INSTITUTO

por pitera postado
"COLEÇÃO NACIONAL"


Rica Amabis é um cara cheio de idéias e expedientes. Não contente em trabalhar sua própria musicalidade (que pode ser ouvida no álbum Sambadelic), ele ainda foi capaz de tramar o coletivo Instituto: uma reunião de mais de quinze grupos e artistas solo, todos indepedentes e mais ou menos sintonizados em uma mesma freqüência. No caso, a exploração das fronteiras cada vez mais tênues entre a tradição da música brasileira e as possibilidades geradas com a eletrônica. Alternando-se surpreendentemente entre o samba, ritmos nordestinos, hip hop, dub, reggae, drum'n'bass e muito mais, o Instituto celebra a liberdade de pensamento aplicada à evolução do pop brasileiro.

Pela grande quantidade de artistas e propostas diferentes incluídas no pacote, o resultado fica mais desigual e menos coeso que, por exemplo, em "Contraditório?" (DJ Dolores) ou "Combatente" (Stereo Maracanã) - apenas para citar dois nomes que caminham na mesma seara. Isso não impede que o disco contenha ótimas surpresas a cada faixa, num rompante quase ininterrupto de criatividade. Para este projeto, o núcleo de produção registrou uma coleção de parcerias com figurões das mais diversas ciências sonoras - de Sabotage a Nação Zumbi sem problema nenhum.

O disco "Coleção Nacional" fica na sensação como uma intensa sopa de experimentações, somas sonoras, além de abrir caminho para outras possibilidades. A multiplicidade sonora é aparentemente a alma do álbum, certamente seguida pela criatividade e pelo poder do discurso. Creio que este é o tipo de disco pra gringo ouvir e aprender. É um disco que explicita o sincretismo cultural das terras brasileiras, e mostra que o bom uso desta condição histórica, pode nos colocar sempre um passo a frente no jogo da criatividade. A intensidade do disco fica principalmente por conta das participações, que dão tons impressionantes a algumas faixas que se destacam por seus resultados de difícil explicação, sempre soando bem aos ouvidos. Os destaques ficam para “Cabeça de Nêgo” e “Dama Tereza” com participação de Sabotage, “O Dia Seguinte” que conta com discurso frenético de B. Negão e com a voz de Otto nos refrões, “Juntando Coco” e sua impressionante colagem "cocodub", e o lirismo corrosivo de Fred 04 em “Só Vou Deixar os Ossos”. Degustem!



Dê o play, macaco!
"[2002] Coleção Nacional"
pass: oficinademacacos.blogspot.com

1. Fernandinho Beat Box - Beatboxsamba (1:04)
2. Sabotage & Instituto - Cabeça De Nêgo (3:57)
3. Rappin' Hood & Instituto - Dia De Desfile (3:18)
4. Rica Amabis & Bonsucesso Samba Clube - Na Ladeira (3:44)
5. Tejo, Bnegão & Otto - O Dia Seguinte (3:23)
6. Rica Amabis & Los Sebosos Postizos - Solaris + Só Mais Um Samba (5:45)
7. Sabotage & Instituto - Dama Tereza (3:59)
8. Z'áfrica Brasil & Instituto - Tabocas (5:20)
9. Dengue, Pupilo & Ganja Man - Verdin2 + Dub Do Galo (3:37)
10. Ganja Man & Maurício Takara - #1 (4:41)
11. Flu - Kianka (2:05)
12. Cila Do Coco & Kid Koala - Juntando Coco (3:41)
13. Rica Amabis & Fred Zero Quatro - Só Vou Deixar Os Ossos (3:34)
14. Traidores Da Babilônia - Traidores Da Babilônia (9:38)

4 comentários:

  1. Esse eu tenho,muito bom
    queria o instituto cantando em homenagem a Tim Maia,tinha o album completo,mas perdi,estava a fim dele novamente.

    Mas
    massa o blog do macaco,vou passar uma temporadazinha por aqui hehe
    tem só o que eu gosto e mais alguma coisa,rs
    Abraço macaco ;D

    ResponderExcluir
  2. se puder renovar o link... dahora esse cd é monstro!

    ResponderExcluir
  3. Valeu meu bom!

    Tava osso achar esse disco... perdi meu cd tem anos.

    Vlw

    ResponderExcluir

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!