ESTHER PHILLIPS: ALONE AGAIN NATURALLY

por pitera postado

U

ma voz feminina, aguda, anasalada, inconfundível. Voz que lindamente me estimula, e tenta libertar-me de um movediço terreno de dúvidas. A partir daí começo a discorrer neste punhado de linhas, falando de Divas. Sinceramente, quando pinta esse assunto em uma conversa, não consigo engolir aquele papo de que Beyoncé Knowles é uma grande cantora. Em minha concepção essa relação instantânea de grandiosidade só pode atrelar-se à seu corpo e à sua capacidade como entertainer. Como foi fabricada para este fim, penso que nada que horas e horas de atividades físicas, aulas de coreografia e radicalismos nutricionais não dêem conta de grande parte do recado. Não vou nem passar à Lady Gaga's e afins, para economizar tempo. A grande questão é: O que faz de uma mulher uma diva? Antes de tentar responder, vos apresento Esther Phillips, que me parece merecedora do título, e merecedora também de uma crítica aqui na nossa Oficina de Macacos.

Diva, do italiano, apresenta as significações: Deusa/ Mulher formosa/Cantora célebre. O dicionário por si só não explica a questão, visto que as ilustres Lady Gaga e Beyoncé encaixariam-se nestas denominações. Como aqui elas não são bem-vindas recorro a Freud. O psicanalista cunhou uma expressão para um fenômeno, que aconteceria com maior facilidade nas sociedades em que as figuras de autoridade não assumem sua devida importância: "Pobreza psicológica dos grupos" (Veja mais em Psicologia de Grupo e a Análise do Ego). É inquestionável a constatação de que a fragilidade identitária tenha seu lugar cativo na pós-modernidade. Quem hoje assume o papel de formadores de hábitos e opinião são as celebridades, embora uma maldição as assole: prevalece nelas a característica ensurdecedora do silêncio das almas.

Esther Phillips surge como contraponto, dona de uma voz rasgante, solícita à uma imensidão de gêneros que vão do jazz ao country, passando pelo blues, soul, r&b, funk, baladas e outras misturas. "Alone Again Naturally" foi gravado no fim de 1972, e deu sequência ao álbum From A Whisper To A Scream, que fora indicado ao Grammy. A relação do repertório escolhido com os arranjos de Pee Wee Ellis e Sebesky Don pode ser descrita como um abraço, daqueles que se encaixam enérgicamente e não desgrudam. Esta relação era a química perfeita para que a voz esfumaçada de Esther pudesse ser agregada e posteriormente, apreciada nos ares, hipnoticamente. Aqui, Esther evidentemente brilha como uma diva. Creio que a luz de uma diva seja natural, uma luz verdadeira, essencial, nada que seja forçado. Seu canto se encontra, se ouve e se nota. Ah, naturalidade que faz bem à todos! Continuarei com a minha, não engolindo forçado esse blábláblá de que Beyoncé é uma grande cantora...



Dê o play, macaco!
Download | Discogs

1. Esther Phillips - Use Me (3:50)
2. Esther Phillips - I Don't Want To Do Wrong (4:15)
3. Esther Phillips - Let's Move & Groove (3:40)
4. Esther Phillips - Let Me In Your Life (3:35)
5. Esther Phillips - Cherry Red (4:30)
6. Esther Phillips - I've Never Found A Man (To Love Me Like You Do) (3:25)
7. Esther Phillips - Alone Again (Naturally) (3:21)
8. Esther Phillips - Do Right Woman, Do Right Man (3:25)
9. Esther Phillips - You & Me Together (3:18)
10. Esther Phillips - Georgia Rose (5:00)

~integrantes:
Sax Tenor: Maceo Parker
Sax Alto: Hank Crawford
Sax Barítono: Cecil Payne
Baixo: Gordon Edwards, Ron Carter
Bateria: Bernard Purdie, Billy Cobham
Flugelhorn, Trompete: John Eckert, John Gatchell
Guitarra: Cornell Dupree, Eric Gale, George Benson
Orgão, Piano: Richard Tee
Percussão: Ralph MacDonald
Piano: Richard Wyands
Trombone: Sam Burtis

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!