TICKLAH: TICKLAH VERSUS AXELROD

por Johnny Wazagoo postado

Mais uma da Easy Star Records - este selo não é fraco, não! Uma fábrica de produtos revolucionários, com os mais satisfeitos funcionários. Desta vez, a logística virtual nos concede a oportunidade de mostrar ao mundo o trabalho do talentosíssimo Victor "Ticklah" Axelrod. Músico nato, produtor vasto. Ticklah é membro-fundador do coletivo Easy Star All-Stars - é dele o teclado do "Dub Side Of The Moon", o disco de reggae mais vendido da década passada! O seu currículo transgride a regra de ser enxuto e ocupar apenas uma página. Além do Easy Star, trabalha diretamente com o coletivo Antibalas, que reinventa e realimenta o Afrobeat tradicional. É componente original dos Dap-Kings, banda que acompanha a primorosa Sharon Jones (com certeza dona de um futuro post). Também já foi convocado pra produzir materiais de gente como Amy Winehouse, Lily Allen e Robbie Willians. Foi nele depositada toda a responsa de erguer do zero o "Hi-Fidelity Dub Sessions: Presents Roots Combination" (veja as outras edições aqui!). Obteve mérito novamente quando mostrou astúcia suficiente para lançar relevantes nomes ao cenário musical, como: Rob Symeonn, Ruff Scott, Tamar-kali, Vinia Mojica e Mayra Vega.

"Ticklah Versus Axelrod" sugere a batalha entre todos os seus talentos e virtudes. Uma batalha dele mesmo, com ele mesmo, tentando extrair a mais rica pasta sonora. Lançado em 2007, é o seu primeiro álbum na Easy Star. O resultado moraliza o gênero jamaicano mesclando novas tendências e influências sem deixar lacunas. O disco cheira o inovador, tratando com precisão as mais delicadas vertentes do Reggae. Bases ora sintéticas ora orgânicas, bateria com bumbo simétrico e caixa aberta e ligeiras rimas sobre o terreno bem adubado são alguns elementos vistos com maus olhos pelos mais conservadores ratos-de-estúdio. Os efeitos orquestrados por suas mãos atentam e cutucam gente como Mad Professor ou Lee Perry. Com um olhar mais sucinto diria que Ticklah é a mais promissora revelação desta nova safra de produtores futuristas. Seu trabalho deixa "fácil" a vida daqueles que vivem para os Soundsystems, é a matéria-prima para novos intentos e sobejos adjacentes à musica.

Sua maleabilidade é uma marca latente, constrói a mais moderna pintura com o mais antiquado pincel. Precisa de apenas uma única síncope de criatividade para produzir o inconcebível. Com certas variações que vão do Rocksteady ao Hip-Hop, do Chill-Out ao Dancehall, Ticklah desafia com bons argumentos todas as expectativas. Destaque para as duas faixas com Rob Symeonn, "Queen Dub" e "Pork Eater"; para a faixa que abre alas, "Two Face"; para a pavorosa escaleta que opera milagre em "Answer Me"; e para as naturalmente piradas, "Nature Loving Dub" e "Descent". Desta batalha particular de Victor Axelrod, sem dúvida, os reais vencedores somos nós, todos os fanáticos pelo bom som. Derreta o seu intelecto, inove seus conceitos musicais com essa jóia distante do trivial e fundida ao genial.



Dê o play, macaco!
Download | Discogs | Facebook

1. Ticklah - Two Face (4:22)
2. Ticklah & Tamar Kali - Want Not (4:08)
3. Ticklah - Scratch To Win (3:43)
4. Ticklah & Mayra Vega - Mi Sonsito (3:25)
5. Ticklah & Mikey General - Rescue Me (3:32)
6. Ticklah & Rob Symeonn - Pork Eater (3:34)
7. Ticklah - Nature Loving Dub (4:49)
8. Ticklah - Descent (3:54)
9. Ticklah & Mayra Vega - Si Hecho Palante (4:44)
10. Ticklah - Answer Me (2:57)
11. Ticklah & Rob Symeonn - Queen Dub (3:29)
12. Ticklah & Vinia Mojica - Deception (4:05)
13. Ticklah - Nine Years (3:31)

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!