IS IT ROLLING BOB?: A REGGAE TRIBUTE TO BOB DYLAN + VISIONS OF JAMAICA

por Johnny Wazagoo em


Robert Allen Zimmerman, mais conhecido como Bob Dylan é ícone de uma geração que sonhava. Vivenciou um momento histórico turbulento, que reside no imaginário das novas gerações e que deixou marcas significantes nas vidas de pessoas que presenciaram um mundo diferente do qual estamos vivendo, mas que ecoa seja pelas conquistas/mudanças nos padrões sócio-culturais.

Os anos 60, foram tempos turbulentos, e não menos fantásticos: abrigaram revoluções estudantis e operárias, reivindicações feministas, a contracultura, guerras e revoluções tecnológicas. Dylan, como personagem desse espaço-tempo, representou a voz de uma geração dotada de ideologia, que tinha convicções de que o sonho, contra um mundo de injustiças, de desigualdades, de guerras e opressão poderiam sim partir para o âmbito da práxis. Uma geração que, como no existencialismo de Sartre, acreditava no advento do Homem Novo.

Seu primeiro disco, "Bob Dylan”, é dedicado ao folk tradicional. Seu segundo álbum, “The Freewhellin' Bob Dylan” (recomendadíssimo), contendo apenas canções de sua autoria, consagrou o músico com o hit "Blowin' In The Wind", que se tornou um hino do movimento dos direitos civis. Além desta, canções como "A Hards Rain A Gonna Fall", "Masters Of War", entre outras, tornaram-se clássicas como músicas de "protesto", embora Dylan mais tarde recusasse o rótulo de "cantor de protesto". Estas entre outras músicas, abordavam temas sociais e políticos numa linguagem poética, e esse elevado teor de lirismo nas canções fez de Dylan um fenômeno entre os jovens artistas folk da época, consolidando sua identidade como artista, e o levando ao estrelato folk, principalmente após sua participação no Newport Folk Festival de 1963. O sucesso do álbum "The Times They Are A Changing" (1964) apenas consolidou esta posição.

Bob Dylan tem seu legado firme e forte ao redor do mundo. O sonho não morreu, a música de Dylan ainda está muito viva! Tendo em vista a importância referencial que tornou o trabalho de Dylan como um todo, este "pediu" um remake com versões de cunho jamaicano, assim como com The Beatles, Curtis Mayfield e Pink Floyd. E para nossa felicidade tal feito foi realizado em 2004, com "Is It Rolling Bob - A Reggae Tribute To Bob Dylan" e logo depois, em 2005, com "Dub Versions - Visions of Jamaica".

Dr. Dread (fundador da Ras Records e do MyReggae.com), juntou uma galera de alto escalão do reggae roots para produzir este projeto. De cara, gerou uma certa desconfiança da crítica e dos folk-fans conservadores. Mas poucos levaram em conta que tal projeto estava sendo encabeçado por Dr Dread, que comandara um time fortíssimo formado por: Apple Gabriel (ex-Israel Vibration), The Mighty Diamonds, Toots Hilbert (Toots & The Maytals), Don Carlos e Michael Rose (ambos ex-Black Uhuru), dentre outros. Seja no reggae ou no dub este projeto mostra que o acervo de Dylan é um prato cheio (e saboroso) para remontagens ou reinvenções. O resultado é bem interessante, o disco com versões em dub, ao meu ver, é mais irreverente e acaba soando melhor, mas ambos são bons. Além da arte gráfica dos discos, de espantosa criatividade, as faixas que mais se destacam são: "Gotta Serve Somebody, "Maggie's Farm", "Blowin' In The Wind Dub" e "Knockin' On Heaven's Door Dub".

"Além das músicas cantadas, ainda conta com as suas versões em DUB, disponíveis num outro CD. Músicas como 'Knockin’ On Heaven’s Door', 'Lay Lady Lay' e 'Blowin’ In The Wind' ganharam um ritmo altamente típico e espiritual: O Reggae! Sem dúvida é um título indispensável na coleção." ~Rafael Surforreggae



Dê o play, macaco!
Download | Discogs

1. Apple Gabriel - The Times They Are A Changin' (4:25)
2. Toots Hibbert - Maggie's Farm (4:18)
3. Beres Hammond - Just Like A Woman (4:47)
4. The Mighty Diamonds - Lay Lady Lay (3:27)
5. Nasio Drummie Zeb & Razor Posse - Gotta Serve Somebody (4:46)
6. Luciano - Knocking On Heavens Door (4:23)
7. Michael Rose - The Lonesome Death Of Hattie Carroll (5:59)
8. Sizzla - Subterranean Homesick Blues (2:27)
9. Gregory Isaacs - Mr. Tambourine Man (5:04)
10. Jc Lodge - Don't Think Twice It's Allright (4:34)
11. Abijah - One Too Many Mornings (2:55)
12. Don Carlos - Blowin' In The Wind (3:24)
13. Billy Mystic - A Hard Rain's Gonna Fall (7:07)
14. Bob Dylan - I And I (Reggae Mix) (5:44)

###



Dê o play, macaco!
Download | Discogs

1. Luciano - Knockin' On Heaven's Door Dub (5:46)
2. Don Carlos - Blowin' In The Wind Dub (3:23)
3. Yellowman - The Ballad Of Frankie Lee and Judas Priest Dub (5:20)
4. Apple Gabriel - The Times They Are A Changin' Dub (4:28)
5. Abijah - One Too Many Mornings Dub (3:20)
6. Gregory Isaacs - Mr. Tambourine Man Dub (5:16)
7. Sizzla - Subterranean Homesick Blues Dub (2:56)
8. Michael Rose - The Lonesome Death Of Hattie Carrol Dub (6:10)
9. Beres Hammond - Just Like A Woman Dub (4:48)
10. The Mighty Diamonds - Lay Lady Lay Dub (3:27)
11. Billy Mystic - A Hard Rain's A Gonna Fall Dub (6:35)
12. Toots Hibbert - Maggie's Farm Dub (4:20)
13. JC Lodge - Don't Think Twice, It's All Right Dub (4:53)
14. Bob Dylan - I And I Dub (6:16)

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!