RONEI JORGE E OS LADRÕES DE BICICLETA: FRASCOS, COMPRIMIDOS, COMPRESSAS

por pitera em

S

ol no talo, sombra, sossego e água fresca. Estes são os elementos inspiradores para a macacada da Oficina que, já em clima de verão, faz hora extra nas vésperas de uma época em que todo mundo só quer jogar a toalha e cair no mar. Onde encontrar essa essência inspiradora? Bem, acreditamos que os solos baianos não desapontariam e é para lá que vamos com o post de hoje. Com grande potencial, o som de hoje pretende iluminar com fortes e inspiradores raios de energia os dias de quem ainda está na cidade e ainda passa por aqui garimpando alguns sons.

Formado em 2003 pelos integrantes Ronei Jorge, Edson Rosa, Sérgio Kopinski e Maurício Pedrão, Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta é um quarteto baiano que carrega honrosamente em seu som muitos elementos intrínsecos à sua identidade. A música é rica em referências, e, ao mesmo tempo limpa, nova, e original. O som é pensado em cada detalhe, repleto de guitarras geniais (coisa que eu não via desde o disco 4 dos Los Hermanos) e quebras de tempo guiadas pela bateria e pelo swing do baixo. As guitarras e seus timbres parecem ter absorvido o ardor do ensolarado ambiente baiano enquanto que a voz de Ronei tranquiliza toda sonoridade como uma chuva de fim de tarde à beira-mar. Belas letras, repletas de lirismo, convivem em perfeita harmonia com o pulsar elétrico dos instrumentos. Afetividade é o que não falta no conteúdo das canções. Afeto dilacerado, intenso, destilado nas canções sempre curtas, de poucas metáforas que, por isso mesmo, quando aparecem, chamam a atenção, como o "carrossel de luz", ainda de Nêga.

"Você Sabe Dessas Coisas (Nêga)" abre o disco com uma guitarra incessante e tão sedenta de samba que nos faz pensar que a histórica passeata anti-guitarra elétrica estava mesmo equivocada em seus fundamentos. Quando ouvi Ronei Jorge pela primeira vez lembro de ter tentado - inevitavelmente e "humanamente" - rotulá-los, e cai do cavalo. A música que abre o disco indubitavelmente tem um pé na mistura samba+rock, mas aqui, essa mistura é em si inédita, revirada ao avesso. Abusando de originalidade, a banda prepara seu som em proporções inusitadas. Fazem com que o rock sobressaia ao samba embora ambos estejam envoltos pelo equilíbrio. "Frascos, Comprimidos, Compressas" (2009) é do início ao fim uma maré de surpresas. Ainda quebram fortes como água na terra as músicas "Tão sabida que eu nem sei", "Azucrim", "Sonhando com o verão" e "Está na cara", todas carregam belas harmonias e um teor lírico singular. Vale o play!


Dê o play, macaco!
"[2009] Frascos, Comprimidos, Compressas"

1. Ronei Jorge & Os Ladrões De Bicicleta - Você Sabe Dessas Coisas... Nega (4:08)
2. Ronei Jorge & Os Ladrões De Bicicleta - Quem Vem Lá (3:57)
3. Ronei Jorge & Os Ladrões De Bicicleta - A Respeito Do Sono (4:15)
4. Ronei Jorge & Os Ladrões De Bicicleta - Vidinha (3:42)
5. Ronei Jorge & Os Ladrões De Bicicleta - Frascos, Comprimidos, Compressas (3:31)
6. Ronei Jorge & Os Ladrões De Bicicleta - Tao Sabida Que Eu Nem Sei (5:26)
7. Ronei Jorge & Os Ladrões De Bicicleta - Azucrim (4:51)
8. Ronei Jorge & Os Ladrões De Bicicleta - Aquela Dança (3:07)
9. Ronei Jorge & Os Ladrões De Bicicleta - Tanto Fez, Tanto Faz (3:22)
10. Ronei Jorge & Os Ladrões De Bicicleta - Oh Você Dizendo (3:26)
11. Ronei Jorge & Os Ladrões De Bicicleta - Sonhando Com O Verão (3:17)
12. Ronei Jorge & Os Ladrões De Bicicleta - Circule Seu Sangue (2:52)
13. Ronei Jorge & Os Ladrões De Bicicleta - Está Na Cara (4:18)
14. Ronei Jorge & Os Ladrões De Bicicleta - Tão Forte (2:54)


 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!