KUTIMAN: THRU YOU

por Johnny Wazagoo postado

E

xistem diversas maneiras de um trabalho atingir seu objetivo plenamente: pela qualidade sonora, pela arte gráfica dos encartes e capa, pelas influências proporcionadas ao seu meio, por retratar algum tipo de movimento social/cultural, ou pela criatividade envolvida no projeto desde seu fomento. Neste caso, com o iluminadíssimo projeto "Thru You", a satisfação se dá principalmente pela ultima diretriz: a criatividade! Primo por demais a originalidade mórbida contextualizada por mentes criativas. Numa era onde o óbvio predomina, são raras as tacadas que atingem mais que o alvo - muitos projetos mal têm mira, as chamadas "músicas descartáveis". Preparem-se para algo inimaginável, inacreditável até mesmo depois de entender sua concepção.

Desta vez, o produtor multi-instrumentista israelense Kutiman, retirou "leite de pedra". Ordenhou centenas de vídeos amadores da maior pedra da rede, chamada Youtube, reorganizou e pasteurizou, com a mais nutritiva nata, 7 faixas vibrantes e compenetradas. Imagine só, criar beats e hits de onde nem os próprios colaboradores seriam capazes de imaginar. Uma colagem sonora sem precedentes, de dar água no ouvido e comichão na mente! Diferente do, também ótimo, trabalho multiétnico do Playing For Change, este não continha nada premeditado, nada pre-montado. Aqui, Kutiman simplesmente reuniu diversos takes já construídos e os demoliu artísticamente, formulando algo totalmente inédito. Isto é criatividade, oportunismo visionário, utopia virtual. A repercussão foi tamanha que figurou no "The 50 Best Inventions of 2009" da revista Time.  A coisa é fina e o peso é pesado!

O disco abrange incontáveis participações especiais, por isso o resultado é um álbum bem eclético, que passa pelo Blues, Drum'n'bass, R&B, Pop, Breakbeat, Hip-Hop e, claro, pelo ilustríssimo Reggae. Além de ilustrar a destreza do próprio Kutiman, que, em míseros 2 meses, teve que fantasiar toda essa zorra de forma civilizada, mostra também as infinitas asas que a música pode ter. Cada colaborador batendo sua própria asinha sem saber onde esse vôo poderia chegar. Aqui chegou, neste projeto primoroso, que deixará você e muitos outros estupefatos e invejados. Ao meu ver, somente pela idéia inicial já conquistaria multidões e, assim, venderia à rodo. Mas, até neste ponto Kutiman foi fantástico, pois o disco foi disponibilizado gratuitamente. E não poderia ser diferente, afinal a materia-prima é fruto da rede, livres de direitos autorais. A qualidade da masterização é limitada, ganhando charme também por se parecer com pérolas que brilham somente nos mais belos LPs e afins. Recomendo urgentemente o download e, não com menos pressa, a visita ao site oficial do projeto para poder visualizar tal feito para que seja convencido mais facilmente. Respeite o Youtube, respeite Kutiman e respeite todas as possibilidades cabidas à música e seus meios ou fins. Seja criativo também e não deixe de espalhar sua mensagem! Salve Kutiman!


Dê o play, macaco!
"[2009] Thru You"

1. Kutiman - Mother Of All Funk Chords (3:36)
2. Kutiman - This Is What It Became (4:06)
3. Kutiman - I'm New (6:21)
4. Kutiman - Babylon Band (4:12)
5. Kutiman - Someday (3:38)
6. Kutiman - Wait For Me (4:01)
7. Kutiman - Just A Lady (3:26)
8. Kutiman - About* (1:29)


 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!