STUDIO ONE SKA

por pitera em

Ska e Studio One são praticamente sinônimos. A inspiração do Ska veio do celeiro de rítmos provenientes do Sul estadunidense e das gravações de blues dos anos 50. Tudo começa quando Coxsone Dodd, se depara com este tipo de música enquanto trabalhava como um trabalhador rural migrante, na Flórida. Foi aí que ele decidiu dar início ao seu projeto na música. No regresso à Jamaica, começou a importar registros de Rhythm&Blues, influenciando a cultura musical corrente e caracterizando o som Kingstoniano. Outro elemento importante na construção desta identidade foi o Jazz, presente principalmente na renomada escola de música Alpha Boys em Kingston. Por lá passaram Roland Alphonso, Don Drummond, Johnny Moore (a seção de metais do The Skatalites) e juntamente com outros grandes musicistas como Joe Harriott, Rico Rodriguez e Wilton Gaynair.

No final dos anos 1950 Coxsone começava a gravar e em 1963 abre seu próprio estúdio em Kingston. Ele nomeou o edifício Studio One e definiu o futuro da música jamaicana. Jovens artistas como The Wailers, The Ethiopians, The Maytals e Delroy Wilson, todos começaram sua carreira com o uptempo e o ska no Studio One. O grupo que acompanhou todos esses artistas foram os Skatalites.

O ska tornou-se facilmente identificável pelo off-beat (batida sincopada). Mas os Skatalites agregaram sua grande influência ao gênero. Ska poderia então incluir sem grilo: Modal Jazz, Pop, trilhas de cinema, easy listening e até música clássica. Consequentemente, este CD inclui tanto música Rastafari como "Adis Ababa" de Don Drummond, quanto releituras de canções do Reino Unido (El Presidente é baseada em "Yeh Yeh" de Georgie Fame's).


Dê o play, macaco!
"[2004] Studio One Ska"

1. Jackie Mittoo - El Bang Bang (3:28)
2. Ken Boothe & Stranger Cole - Artibella (2:37)
3. Bob Marley & The Wailers - Put It On (3:08)
4. Skatalites - Addis Ababa (2:27)
5. Roland Alphonso - El President (2:52)
6. Joe Higgs - Song My Enemies Sing (2:54)
7. Skatalites - Beardman Ska (3:00)
8. Delroy Wilson - I Want Justice (2:17)
9. Tommy McCook - Samson (2:45)
10. Ethiopians - I'm Gonna Take Over Now (2:31)
11. Tommy McCook - Freedom Sounds (3:40)
12. The Maytals - Marching On (2:36)
13. Skatalites - Exodus (2:50)
14. Roland Alphonso - Look Away Ska (3:15)
15. Don Drummond - Don Cosmic (2:35)
16. Roland Alphonso - Scambelena (3:20)
17. Andy & Joey - You're Wondering Now (2:11)


4 comentários:

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!