FLYING LOTUS

por pitera postado
"COSMOGRAMMA"


Steve Ellison é conhecido no mundo musical pelo codinome Flying Lotus. Se me indagassem à respeito da atual produção de música inovadora e autêntica, este artista certamente figuraria minhas indicações. A persistente busca pelo progresso em sua carreira como produtor e também pela concretização de uma sonoridade que exprimisse seu universo interior, fez com que este percorresse habilmente um fértil e grandioso terreno musical. Ellison parece ter em seu sangue a mesma persistência e a mesma dedicação metódica que seu tio, o jazz man John Coltrane tinha. Em Cosmogramma, o artista afirma ter começado a alcançar a maturidade auditiva e técnica suficiente para conseguir chegar onde desejava chegar quando era jovem, o som que sempre sonhou fazer.

Encaro Cosmogramma como um dos melhores lançamentos deste ano, se não o melhor. Fazendo as vezes de um explorador de intensas matizes sônicas, FlyLo faz o álbum atingir uma grandiosidade de proporções estelares. De imediato é notada a distinção deste se comparado aos seus projetos anteriores, que mais se assemelham ao gênero hip-hop. Mesmo assim, características de seus trabalhos prévios não são excluídos da totalidade de Cosmogramma. Mesmo assim, sonoridade, conceito e temática são notáveis exemplos de mudança. Ao hip-hop, são adicionados uma boa dosagem de Jazz e as já referidas matizes sônicas que ainda tomam de empréstimo algo dos vídeo-games. A entorpecente dosagem de jazz é certeira; Ravi Coltrane empresta a expressividade de seu sax transformando algumas peças em grandes momentos do álbum, como é o caso de "Arkestry" e "German Haircut". A mistura apreciável de elementos orgânicos com digitais torna a experiência de Cosmogramma incrível. A harpa de Rebekah Raff é outra peça indissociável do álbum, concebida com extrema graça. As linhas e arpejos do baixo de Thundercat também é ponto fortíssimo. A música "Mmmhmm" é um dos grandes momentos do álbum graças à presença deste.

É interessante notar como Cosmogramma se atrela ao sentido literal do termo “álbum”, pois o disco é concebido como movimento - as músicas conversam entre si, circundando o tema explicitado. Neste sentido, acaba se parecendo como uma obra de jazz vanguardista e acaba precisando de algumas escutas para decolar. No entanto, a densidade do som é algo que acaba vindo à tona de qualquer maneira. "Computer Face // Pure Being" e seu beat atordoado, parece colocar-nos em uma máquina de lavar roupas; chacoalha mas nos entrega já amaciados para a seguinte "...And the World Laughs With You" que conta com a colaboração de Thom Yorke do Radiohead em uma faixa também grandiosa. "Table Tennis" é auto explicativa. Impossível não ser transportado para a energia de um jogo de ping-pong cósmico. "Zodiac Shit", "Satelllliiiiiiite" e "Dance of the Pseudo Nymph" também são faixas não menos grandiosas e que merecem destaque.

O fato é que a totalidade do álbum não deixa nada a desejar. Faixas não citadas por aqui são dignas de respeito da mesma forma que as citadas. A concretização da proposta do movimento está enérgica, viva. Interessante e empolgante é pensar nos próximos lançamentos de Lotus, já que ele afirma que chegou só agora onde queria ter chegado. Este álbum é digno de um play bem dado... Segura essa pedrada!




Dê o play, macaco!
"[2010] Cosmogramma"
senha: oficinademacacos.blogspot.com

1. Flying Lotus - Clock Catcher (0:33)
2. Flying Lotus - Pickled! (2:35)
3. Flying Lotus - Nose Art (2:15)
4. Flying Lotus - A Cosmic Drama (3:13)
5. Flying Lotus - Zodiac Shit (1:28)
6. Flying Lotus - Computer Face (3:20)
7. Flying Lotus - And The World Laughs With You (feat. Thom Yorke) (2:05)
8. Flying Lotus - Arkestry (2:19)
9. Flying Lotus - Mmmhmm (feat.Thundercat) (2:30)
10. Flying Lotus - Do The Astral Plane (1:39)
11. Flying Lotus - Satelllliiiiiteee (2:18)
12. Flying Lotus - German Haircut (2:39)
13. Flying Lotus - Recoiled (2:42)
14. Flying Lotus - Dance Of The Pseudo Nymph (1:45)
15. Flying Lotus - Drips (0:17)
16. Flying Lotus - Table Tennis (feat. Laura Darlington) (2:08)
17. Flying Lotus - Galaxy In Janaki (2:17)


1 comentários:

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!