BOB MARLEY & THE WAILERS: CATCH A FIRE (DELUXE EDITION)

por Johnny Wazagoo em

Para quem ainda não sabe, dia 6 de fevereiro de 1945, Robert Nesta Marley desceu ao mundo, e neste  ano completaria 65 anos de vida. Ainda ecoam centenas de agradecimentos e respeitosas comemorações ao redor do mundo. Vejo então o momento mais propício para promover, aqui na OficinaDeMacacos, o album mais significativo da carreira do soberano mestre do reggae. Bob Marley é uma unanimidade real, foi o cara certo, na hora certa, no lugar certo! Unanimidade entre todos que reconhecem o verdadeiro valor que se deve dar a música. Na concepção de Bob, este era o alvo de seu  trabalho, de sua busca. Lutando com sua melhor arma - pura e simplesmente: MÚSICA - Bob Marley, abriu os olhos, tocou o coração, chacoalhou o corpo de milhares de pessoas. As transformou em um exército apaixonado por sua honrosa jornada - com propósitos incontestáveis no qual fomentavam a igualdade, união, liberdade e paz - munida apenas com a Verdade de Jah. Assim, Bob Marley e os Wailers (BMW) romperam barreiras, revolucionando de fato a história da música e o poder abrangido por ela. È, talvez sem este (...) "malandro de Nine Mile" o reggae não estaria numa eterna crescente, nem seria tão fortalecido e propagado por todos estes guerreiros, ou como dizia Bob: estes Buffalo Soldiers!

Nossa homenagem se dá por completa carregando em anexo o álbum mais capcioso do maioral do reggae. Trate-se do "Catch A Fire"... melhor ainda, da Versão Deluxe do dito cujo! Esta é uma autêntica "pérola-negra dos sete mares". Catch a Fire foi o primeiro disco de Bob Marley, lançado pelo selo Tuff Gong, vinculado a gravadora inglesa Island Records, o primeiro a ser finalizado em solo inglês e amparado com as tecnologias dos GreenGoes. Para ser mais preciso, este tio branquelão era um produtor atento e audacioso chamado Chris Blackwell. Este álbum conseguiu chegar todos os cantos da terra, foi quando veio o grande susto dos mais conservadores. È o 123º melhor álbum de todos os tempos pela lista da revista RollingStone (Bob tem 9 álbuns nesta lista).

"Os Wailers eram espiritualizados na maneira de pensar. Pensavam sob um aspecto divino, carregavam isso em suas preocupações. Punham isso na música, você podia sentir. Nossa missão era passar esta mensagem." ~Sylvan Morris, engenheiro de som dos estúdios Harry J. e Dynamic Sound onde foram gravadas as primeiras versões

Os músicos escalados para aditivar o álbum recem-nascido em Kingston estranharam aquele ritmo e mal podiam imaginar a que patamar este viria a pertencer. Fruto de muitos ensaios e sublimes vibrações! Esta edição Deluxe trás, além do álbum produzido por Blackwell, as versões gravadas com os humildes 7 canais nos estúdio Harry J. e no Dynamic Sound em 72/73, ambos em Kingston. Neste tempo gravavam bateria e percussões em um só canal, o mesmo acontecia com a guitarra-base e os teclados. Quando não, a gravação era de forma live, ou seja, todos numa sala tocando juntos. Isto sem duvida trouxe traços interessantes para a totalidade do som. Outro fato interessante foi a sugestiva concepção da arte da capa do LP, era em forma de Zippo (abria da mesma maneira). Logo depois perceberam que o custo da fabricação era inviável e passaram a produzir com um encarte tradicional (veja todas as versões deste álbum aqui!). Deixemos a conversa de lado e vamos ao que interessa. Destaque para todas as faixas, de ambos os discos. Prepare-se para dividir a historia de seu envolvimento com o reggae em duas fases: pré-Catch a Fire e pós-Catch a Fire. Segurem o refrão e espalhem a mensagem! Thank you Lord, Thank you Bob!!!

"Começaram (os Wailers) a tocar essa música estranha, que eu jamais ouvira. Não se parecia com nada que eu já tivesse ouvido, nem com R&B, nem com música de igreja, enfim, com nada. Era de trás pra frente!" ~Wayne Perkins guitarrista que participa das gravações no Island Studio



Dê o play, macaco!
Download | Discogs

- CD1: The Unreleased Jamaican Versions
1. Bob Marley & The Wailers - Concrete Jungle (4:16)
2. Bob Marley & The Wailers - Stir It Up (3:39)
3. Bob Marley & The Wailers - High Tide Or Low Tide (4:44)
4. Bob Marley & The Wailers - Stop the Train (3:55)
5. Bob Marley & The Wailers - 400 Years (3:02)
6. Bob Marley & The Wailers - Baby We've Got a Date (4:05)
7. Bob Marley & The Wailers - Midnight Ravers (5:09)
8. Bob Marley & The Wailers - All Day All Night (3:29)
9. Bob Marley & The Wailers - Slave Driver (2:56)
10. Bob Marley & The Wailers - Kinky Reggae (3:44)
11. Bob Marley & The Wailers - No More Trouble (5:16)

- CD2: The '73 Released Album
1. Bob Marley & The Wailers - Concrete Jungle (4:14)
2. Bob Marley & The Wailers - Slave Driver (2:54)
3. Bob Marley & The Wailers - 400 Years (2:46)
4. Bob Marley & The Wailers - Stop That Train (3:56)
5. Bob Marley & The Wailers - Baby We've Got A Date (Rock It Baby) (3:58)
6. Bob Marley & The Wailers - Stir It Up (5:34)
7. Bob Marley & The Wailers - Kinky Reggae (3:39)
8. Bob Marley & The Wailers - No More Trouble (4:00)
9. Bob Marley & The Wailers - Midnight Ravers (5:08)

~integrantes:
- "72/"73 jamaicans demos:
Backing Vocals - Marcia Griffiths, Rita Marley
Baixo - Aston "Family Man" Barrett
Congas, Bongos, Vocals - Bunny Livingston
Bateria - Carlton Barrett
Vocals, Guitarra Acústica - Bob Marley
Piano, Organ, Guitarras, Vocals - Peter Tosh
Mixado por Errol Brown, Sylvan Morris
- "73 oficial release:
Produzido por Chris Blackwell
Guitarra - Wayne Perkins
Percussão - Chris Karen, Franscisco Willie Pep, Winston Wright
Sintetizadores, Clavinete, Organ - John Bundrick
Engenheiros de som - Carlton Lee, Stu Barrett, Tony Platt


3 comentários:

  1. cabuloso mano, arrepiei até com os comentários de wayne perkins....
    bob é unanimidade, long live!

    ResponderExcluir
  2. Muito Louco ouvir os dois álbuns e perceber a diferença de sonoridade. Valeu!!

    ResponderExcluir
  3. "Voce precisa pagar para pode baixar arquivos de outros usuários"?

    Não existe outro link?

    ResponderExcluir

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!