V.A.: LARRY ETHNIC MEETS THE WAILERS

por Johnny Wazagoo postado


Clifton 'Larry' Lawrence, ou simplesmente Larry Ethnic, é a bola da vez. Acompanhado de nada menos que os Wailers. Sim, a banda de maior expressão da história da Jamaica (que trouxe à tona os maiorais Bob Marley e Peter Tosh). Desta vez a banda "carrega o piano" para os selecionáveis do produtor Larry Ethnic. "Larry Ethnic Meets The Wailers", de 1975, é uma coletânea de peso que deve ser vista com todo apreço pelos verdadeiros amantes da música jamaicana!

O trunfo de Larry se deu essencialmente por sua ousadia, seu disparate visionário. Sem pecar alinhou figuras até então quase desconhecidas no circuito London-Kingston. Com sabedoria e apuro jogou o mic na mão de Junior Delgado, Barrington Spence, Dave Collins, Jackie Paris, e acionou os Wailers, que mantiam a estrutura geral inabalável. Larry sabia bem como guiar estas feras, era um conhecedor fidalgo da música jamaicana em geral, passando pelo mento, calypso, ska, blue-beat, rocksteady, early, roots e rub-a-dub. Seus notórios  rasantes vieram com suas produções e compilações a mando de gravadoras como a Trojan, Island, Rhino, Exclusive, Guave ou pela sua própria, a Ethnic Fight.

Neste catado, o soul e R&B são cantarolados com prudência, sem desatino. Sem perder sua linha abrasadora, reforçam a identidade de um povo com esse tipo de música. A idéia frontal seria lançar com moral ao mercado estes jovens cantores, mas o que de fato eleva o moral destes é a maestria dos Wailers. Tal coletânea passou décadas a mercê do relento informal, até que enfim, com a intervenção de fánaticos pelo reggae, principalmente fãs dos Wailers, tal raridade pôde estar no lugar correto: a sessão "grandes clássicos atemporais da música jamaicana". Um disco fantástico, em que sustenta  uma coesão rítmica e poética com timbres marcantes, com vibração dotada de força e concórdia. Destaque para as faixas "Reaction""Really For A Reason" de Junior Delgado, "Chain Gang" com The Chosen Few e "Get Ready Here I Come", desta vez com Dave Collins. Mais uma obra incomparável de mais um arquiteto da musica jamaica, quicá da música em caráter universal.



Dê o play, macaco!
Download | Discogs

1. Dave Collins - Get Ready Here I Come (3:01)
2. The Chosen Few - Chain Gang (3:11)
3. Sidney Rogers - People Living In Glass Houses (3:14)
4. Junior Delgado - Reaction (3:09)
5. Hitch Hike - The People Band Wagon (2:20)
6. Jackie Paris - Once In My Life (2:35)
7. Barrington Spence - Falling In Love For First Time (3:12)
8. Jackie Paris & Dennis Brown - Day Dream Believer (2:57)
9. Barrington Spence - Tears On My Pillow (3:12)
10. Dave Collins - My Heart Cries Out (3:04)
11. Junior Delgado - Really For A Reason (2:02)

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!