LA COLIFATA

por Johnny Wazagoo postado
"SIEMPRE FUI LOCO"


Perambulando por esse mundão virtual encontrei esta sincera obra-prima de cunho extraordinário. Raridade presente tanto na concepção humanitária na qual foi dedicada, quanto na delicada realização e produção do disco. É o seguinte, Manu Chao, junto com a rádio argentina La Colifata, decidiu fazer parte do projeto de reabilitação a internos do Hospital Neuropsiquiátrico Jose T. Borda, de Buenos Aires. Tudo a partir da música, agregando valores, o projeto hoje é um sucesso e os resultados são evidentes. E não foi a primeira tacada de Manu com âmbito politico-social. O cara tocou nos dias de Ação Global em Fortaleza e em Gênova, durante as manifestações Anti-BID em 2002. Além disso, quando Manu Chao ainda era do Mano Negra já causava terror com suas músicas de pura frente política revolucionária.

Voltando a falar do Projeto La Colifata... um grupo de músicos de Barcelona, a maioria da rua, se reuniram e gravaram o material suficiente para que Manu Chao produzisse o CD, com título bastante sugestivo, "Siempre Fui Loco". Foram pra Buenos Aires, adicionaram vozes dos pacientes do Borda e uma caprichada dose de experimentalismo. Pronto, já era meu cumpadi. Daí, os próprios músicos se encarregaram da distribuição e venda. 80% do lucro com os CDs é dirigido ao hospital, enquanto que os outros 20% ao custo do disco e futuros projetos do grupo. Vale a pena matar a curiosidade. Tem de tudo praticamente: folk-rock, blues, musica latina, reggae, dub, ska e hip-hop - dentre várias outras psicodelias. Mesmo sendo suspeito já adianto, o destaque vai pra única de Manu Chao, tocando Put It On de Bob Marley e a adubada Sous La Pluie. Se liga no mistério, brother!

"Esta primeira recompilação musical arquitetada por Manu Chao, surge do inovador e exemplar programa de rádio argentina La Colifata, que realiza um trabalho junto a um grupo de pacientes de um hospital psiquiátrico de Buenos Aires. A idéia é difundir a criatividade deste grupo de marginalizados através da música, um projeto em homenagem ao Hospital Borda e à seus 'loucos'." ~adaptado do ManuChao.Net



Dê o play, macaco!
"[2002] Siempre Fui Loco"

1. La Colifata - Musha Traladadora (1:40)
2. Che Sudaka - Sin Papeles (2:24)
3. Piratas Urbanos - Mukach Wilma (2:48)
4. Malaya - El Diablo (2:55)
5. Deskaradas - Antifascista (2:05)
6. Placton - Placton (3:26)
7. Gaia Stalla - Palabras (1:40)
8. 50 Hz - Por 20 Duros (1:42)
9. La Colifata - Chande La Canoa (1:44)
10. Costo Rico - Gitana (1:50)
11. Alcohol Fino - Condenada (1:54)
12. La Colifata - Sous La Pluie (3:04)
13. La Colifata - Reggae Rambla (1:42)
14. Robert Mitchum - Dinah (3:25)
15. Mikilez - Poeta Pinton (1:38)
16. Chiringo - Palomita Del Parque (2:18)
17. Guandul - Mañanita (3:21)
18. Manu Chao - Put It On (3:19)
19. Golem - Salvavidas (2:14)
20. 08001 - Araien (2:46)
21. La Colifata - The Tema (4:47)



2 comentários:

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!