BLACK UHURU

por Johnny Wazagoo postado
"BLACK SOUNDS OF FREEDOM (2xCD DELUXE EDITION)"


"Certo dia recebo das mãos de minha irmã um dvd acompanhado de um pedido: 'Coloca pra tocar pra mim?!'. Quando vejo é o ultimo dvd da Vanessa da Mata, em Paraty. Bom, não sou fã mas dei o play. Começa então uma pegada de reggae meio acelerado. Normal, visto que a Vanessa antes da carreira solo cantava numa banda de reggae, chamada Shalla-Ball. O groove sinestésico segue e logo evolui para um inesperado dub de primeira qualidade. Surpreso e mais atento, percebo duas figuras levemente sobressalentes em meio a banda. No baixo um negão com um sobretudo preto e óculos escuros (e no mínimo, suspeitos), na bateria um 'tiozinho', com uma touquinha escondendo seus dreads-locks, dando uma íntima surra na batera. Depois de orquestrarem as duas primeiras faixas, saem sob olhar brilhante de Vanessa e entusiasmados aplausos da galera! (...)"

A suspeita foi válida, o baixista era Robbie Shakespeare e o batera era Sly Dunbar. Estes caras são simplesmente a dupla que deixou a maior herança musical na história do reggae! Estima-se que gravaram mais do que 200.000 musicas. Falou versatilidade e produção, falou com eles. O que tudo isso tem a ver com Black Uhuru? Nada não, só o fato que estes dois integrantes ilustres comandaram a cozinha rítmica da banda, que nessa época (1975) ainda chamava-se "Black Sound Uhro". Esta era uma das bandas que eles participavam. No começo da carreira, na segunda metade da década de 70, gravaram com as principais bandas, trios e coletivos da Jamaica. Tocaram (não perdoe o exagero) com todos os melhores da sua época: Skatalites, Abyssinians, Augustos Pablo, Culture, Peter Tosh, Horace Andy, Aggrovators, Delroy Wilson, Max Romeo, etc. Também eram titulares das convocações de Lee Perry, Sylvan Morris e King Tubby. Sempre dando o alicerce necessário para cada projeto. Máximo respeito é o que merecem... Sem delongas, vamos ao que interessa!

Black Uhuru significa Liberdade Negra em swahili, o dialeto mais falado em toda África. O disco de hoje deve ser colocado na sessão "clássico-dos-clássicos" em sua estante. O "Black Sounds Of Freedom", é originalmente uma reedição do primeiro álbum da banda, de 1977, chamado "Love Crisis". Produzido por Sylvain Morris (o mesmo que produziu as demos do "Catch a Fire", dos Wailers) foi remasterizado, aditivado e foi relançado quatro anos depois, em 1981, pelo selo Greensleeves. Nesta reedição participam grandes nomes da cena jamaicana. Michael Rose e Duckie Simpson cantam e vibram em alto e bom tom. Na linha de metal estão: Cedric Brooks, Hedley Bennett e Bobby Ellis. Winston Wright comanda o organ e o clavinete. Johnny Osbourne brinca com sua escaleta. Nas guitas Eric Lamont e  Earl Chinna Smith. Na percussão Noel Scully Simms e Santa Davis. Segurando o leme deste navio estão, claro, Sly & Robbie. Pra mim a identidade sonora do Black Uhuru deve-se principalmente a esses dois. A bateria de Sly neste disco é bem diferente de todas a bandas desta fase. O baixo de Robbie marcava seu território, território este que nunca perdeu espaço, só ganhou reconhecimento em diversas releituras.

A versão deste torpedo que vos entrego é a deluxe edition, lançada em 2009, que guarda no primeiro disco o álbum original remasterizado e suas revisões aDUBadas. Seria o suficiente para um edição deste calibre. Mas tem gente que não sabe brincar. O segundo disco traz o álbum original de 77 "Love Crisis", seus respectivos dubs com participação de U-Black segurando o flow sobre a base arquiteta pelo produtor Prince Jammy. O disco é muito bom, realmente te conquista e te remete a saudosa década-de-ouro do reggae. Destaque para as faixas: I Love King Selassie, Eden Out Deh, Love Crisis e Willow Tree, também a versão para Natural Mystic de Bob Marley. Pedrada certeira, mesmo que tente desviar ela irá te atingir. Aproveite como lhe for conveniente esta clássica extravagância jamaicana!


Dê o play, macaco!
"[2009] Black Sounds Of Freedom (Deluxe Edition)"
senha: oficinademacacos.blogspot.com

- CD1: Overdubbed '77 Album + Bonus Tracks
1. Black Uhuru - I Love King Selassie I (4:36)
2. Black Uhuru - Satan Army Band (3:03)
3. Black Uhuru - Time To Unite (3:05)
4. Black Uhuru - Natural Mystic (3:10)
5. Black Uhuru - Eden Out Deh (3:32)
6. Black Uhuru - Love Crisis (3:15)
7. Black Uhuru - African Love (3:40)
8. Black Uhuru - Hard Ground (3:04)
9. Black Uhuru - Willow Tree (2:59)
10. Black Uhuru - Sorry For The Man (4:04)
11. Black Uhuru - Eden Dub (4:11)
12. Black Uhuru - Mystic Mix (3:38)
13. Black Uhuru - His Imperial Majesty (3:45)
14. Black Uhuru - Weeping Willow (4:11)
15. Black Uhuru - Bad Girls Dub (3:26)
16. Black Uhuru - Tonight Is The Night (3:57)
17. Black Uhuru - Firehouse Special (3:05)
18. Black Uhuru - African Culture (3:46)
19. Black Uhuru - Crisis Dub (3:47)
20. Black Uhuru - Sound Man Style (3:26)

- CD2: Original '77 Album "Love Crisis" + Bonus Tracks
1. Black Uhuru - Crisis For Love (3:13)
2. Black Uhuru - Satan Army Band (3:03)
3. Black Uhuru - Tonight Is The Night To Unite (3:06)
4. Black Uhuru - Eden Out Deh (3:29)
5. Black Uhuru - Sorry For The Man (4:07)
6. Black Uhuru & U-Black - Love You Girl (3:02)
7. Black Uhuru - I Love King Selassie (4:39)
8. Black Uhuru & U-Black - King Of All Time (3:09)
9. Black Uhuru - Natural Mystic (3:06)
10. Black Uhuru - Hard Ground (3:02)
11. Black Uhuru & U-Black - Crocodile Style (2:51)
12. Black Uhuru - African Love (3:39)
13. Black Uhuru & U-Black - Ride Into Zion (3:52)
14. Black Uhuru - Willow Tree (2:53)


4 comentários:

  1. NOSSA nos primeiros 10 segundos da música já subiu o frio pela espinha!
    muito pesado muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Brother me deixa baixar este disco, por favor ! "Salve o Eterno REI dos REIS - JAH".

    ResponderExcluir

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!