algumas sinuosas baladas à grooves mais cavalares, velozes e pesados, mostrando que a banda detém uma multiplicidade incrível de melodias e harmonias. O ponto alto do disco é a música "Mr. President" que liberta qualquer repreensão gestual dos ouvintes quando o groove entra em harmonia com a enérgica sessão de metais. Quero ver quem não gritará em uníssono este refrão! Brilhando e reluzindo, esta peça faz juz ao seu nome. Assim sendo, deve ser festejada, ouvida, bradada e dançada com a intensidade de seu mote. Liberte seu corpo ao dar o play nesta pedra!



Dê o play, macaco!
"[2007] Free Your Mind: The 700 West Sessions"

1. Amnesty - Can I Help You? (7:41)
2. Amnesty - Love Fades (3:32)
3. Amnesty - Mister President (4:19)
4. Amnesty - Free Your Mind (5:51)
5. Amnesty - We Have Love (4:32)
6. Amnesty - Lord Help Me (3:38)
7. Amnesty - Three Cheers For My Baby (4:10)
8. Amnesty - Trouble Will Remain (2:34)
9. Amnesty - We've Come A Long Way (1:54)
10. Amnesty - Liberty (2:40)


 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!