HOCUS POCUS: 16 PIÉCES

por pitera postado

Se um gênero pode gabar-se de méritos, este é o Rap. Com incessantes trocas de pele, cresceu, disseminou-se pelos mais diversos cantos do mundo e mantém-se vivo por mais de duas décadas. A característica andarilhesca que o acompanha é aqui exemplificada com um disco que apresenta o rap de pinta francesa, repleto de tons e sonoridades primaveris e elegantes.

"16 Pieces" do grupo francês Hocus Pocus é um disco que tem a leveza e a astúcia de uma pluma carregada pelo vento; considerado hoje um dos melhores exemplos de qualidade quando se trata da instigante mistura entre o hip-hop, o jazz e a música soul. Essa mistura tem uma liga que vai muito além do sample - recurso usado à exaustão no hip-hop. Além de samplearem loops incríveis de gente como Louis Armstrong, Miles Davis e Serge Gainsbourg, Hocus Pocus mutuamente apropria-se de uma banda orgânica que tem em sua formação: Hevré Gogard no baixo, Matthieu Leliére nos teclados, Antoine Saint-Jean na batera, e o fera DJ Greem.

"16 Pieces" apresenta a banda traçando um caminho urbano repleto de sutileza na diretriz de suas faixas, caminho despretencioso, suscetível às mais inesperadas belezas rítmicas que por ventura cruzam-no. Resultado? Estas acabam sendo intimadas à participarem da construção do discurso. Os exemplos formosos mais claros são ilustrados quando saúda-se o neo-soul em “Beautiful Losers”; o afro-rap "I Wanna Know", claramente influenciado por Fela Kuti; e ainda, quando você espera ter visto e ouvido tudo, a enérgica "Le Majeur Qui Me Démange" cruza seus ouvidos impregnada por aromas motownianos. Haja fôlego! O album conta ainda com participações de nomes de peso, como a cantora Alice Russel, os franceses Oxmo Puccino e Akhenaton e Mr. J. Medeiros. Um ótimo álbum para quebrar a rotina, empreender novas guinadas, e surpreender-se. Recomendadíssimo.

"Às vezes a música é tão bela, que você esquece o fato de você não compreender o canto estrangeiro. Hocus Pocus é um excelente exemplo. O grupo francês traz uma combinação única de Hip Hop, Jazz e Soul tocada com instrumentação orgânica. Não importa qual língua você fala, Hocus Pocus é um grupo que você não pode ignorar." ~The Find Magazine



Dê o play, macaco!
Download | Discogs | Facebook

1. Hocus Pocus - Beautiful Losers (4:01)
2. Hocus Pocus - 25/06 (4:01)
3. Hocus Pocus - A Mi Chemin (4:55)
4. Hocus Pocus - Putain De Mélodie (3:23)
5. Hocus Pocus - Papa? (3:07)
6. Hocus Pocus - Pièce N°6 (Dj Atom) (0:24)
7. Hocus Pocus - Signes Des Temps (3:27)
8. Hocus Pocus - Equilibre (4:33)
9. Hocus Pocus - Marc (5:10)
10. Hocus Pocus - Pièce N°10 (Dj Pfel) (0:51)
11. Hocus Pocus - I Wanna Know (4:35)
12. Hocus Pocus - WO:OO (2:52)
13. Hocus Pocus - Portrait (4:39)
14. Hocus Pocus - Pièce N° 14 (Dj Greem) (1:01)
15. Hocus Pocus - Le Majeur Qui Me Démange (3:22)
16. Hocus Pocus - 100 Grammes De Peur (3:25)

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!