RAGANA

por Johnny Wazagoo em
"SO MANY REVERBS TO CROSS"

*NOTA: Saudo aqui a minha brother Chris Pareja pela indicação. Conhecedora do reggae e afins esta garota é fuçada (só não gosta de samba, hehe)! Valeeeeeu Chris, é incrivel esta vibração recíproca e a sincronicidade de nossa amizade, mesmo a distância. A Oficina De Macacos agradece de coração!


Ragana é uma banda de vocal-dub formada em 2008, na cidade de Krákow, na Polônia. Chegam para o jogo com Jahga nos vocais, Marek Piotrowicz na batéra, Piotr Maślanka é responsável pelas teclas, Łukasz Rusinek nas guitarras, Tomasz Krawczyk segura o baixão e quem assina a obra toda é o engenheiro de som Kuba1200. O termo "Ragana" nas línguas bálticas, seria algo como "bruxa". O sentido real representava uma mulher sábia e misteriosa, conhecedora da medicina, pesquisadora de ervas e, de modo geral, da natureza. Conhecendo o valor de tal termo pode-se ter uma boa base do que vem a ser a banda, ou sua sonoridade. A idéia então é desvendar todo este mistério, desde a arte da capa até a um improvável rótulo para este projeto.

"So Many Reverbs to Cross" (de 2008) se opõem aos demais, surge não pelo sobejo de tempo dos músicos envolvidos, pelo contrário nasce em meio sua agitada rotina. Todos os seus membros eram, na ocasião, demasiadamente comprometidos em suas próprias atividades musicais, e não desperdiçariam o seu tempo com qualquer manejo insignificante. Ragana chega para ser uma rota alternativa para o futuro do dub moderno. A ignição para tal foram as possibilidades presentes em quaisquer jam sessions vinculadas ao dub, ou melhor, vinculadas a forma de fazê-lo. Um ponto interessante e não corriqueiro é o fato da banda ser da Polônia (cantando em inglês) e trazer então uma front-woman. Coisa rara, de longe lembra a banda japonesa Dry & Heavy. Mas só de longe, aqui a pegada é mais simples, sem rodeios. Baseando-se essencialmente nas sessões rítmicas, colocando no palanque principal  as cadências altamente recíprocas entre baixo e bateria, combinando-as sempre com os vocais sutilmente denso da vocalista Jahga. Tome esta pedrada e delire com a visão poderosa de uma música suave e forte ao mesmo tempo!

"Esta é a pioneira banda polonesa almejando espaço nesta vertente do reggae-dub. Produzido ao estilo analógico old-school, 99% dos efeitos sobre este álbum foi gravado em tempo real, usando processadores de efeitos vintage e modernos. Tivemos belas melodias e abundância espacial para utilizar diversos aparatos nesta mistura dub. O resultado soa sensacional!" ~Jarek "Smok" Smak, produtor e engenheiro de mixagem


Dê o play, macaco!
"[2008] So Many Reverbs to Cross"
senha: oficinademacacos.blogspot.com

1. Ragana - A-a-a-a (5:12)
2. Ragana - Where this Love Goes? (4:50)
3. Ragana - Listen to Your Heart (6:14)
4. Ragana - Your Energy (6:04)
5. Ragana - Prayer (5:13)
6. Ragana - My Love is All the Way Strong (3:36)
7. Ragana - Friend & I (4:03)
8. Ragana - Dignity, Nobility, Sublimity (5:34)
9. Ragana - Bakshish (6:13)



~integrantes:
Jahga - vocal;
Marek Piotrowicz - bateria;
Piotr Maślanka - teclados;
Łukasz Rusinek - guitarras;
Tomasz Krawczyk - baixo;
Kuba1200 - sintetizadores e pick-ups

5 comentários:

  1. parabéns pelo blog!
    to maluko com tanta pedraaaada!
    parabéns

    ResponderExcluir
  2. que som é esse que ta rolando ao fundo? não é desse cd, so many reverbs to cross.. eles tem outro cd?

    ResponderExcluir
  3. bom pode ser do outro disco deles. o link é esse: http://oficinademacacos.blogspot.com/2011/08/ragana.html

    resolveu? ehhehe

    ResponderExcluir
  4. ola galera! cara adoro os posts de vc's, massa vei! mas não tenho a senha pra baixar o album do Ragana da uma força ai!

    ResponderExcluir

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!