MF DOOM MEETS CLUTCHY HOPKINS

por pitera postado

A

persona que figura a Oficina de Macacos no post de hoje é o produtor Rich Rok. Este se define como um cara que mistura instrumentais inusitados com batidas de hip-hop e jazz. A aparente simplicidade contida nesse auto-retrato engana. O disco que apresento para vocês tratará de mostrar que Rok na verdade é mais pretencioso que aparenta ser. A mistura de dois grandes nomes do hip-hop contemporâneo é o mote para Rok pincelar essa obra-prima que coloco aqui hoje. O projeto que leva o nome de "MF Doom meets Clutchy Hopkins" já revela o intento da obra: misturar os vocais do rapper MF Doom, detentor de um flow único e métrica caótica, com o hipnótico instrumental do enigmático Clutchy Hopkins, que traz a tiracolo seus rhodes ácidos. O resultado é um encontro singular mediado por Rok. Para a concepção desse projeto o produtor obteve tanto as acapellas originais e inéditas de Doom quanto os instrumentais de Clutchy e de The Misled Children. A coleção portanto traz músicas semi-inéditas. Levam os nomes das originais de Doom, no entanto são revisitadas pela nova roupagem Hopkiniana. Só nos resta dissecar o currículo dos dois principais personagens desta obra antes de apreciar o conteúdo dessa raridade!

MF Doom têm se tornado o mais proeminente rimador nos últimos anos. Sua produção dedicada, seus samples inacreditáveis, sua incrível habilidade linguística e a mística que envolve sua imagem como um artista são boas causas que fundamentam o fenômeno. O rapper nascido Daniel Dumile já carrega mais de uma década de hip-hop nas costas. Considero um dos principais arquitetos do Rap. Dumile alicerçou o gênero com tamanha vigorosidade, que a vitalidade do gênero pode ser em parte atrelada a ele. Esqueça todo aquele repetido estereótipo quando se fala de "rap". MF Doom passa longe tanto daquela imagem do gangsta encontrada em 50 Cent, quanto daquela do rapper empreendedor e semi-deus como a cultivada por Kanye West. A definição exata para a sua pessoa seria aquela proferida por ele mesmo, a de "super villain". O cara da máscara de metal que nem nas fotos publicitárias a abandona. Ele não é um bandido, ou um traficante, está mais para um personagem de estória em quadrinhos. Canta sobre diversas coisas da forma mais inteligente, toma de empréstimo o uso de metáforas e referências culturais, exprimindo batidas que tomam as características mais diversas - desde filmes de monstros antigos, jazz clássico e/ou música clássica. Fica a questão: MF Doom é o herói ou o anti-herói do rap dos dias modernos?

Clutchy Hopkins é uma entidade misteriosa. As "conhecidas" estórias acerca de sua pessoa acabam encobertando-o numa condensada neblina especulativa. Quem diabos é o figura? Seria um eremita que mora numa caverna no deserto de Mojave? O filho de um ex-produtor da Motown? Um revolucionário na Nigéria? Seria Clutchy Hopkins o Dj Shadow? Money Mark? Cut Chemist? Enfim, deixo toda essa especulação pra quem gosta, aqui o que importa é a música. E a música de Clutchy é digna de notabilidade. Compõem-se essencialmente de grooves cavalares. Dub, downtempo, reggae, funk, jazz, hip hop, psicodelic, mellow, ambient, soul, world, r&b, tudo isso faz parte da composição sonora. Os teclados vintage Fender Rhodes são indissociáveis de Hopkins e podem ser citados como uma de suas principais identidades. Impossível não ter os tímpanos contaminados por sua música, que já tem sido elogiada pelas resenhas da Okayplayer, URB e Wax Poetics.



Dê o play, macaco!
Download | Discogs | Twitter

1. MF Doom & Clutchy Hopkins - Change the Beat (3:25)
2. MF Doom & Clutchy Hopkins - My Favorite Ladies (3:44)
3. MF Doom & Clutchy Hopkins - Melody (2:40)
4. MF Doom & Clutchy Hopkins - Impending Doom (3:39)
5. MF Doom & Clutchy Hopkins - Vomitspit (3:18)
6. MF Doom & Clutchy Hopkins - Air (3:21)

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!