ISRAEL VIBRATION

por Johnny Wazagoo postado
"SAME SONG + DUB"


Formado em 1970 pelos guerreiros Cecil "Skelly" Spence, Albert "Apple Gabriel" Craig e Lascelle "Wiss" Bulgin. Guerreiros porque todos venceram as dificuldades da poliomielite quando crianças. É mermão, e talvez se não fosse por isso nada teria acontecido, não estaria aqui falando orgulhoso sobre o Israel Vibration (que pra mim é um dos maiores trios do roots reggae jamaicano de todos os tempos). Vieram do gueto de Kingston, e como a maioria das famílias, não tinham recursos suficientes para tratamento particular de qualidade, então foram levados ao Centro de Reabilitação Mona, e foi lá que se conheceram. Firmaram laços de amizade e compartilharam afinidades, que, mais tarde, se tornaram os pilares para o grande sucesso e respeito que conquistaram como banda! Em certo momento foram expulsos do centro de reabilitação devido ao fato de enxergarem além do que lhes eram cabido e discordarem de certas condutas internas. Depois de algum tempo distantes se reencontraram para um só objetivo: fazer música. Começaram a cantar e compor diversas canções de âmbito religioso e filosófico libertário. Mais tarde, quando começaram a ganhar o apoio local, descobriram que tinham talento e força de vontade pra buscar algo mais sério na música.

Eram destaques em festivais locais e se tornaram ídolos de muitos produtores da época, um deles, Dr. Dread, presidente e fundador da Ras Records, que posteriormente chegou a produzir um álbum do "IV", o Strength of My Life. Para alguns o melhor álbum deles, pra mim não (hehe). Gravaram também um disco ao vivo em um show junto ao Gladiators em 1982. Claro que a carreira não foi feita só de bons momentos, como a maioria das bandas jamaicanas dessa fase, passaram por certa decadência devido podridão da estrutura da indústria fonográfica jamaicana, como a pirataria, produtores mal-intencionados e falta de incentivo a excursões internacionais. Mas as pedras no caminho a gente chuta, e eles chutaram também. No começo dos anos 80 foram para os "isteites" buscar tratamento médico de qualidade e fugir do movimento do dancehall que tinha tomado de assalto a cena na jamaica. Em 1988, Apple Gabriel deixou a banda e partiu para carreira solo. Nessa fase já estavam com a carreira feita, fazendo muitos shows, participando de importantes festivais e já tinham reconhecimento e prestígio dentre o meio artístico internacional.

Agora sobre a obra-prima dos manos. The Same Song, foi originalmente gravado em 78 mas a compilação que vos trago é de 2000 lançado pela Culture Press. Porque essa e não a original? Porque essa traz as versões autênticas, remasterizadas, e versões Dub de todas as faixas, seria praticamente um CD duplo em um só [o.O]. Eu, obcecado por essa vertente não deixaria passar em vão tal oportunidade. Este álbum, como dizia um velho amigo: "é brincanagem ou é sacadeira!". Irado do começo o fim, além de ser o primeiro do Israel Vibration, foi esse disco que lançou os caras no mercado com enorme reconhecimento e admiração. É um clássico dos clássicos! Sempre acompanhados pela banda Roots Radics, tratavam a música com muito respeito, faziam de tudo para compor e executá-las essencialmente com a alma, e (para um bom ouvinte) essa marca pode ser identificada em suas canções. Tome agora essa pedraaaada!


Dê o play, macaco!
"[2000] Same Song + Dub"
pass: oficinademacacos.blogspot.com

1. Israel Vibration - The Same Song (3:59)
2. Israel Vibration - Weep And Mourn (3:17)
3. Israel Vibration - Walk The Street Of Glory (4:35)
4. Israel Vibration - Ball Of Fire (4:05)
5. Israel Vibration - I'll Go Through (3:48)
6. Israel Vibration - Why Worry (4:15)
7. Israel Vibration - Lift Up Your Conscience (3:59)
8. Israel Vibration - Prophet Has Arise (3:16)
9. Israel Vibration - Jah Time Has Come (3:23)
10. Israel Vibration - Licks And Kicks (2:53)
11. Israel Vibration - The Same Song Dub (4:02)
12. Israel Vibration - Weep And Mourn Dub (3:18)
13. Israel Vibration - Walk The Street Of Glory Dub (4:17)
14. Israel Vibration - Ball Of Fire Dub (4:48)
15. Israel Vibration - I'll Go Through Dub (3:56)
16. Israel Vibration - Why Worry Dub (4:29)
17. Israel Vibration - Lift Up Your Conscience Dub (3:57)
18. Israel Vibration - Prophet Has Arise Dub (3:24)
19. Israel Vibration - Jah Time Has Come Dub (3:47)
20. Israel Vibration - Licks And Kicks Dub (2:41)


5 comentários:

  1. O MELHOOR BLOG Q JÁ VISITEI .. #OFICINADEMACACOS, muuiitooo boom mesmoo . MEUS PARABEENS AO DONO ! :)

    ResponderExcluir
  2. Cara, este Blog é muito Roots!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse Blog! Mais não tá rolando de extrair as musica do Israel Vibration, tá pedindo senha, e agora?

    ResponderExcluir

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!