THE MIGHTY DIAMONDS: PLANET EARTH + PLANET MARS DUB

por Johnny Wazagoo postado

The 'Mighty' Diamonds é um trio jamaicano formado por Donald Shaw, Fitzroy Simpson e Lloyd Ferguson. "Apenas um" em meio aos diversos trios surgidos principalmente na década de 70. Acontece que, não só na música, certas coisas devem ser tratadas com atenção, sob olhares minuciosamente direcionados. Assim, mirando com o olho certo, estimamos a importância de cada um para música tradicional da Jamaica, da música de fomento filosófico, rastafári, de padrão revolucionário e objetivo infatigável. Este trabalho mostra a ponta deste iceberg abrigado em mares caribenhos. Guardando devidas circunstâncias, anda no mesmo trilho que outros trios de peso, como Culture, African Brothers, Gladiators, The Ethiopians e Israel Vibration.

Em 1978, carregando apenas o nome "The Diamonds", lançaram sua obra-prima: "Planet Earth". Perfilado à sua versão Dub, mostra autoridade sendo mais direto, certeiro com seus intentos. Que de longe seria honrar a música de Jah, sendo meigo ou árido, humilde ou visionário no tempo certo. Tal disco é mais pé-no-chão, mais puro, menos sofisticado. Em tese não conta com nenhuma diferença que os consagra perante aos demais trios. Destaques quase banais seriam para as participações de Sly Dunbar, Uziah 'Sticky' Thompson, Lloyd Parks, Earl Chinna Smith e Tommy McCook. O alto do disco é a paisagem detalhada do gênero "roots reggae": com presentes e afiados backings vocals, com a força ritual do soul e com refrões de brado fielmente rebelde. Talvez à primeira orelhada pode parecer apenas "a pitada de sal a gosto" de mais uma receita jamaicana. Espero que na hora certa seu sabor possa ser apreciado íntima e singularmente!



Dê o play, macaco!
Download | Discogs

1. Mighty Diamonds - Where is Garvey (4:00)
2. Mighty Diamonds - Let the Answer (3:47)
3. Mighty Diamonds - Strugglin (3:37)
4. Mighty Diamonds - Carefree World (3:12)
5. Mighty Diamonds - Got to Get Away (3:52)
6. Mighty Diamonds - Sweet Lady (3:13)
7. Mighty Diamonds - Only Brothers (3:38)
8. Mighty Diamonds - Just Can't Figure Out (3:31)
9. Mighty Diamonds - Come Me Brethren (2:48)
10. Mighty Diamonds - Planet Called Earth (4:14)

###

Esta revisão adubada sugere uma reconstrução sideral do "Planet Earth". Trata-se do "Planet Mars Dub", também de 1978, uma versão dissimulada da obra original. O engenheiro que assina tal projeto é o lunático Karl Pitterson, é dele a ideia de desconstruir e reordenar toda estrutura coloquial precedida. Karl levanta a estima com técnicas requintadas e reforça a mensagem dos Mighty Diamonds. Duplica a dose de forma ímpar, experimentando de água à vinho. Este combo rasta remete às profundas raízes da música jamaicana. Raízes que cresceram nos estúdios neblinados, fortaleceram-se com os soundsystems adubados, cruzaram os sete mares sem demora e hoje germinam e florescem em solos do mundo inteiro!



Dê o play, macaco!
Download | Discogs

1. The Mighty Diamonds - Dub With Garvey (4:11)
2. The Mighty Diamonds - Sweet Answer (4:01)
3. The Mighty Diamonds - Work Out (3:39)
4. The Mighty Diamonds - Who Cares (3:20)
5. The Mighty Diamonds - Run Away (3:50)
6. The Mighty Diamonds - Grand Rock (3:13)
7. The Mighty Diamonds - Two Brothers (3:41)
8. The Mighty Diamonds - Finger Out (3:37)
9. The Mighty Diamonds - Ital Rock (2:46)
10. The Mighty Diamonds - Planet Mars (5:06)

Salve ItsComingOutOfYourSpeaker

0 comentários:

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!