FAT FREDDY'S DROP: LIVE AT ROUNDHOUSE LONDON

por Johnny Wazagoo postado

F

at Freddy's Drop faz do palco seu estúdio mais intimista com seu mais novo projeto: "Live At RoundHouse London". Sem dúvida, o disco ao vivo mais impressionante de 2010. Com o FFD a produção é inversa, seus álbuns de estúdio surgem mais como uma forma de condensação dos épicos concertos ao vivo. A banda neozelandesa apresenta, neste show gravado em 2008, uma relação dialética de reciprocidade vital entre os integrantes e o público do início ao fim. Ambientes harmônicos mais sintéticos como Drum'n'Bass e House são precisamente combinados com o Jazz, Soul e principalmente Reggae, levando os fãs ao delírio. O caminho do Fat Freddy sempre foi rotulado complexo, devido a sua rebuscada e completa sonoridade. Para ilustrar da “melhor maneira” pense numa mistura perspicaz entre Defacto (projeto paralelo do Mars Volta) e Daftpunk (dupla conhecida nos anos 90 por suas alquimias eletrônicas). O resultado é tudo isso e mais um pouco!

DJ Fitchie é o diretor musical, o guia-mestre: comanda o baixo e a bateria com sua MPC e sintetizadores utilizando técnicas alienígenas – toda complexidade da banda está sobre seus pretensiosos sets! Insano! Dobie Blaze manuseia suas teclas com autoridade, fazendo dos delays mais que um acento. Joe Dukie valida todo o trabalho com suas composições e seu vocal de tranqüilidade aterradora. A onda do Dub é alimentada com sabedoria pela fusão entre bateria e baixo (neste show contam com participação de um baterista que não descobri a procedência!). Tehimana Kerr harmoniza discreta e essencialmente a grandeza sonora da banda. Na linha de metais, com reflexos sempre fantásticos: Scott Towers, no sax; Toby Laing, no trompete; Joe Lindsay, vulgo 'Ho Pepa', no trombone.

Nesta performance, cada faixa pode ser considerada uma odisséia particular - todas com duração nada comercial, de 10 à 16 minutos. Mesmo assim, o disco é confortável demais para cansar qualquer ouvido. A musicalidade empregada é muito requintada, explanam sobre varias paisagens sonoras, e isso deixe a obra leve e divertida. Baquetadas swingadas presentes em "The Camel" (veja o preview no topo do artigo), leva-nos a crer que tudo acabará em bossa! "Pull The Catch" é, também, um caso que deve ser tratado à parte. Começa quase como um mero reggaton com timbre lisérgico 8-bits. Logo vira um groove enérgico repleto de metais ecoando com força comovente. Na segunda metade da faixa, a bateria dispara sua rebeldia eletrônica inusitada. Em seguida finalizam em alta classe com trecho de "Fisherman" do The Congos.  Já "The Raft" é a mais jamaicana, com baixo reto e metais redondos - ao final da jam, numa passagem primorosa surge o clássico "Ernie", do primeiro disco. Extremamente fenomenal: tirem, sem pressa, o chapéu para Faaaaaaaat Freeeeeddy's Drooop!

"Minha sugestão, porém, é simples e direta: coloque pra tocar e vá fazer outra coisa (limpe seu quarto, estude para a escola de verão...). Quando a música parar, trate de colocá-lo pra tocar novamente. Desta vez, aumente o volume e atenção, e relaxe. Quando a disco terminar, pela terceira vez, coloque pra tocar. Considere esta sua hora de meditação. Quando a música parar ... bem, você sabe o que fazer!" ~Breath of Life


Dê o play, macaco!
"[2010] Live At RoundHouse London"

1. Fat Freddy's Drop - The Camel (13:29)
2. Fat Freddy's Drop - The Raft + Ernie (16:11)
3. Fat Freddy's Drop - Flashback (12:16)
4. Fat Freddy's Drop - Pull the Catch (10:53)
5. Fat Freddy's Drop - The Nod (10:16)
6. Fat Freddy's Drop - Shiverman (15:58)

~integrantes:
Dallas Tamaira ("Joe Dukie") – vocalista
Chris Faiumu ("DJ Fitchie") – percussão, produção, MPC e sintetizadores
Toby Laing ("Tony Chang") – trompete
Tehimana Kerr ("Jetlag Johnson") – guitarra
Iain Gordon ("Dobie Blaze") – pianos, teclados e sintetizadores
Joe Lindsay ("Hopepa") – trombone, tuba
Scott Towers ("Chopper Reedz") – saxophone

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!