THE LEGENDARY SKATALITES + THE LEGENDARY SKATALITES IN DUB

por Johnny Wazagoo em

Q

uem não conhece os Skatalites bom sujeito não é. Estes malacos veteranos são os responsáveis por toda estrutura do tal "Reggae" como se diz hoje. Claro que há uma gama de variações dentro do gênero, mas o formato apresentado pelos Skatalites foi aquele que veio pra ficar. A pegada arrebatadora, descontraída e altamente habilidosa tomou de assalto as paradas de sucesso jamaicanas, e logo correu o mundo. Quando a tal da indústria fonográfica era vislumbrada apenas na mente dos mais visionários, os Skatalites plantaram a semente, adubaram o solo, regaram a muda e cuidaram de perto desta árvore que jamais vai deixar de crescer!

Trago então, aos bons e maus sujeitos, os dois mais expressivos discos dos arquitetos da música jamaicana. Após uma década sem "fazer um som", o fundador da banda, Lloyd Brevett contactou os remanescentes da formação original, para reatar aquela relação íntima com a música e, assim, lançarem mais um lendário disco. Nesta hora, Don Drummond, que acabara de falecer, e Jackie Mittoo, que excursionava em carreira solo, já não estavam mais filiados ao Skatalites. Baixas significativas, mas o time era tão forte que nem se quisessem perderiam a final do campeonato. A escalação era então: Lloyd Brevett domando seu contra-baixo acústico imperial; Tommy McCook, Rolando Alphonso e Lester Sterling, comandavam o coral de sax e flautas; Johnny Moore trompeteava o mais harmonioso louvor purista; Vin Gordon encarnava o apelido de 'Don Drummond Junior', fazendo jus ao nome do "pai"; com as guitas, estremecendo o alicerce surgia Ernest Ranglin e Earl 'Chinna' Smith; com baquetas de madeira, ou de carne e osso mesmo, estavam Ras Michael, Leroy 'Horsemouth' Wallace, Benbow Creary e muitos outros.

O primeiro disco, de 1975, "The Legendary Skatalites", pode ser coletado como um fortíssimo concorrente ao título do mais importante álbum de toda a ascensão do Reggae rumo ao seu irresoluto estrelato. Sua relevância se afirma, não somente pela técnica magistral e sintonia dos músicos envolvidos, mas também pela notoriedade que trouxe ao reggae, cravando de vez este como um novo gênero musical. Alavancou uma nova cena, exportando-a além dos férteis solos jamaicanos. Mostrou ao mundo que ali, em Kingston, mesmo com recursos deficientes, era possível o crescimento e fortalecimento de uma nação através da arte, da música, da fé, do amor e da união. Tirando de vez o velho olhar de relance sobre o povo da América Central como um todo. Este disco deve ser consumido friamente por aqueles que se consideram apreciadores da música jamaicana e suas vertentes. Mesmo sendo suspeito pra falar, digo com todas as letras que este é o reflexo pulsante da perfeição. Destaque evidente para todas as faixas. Sinta a energia marcante, rigidamente imprevisível e tranquilamente dançante dos Skatalites em sua plena forma!


Dê o play, macaco!
"[1975] The Legendary Skatalites"

1. Skatalites - Stream In The Meadow (4:18)
2. Skatalites - Rock Bottom (5:45)
3. Skatalites - Candle Light (5:40)
4. Skatalites - Fugitive (3:01)
5. Skatalites - Jumbo Malt (3:01)
6. Skatalites - Seven Seal (3:17)
7. Skatalites - African Roots (3:29)
8. Skatalites - Herb Challis (3:10)

###

O segundo pedregulho que vos arremesso, conhecido também como "Legendary Skatalites in Dub" (de 2001), é uma reedição do "Heroes of Reggae in Dub" (de 1975). Esta versão do disco conta com 6 músicas extraordinárias que não apareceram no primeiro release. Todas elas relidas e digeridas pelo maioral King Tubby - produtor que dispensa comentáros e fragmenta quaisquer blasfêmias. Tubby expõe suas garras e vira do avesso o que já era primoroso. As "novas" faixas são sugestivas e enobrecedoras, sem perder seu valioso teor primitivo. Destaque para "Stealing Dub", que passaria fácil como trilha sonora de mais uma cena de fuga do mais desvairado filme de 70; "African Roots Dub", com Tommy McCook purificando o ambiente com sua flauta mergulhada em ousados reverbs; "Middle East Dub", chega com o orgão cantarolando um refrão macio, requintado com feeling gospel; "Starlight Dub", lança ao mundo o deleitoso vocal de Tony Brevett. Descubra a panóplia projetada pelo mais eloquente alfaiate jamaicano King Tubby, sob moldes exclusivos e particulares aos integrantes do Skatalites! Divirtam-se macacos de plantão!

"Ouro vintage natural, diretamente dos cofres do dub. Músicos da maior banda que já surgiu na Jamaica, misturados e reorquestrados por King Tubby. Hoje em dia o dub é sintético, é digital, mas ao ouvir as estridentes cornetas, o baixo rasgado e a percussão nyahbinghi, vemos como deve ser feito de fato. Sublimes, orgânicos e frescos a partir das raízes." ~Straight No Chaser Magazine


Dê o play, macaco!
"[2001] The Legendary Skatalites in Dub"

1. The Skatalites & King Tubby - Starlight Version (3:00)
2. The Skatalites & King Tubby - Middle East Dub (3:26)
3. The Skatalites & King Tubby - Fugitive Dub (3:19)
4. The Skatalites & King Tubby - Whispering Dub (5:54)
5. The Skatalites & King Tubby - Kimble Dub (4:15)
6. The Skatalites & King Tubby - Roots Dub (6:05)
7. The Skatalites & King Tubby - Bottom Dub (3:03)
8. The Skatalites & King Tubby - African Roots Dub (3:34)
9. The Skatalites & King Tubby - Dumboo Dub (3:16)
10. The Skatalites & King Tubby - African Dub (3:02)
11. The Skatalites & King Tubby - Herb Dub + Collie Dub (4:02)
12. The Skatalites & King Tubby - Candlelight Dub (4:01)
13. The Skatalites & King Tubby - Starlight (with Tony Brevett) (2:49)
14. The Skatalites & King Tubby - Middle East (3:14)
15. The Skatalites & King Tubby - Sealing Dub (3:22)

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!