CECIL LLOYD GROUP

por Johnny Wazagoo postado
 "CARNIVAL AT THE TOWER ISLE"

Imagem recuperada do verso do L)

Nos primórdios, no final da década de 50, a influência do jazz no cenário da música jamaicana já era evidente. Para se ter idéia o lendário produtor Clement "Coxsone" Dodd era um dedicado fã do jazz. O primeiro contato de King Tubby (outro genial produtor) com a música foi através do jazz. Este affair os levou a basear suas produções nos princípios da pureza, integridade e total entrega do jazz. Jackie Mittoo era outro, decidiu viver para o órgão após ouvir maravilhado o som de Jimmy Smith. Nos primeiros soundsystems podia-se encontrar por vez alguns clássicos de Louis Armstrong, Louis Jordan e Charlie Parker, todos ícones do gênero americano. O jazz - e tudo que o cercava - teve notável importância no fomento da herança musical deixada pela Jamaica!

Talvez a banda mais importante da era pré-Skatalites tenha sido a Cecil Lloyd Band, que explanarei já. Foi aqui que foram lançados ao mundo, os então jovens: Don Drummond, Roland Alphonso e Tommy McCook. Estudado e bem argumentado, Cecil Lloyd colocou sua cara à bater. Mas sabia onde pisar, nesta altura era disparado o principal "pianista" da Jamaica. Forneceu um vasto laboratório aos jovens promessas da ilha. Era especialista na sua área, o "guru jazzeiro" a quem recorrer em todos os casos. Seu baterista, Lowell Morris, e seu baixista Lloyd Mason eram igualmente talentosíssimos - como Coxsonne Dodd pôde logo comprovar. Na metade dos anos 50, tornaram-se a banda oficial dos principais hotéis da Jamaica. Ironias à parte, tocavam para embalar noites e mais noites frequentadas basicamente por turistas não jamaicanos que visitavam a ilha. Lançaram, custeados pelos próprios hotéis, os primeiros singles, que eram vendidos aos turistas, geralmente britânicos ou americanos.

O educado Cecil Lloyd foi o primeiro artista a ser produzido por Coxsonne Dodd – na verdade Cecil gravou as únicas tacadas de Dodd no terreno do jazz. Este registro, de 1958, conta com participações de gente grande: Jackie Mittoo, Dizzy Reece Quintet, Harold MacNair e Wilton Bogey Gaynair são os ilustres convidados ao baile. O resultado deve ser rotulado como “jazz mento” – uma mistura de estilos difusos de latin jazz e afro jazz. Passa faminto, mas sem pressa, pela musica folclórica regional, devorando o mento (como era chamado o calipso jamaicano) e saboreando o fresco e destemido cool jazz. Outrora carregava traços fiéis às culturas caribenhas, como a cadência nyahbinghi mostrada na versão de “Eleanor Rigby” (dos Beatles). O disco é de fato de jazz (ou "pós-bebop", como poderia ser chamado), instrumental do começo ao fim. Performático com inédito usufruto harmônico e rítmico. Como já disse certo personagem: “Se não gosta da música instrumental, não pode gostar de música!”. Simples assim. Dê o play, ouça nem que seja apenas pra sentir o gosto de ter “em mãos” uma das maiores (senão a maior) raridades do afro-cuban-jazz de todos os tempos!


Dê o play, macaco!
[1958] Carnival At The Tower Isle

1. Cecil Lloyd Group - Softly (3:04)
2. Harold “Little G” MacNair - The Hipster (4:27)
3. Cecil Lloyd Group - Mr. Propman (part 1) (2:23)
4. Cecil Lloyd Group - Mr. Propman (part 2) (6:18)
5. Cecil Lloyd Group - I Cover The Waterfront (3:30)
6. Dizzy Reece Quintet - Now’s The Time (2:31)
7. Jackie Mittoo - Eleanor Rigby (5:39)
8. Jackie Mittoo - More Than Yesterday (6:15)
9. Wilton Bogey Gaynair - Wilton’s mood (6:02)
10. Cecil Lloyd Group - I Remember April (2:56)
11. Cecil Lloyd Group - Serenade in Round (3:50)
12. Cecil Lloyd Group - Sometimes I’m Happy (4:37)
13. Cecil Lloyd Group - Calypso Jazz (3:16)

~integrantes:
Cecil Lloyd: piano
Lowell Morris: bateria
Lloyd Martins: baixo
Roland Alphonso: sax
Tommy McCook: sax
Don Drummond: trombone
Dizzy Moore: trompete

0 comentários:

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!