HERBIE HANCOCK

por pitera postado
"HEAD HUNTERS"



Herbie Hancock já ostentava uma carreira solidificada quando, ao conceber o álbum entitulado "Head Hunters", coloca sua arte para trilhar sob eixos totalmente disformes e desconhecidos. Lançado pela Columbia em 1973, é composto por 4 faixas, e é o tipo de álbum que te surpreende, te seduz, te cativa e quando a sinfonia enfim descansa, você (já todo faceiro) fica querendo mais e mais. Para tanto, Herbie dispôs antes de tudo de uma bagagem de discos muito abertos às experimentações. Tentando imprimir uma sonoridade própria - misturando jazz com pitadas de soul, toques de melodias budistas/orientais e experimentalismos elétricos - Herbie Hancock lançaria trabalhos como "Mwandishi" (1970), "Crossings" (1971), e "Sextant" (1972).

Outra chave, que abre as portas para a unanimidade e qualidade do projeto é a formação do quinteto em si, que tinha Bennie Maupin (com seus 4 pulmões), e Paul Jackson, além de Harvey Mason e Bill Summers comandando a seção rítmica dos grooves. Em Head Hunters, Hancock usa e abusa de teclados analógicos e experimentações eletrônicas. É uma pepita musical que mostra um quinteto rasgando o jazz e explorando nuances nos mais diversos tons: black, fusion, soul, funk (eu enxerguei até um sorrateiro samba na bateria de "Sly").

Os resultados são diversos: é um dos discos de jazz mais vendidos da história, teve 29 edições lançadas e figura a lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista RollingStone (ficando em 498º lugar). Acima de tudo, mais importante que qualquer nomeação, julgamento ou classificação humanas, jaz a concepção, a execução e a significação da obra em si. Na minha opinão o conjunto da obra faz de si, um patrimônio cultural sem tamanho do séc XX. Disco obrigatório!


(#KC 32731)

Dê o play, macaco!
"[1973] Head Hunters"
senha: oficinademacacos.blogspot.com

1. Herbie Hancock - Chameleon (15:44)
2. Herbie Hancock - Watermelon Man (6:32)
3. Herbie Hancock - Sly (10:21)
4. Herbie Hancock - Vein Melter (9:09

~integrantes:
Herbie Hancock: piano, clavinet e sintetizadores
Bennie Maupin: saxofones, clarineta, flautas
Paul Jackson: baixo e marimbula
Bill Summers: percussão
Harvey Mason: bateria



4 comentários:

  1. Valeu por disponibilizar o link. Discaço!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Adorei o site, baixei o arquivo, mas não está reconhecendo o tipo, consequentemente não está abrindo no meu computador. Que tipo de arquivo é ?

    ResponderExcluir
  3. o arquivo é .rar! instale o winrar caso nao tenha e divirta-se!

    ResponderExcluir

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!