CHALAWA DISCOGRAFIA

por Johnny Wazagoo postado
*NOTA: Recentemente, após certo empenho investigativo, encontrei dois discos que faltavam para completar a discografia: "Deepest & Darkest" (1976) e "Fire Dub" (2007). Descobri também que ainda falta outro disco no qual o Chalawa ataca de backing band para Strange Cole, Callendar Sisters e Johnny Osbourne. Mas isso é um outra história... Segue o Reggae, irmão! ~repostado por @zinhotrinta

Andei pesquisando e li vários autores descrevendo o Chalawa como uma "banda de dub", talvez. Pra mim, uma banda formada por amantes-sonhadores do dub (entenda-se também entusiastas dos aparatos e técnicas modernas para tratamento da música). Uma banda que se divertia com sessões instrumentais, usando timbres e efeitos corriqueiros do gênero "dub", adicionando suas particularidades. As melodias são não-tão-modestas, como sugere a maioria das dub bands.

Formada pelos canadenses Alex King e John Forbes, "Chalawa" (ou "Chalewa") significa um tipo de cachimbo artesanal especial pra fumar ganja... sugestivo não?  Coincidência a parte, pode-se dizer que é uma dose psicotrópica do antídoto minimalista chamado Dub! A profundidade, constante nos dubs jamaicanos, está presente mas a intenção se revela enérgica e - porque não - lisérgica. Fogem do convencional. Alex King brilha com riffs dedicados de guitarra, em meio as bases marcada (e marcantes) pelo baixo de Leroy Sibbles. John Forbes comanda as teclas com sensacional destreza. E quem cria este ambiente profundo do verdadeiro dub é o engenheiro rato-de-estúdio Fred Petersen. O fato é que mostram intimidade com a música jamaicana, vislumbrada com um "olhar de fora" sobre todo esse meio. São provavelmente apaixonados pelo dub na mesma proporção que são pelo rock e afins. Fica evidente em solos e inspiradíssimos improvisos. Completam a banda algumas figuras pouco citadas, como: Dopie Smith, na bateria; Peter Weston e Les Levi, nas congas e bongô; Dick Smith e Mike Balm segurando a metaleira.

O primeiro disco, chamado "Deepest and Darkest", não consegui encontrar, salvo a rareza! Chalawa é uma incógnita praticamente, poucas informações disponíveis, com inexplorados discos. O que sei é que estes canadenses eram fãs inegáveis do mestre Bob. Não atoa, tramaram uma releitura completa do clássico "Exodus" de Bob Marley, em 78. Quando não, configuravam versões para músicas do Bob, inseridas em seus discos. Considero uma peça indispensável para exaltadores do reggae e, principalmente, do dub. Raríssimo manjar jamaicano com tempero canadense!


Dê o play, macaco!
"[1976] Deepest And Darkest"

1. Chalawa - Deepest & Darkest (4:44)
2. Chalawa - Meatanya (7:16)
3. Chalawa - Blessed Is The Man (5:29)
4. Chalawa - Who The Cap Fit (4:45)
5. Chalawa - The Dread Approacheth (2:57)
6. Chalawa - Trusting Soul (3:51)
7. Chalawa - Blowing Him Out the Funnel (5:04)

###


"Começando a manhã em câmera lenta, num ritual que envolve espantar o frio e trazer o sol, pelo menos pra dentro da cabeça. Pra isso, conjurei ninguém menos que Bob Marley, que vem instrumental e espacial numa versão dub de seu maior disco, Exodus. Nas mãos do Chalawa, 'Exodus Dub' faz com que o 'movement of Jah people' caminhe anos-luzes sem necessariamente ter que mover um dedo. Cascudo." ~Alexandre Matias no O Esquema

Dê o play, macaco!
"[1978] Exodus Dub"

1. Chalawa - Natural Mystic (3:18)
2. Chalawa - So Much Things To Say (3:02)
3. Chalawa - Guiltiness (3:21)
4. Chalawa - The Heathen (3:09)
5. Chalawa - Exodus (6:38)
6. Chalawa - Jamming (3:24)
7. Chalawa - Waiting In Vain (2:38)
8. Chalawa - Three Little Birds (2:51)
9. Chalawa - Our Love - People Get Ready (3:57)

###


Dê o play, macaco!
"[1979] Meets Chapter XII"

1. Chapter XII - Buffalo Step (5:34)
2. Chalawa - Hop Skip And Jump (5:54)
3. Chapter XII - Topless Reggae (5:03)
4. Chapter XII - Topless Reggae Dub (5:07)
5. Chalawa - Picadilly Hop (7:35)
6. Chapter XII - Buffalo Step Dub (5:44)

###



"Banda canadense de roots-rock-reggae é claramente uma força musical e acenou como. Enquanto aproveitam o sucesso de seu single 'Hop Skip and Jump' (top 20 na Holanda e na Bélgica), estão prontos para comandar o reconhecimento internacional com um álbum dinâmico. Os pilares musicais da banda, Alex King e John Forbes fornecem uma base firme sobre a qual todos os outros membros contribuem com seus próprios conhecimentos, nomeadamente. Resultado é um produto que engloba uma variedade de estilos musicais. Neste álbum eles desenvolvem uma interpretação única do reggae. Misturando o ritmo de condução do reggae-roots com uma combinação de outras linguagens musicais para chegar universalmente a todos tipo de ouvintes. Seu som reflete sua formação variada de músicos... A fusão de diversos estilos em um que se comunica com o eu e eu." ~texto traduzido do verso do lp

Dê o play, macaco!
"[1979] Hop, Skip and Jump"

1. Chalawa - Hop, Skip & Jump (2:57)
2. Chalawa - Jammin' (3:42)
3. Chalawa - Waiting in Vain (3:18)
4. Chalawa - Three Little Birds (3:19)
5. Chalawa - Picadilly Hop (3:04)
6. Chalawa - Tropical Borscht (3:53)
7. Chalawa - Meltdown (4:12)
8. Chalawa - Mercenary Hymn (3:49)
9. Chalawa - Blessed is the Man (3:30)
10. Chalawa - Taxi De Paris (2:45)
###


Dê o play, macaco!
"[2007] Fire Dub (with Sly & Robbie)"

1. Chalawa - Warrior (3:35)
2. Chalawa - Why Lie (3:10)
3. Chalawa - You Are My Compass (3:54)
4. Chalawa - Mindfull Dub (3:02)
5. Chalawa - Fire Dub (3:25)
6. Chalawa - No Man's Dub (3:11)
7. Chalawa - Carry Me (3:19)
8. Chalawa - Happiness (3:18)
9. Chalawa - Round The Clock (3:17)
10. Chalawa - Give Me Dub (3:18)

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!