LEE PERRY

por pitera postado
"VOODOOISM"


Já vou adiantando que este disco é pouco disseminado nos blogs do gênero, pelo que vasculhei, e que com toda certeza merece atenção e ouvidos.

É engraçado ver como a tecnologia nos tras muitas vezes comodidade e agilidade para certas coisas. Falo isto pelo seguinte: As faixas deste disco datam da metade dos anos 70 e a princípio eram disponibilizadas diariamente em singles 7" pelo próprio Perry. Na época cada disco era deixado nas lojas e em poucos minutos essas jóias raras desapareciam para coleções pessoais caras e respeitáveis. Para encontrar essas raridades era útil e imprescindível ter um esquema arranjado, algo como estar no lugar certo e na hora certa, e se precisasse, até sair na mão.

Por isso, estes singles quase nunca encontravam um caminho para outros mercados senão um mercado local e restrito (vale a pena assistir o longa Rockers para se ter uma idéia de como era a distribuição de singles na Jamaica). Para a felicidade geral, no tardar dos anos 90 a Pressure Sounds, que é um renomado selo britânico no gênero do reggae, resolve compilar o trabalho do saudoso Lee "Scratch" Perry no seu lendário Black Ark Studio em três discos distintos. Ainda assim, os originais alcançam preços altíssimos no mercado de diggers.

Voodooism é um album que pode ser facilmente apontado como um dos maiores lançamentos de Perry. As canções ainda estão frescas, inatas, esperando vibrar e ecoar aos ouvidos. Todos os adoradores do trabalho setentista de Perry serão arrebatados. Com faixas que mostram algumas inovações sonoras alcançadas com os Upsetters, prevalece também uma coesão temática profunda chegando ao gênero spiritual roots. Se uma vez é colocada em xeque a genialidade de Perry em decorrência de seus ultimos lançamentos que não estancaram e que são na pura verdade inferiores aos clássicos setentistas, este album mostra-nos o que representou Lee "Scratch" Perry para o reggae roots.

Todo o clima, o astral e o vigor do velho Perry está presente nesta obra. Voodoism nos dá ritmos alucinantes. Foi gravado em equipamentos que hoje são considerados velharias, mas que nas mãos de Perry quase tornam-se criaturas vivas. Entranhe-se na jornada espiritual que arrebatou a cena do reggae Jamaicano em geral nos anos 70 ao ouvir este disco, e o que mais posso dizer? Curta a viagem!




Dê o play, macaco!
"[1996] Voodooism"
pass: oficinademacacos.blogspot.com

1. James Booms - Psalms 20 (3:28)
2. The Upsetters - Proverbs Of Dub (3:29)
3. Errol Walker - Better Future (3:30)
4. The Upsetters - Future Dub (3:29)
5. Zap Pow - River (3:30)
6. Zap Pow - River Stone (3:23)
7. Earl Sixteen - Freedom (2:43)
8. The Upsetters - Right You (2:43)
9. The Roots - Mash Down (3:47)
10. The Hombres - Africa (3:33)
11. The Upsetters - Foundation Dub (3:27)
12. Leo Graham - Voodooism (3:28)
13. The Upsetters - Dubism (3:33)
14. The Black Notes - African Style (3:29)
15. The Upsetters - African Style Version (3:35)
16. Lee & Jimmy - Rasta Train (3:06)
17. Lee & Jimmy - Yagga Yagga (3:02)
18. Watty Burnett & Tony - Rise And Shine (2:51)
19. Lloyd & Devon - Wolf Out Deh (3:31)
20. The Upsetters - Shepherd Rod (3:36)

0 comentários:

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!