BAD BRAINS

por pitera postado
"BUILT A NATION"


O Bad Brains é uma banda de hardcore, que nasce de um projeto de reggae e jazz fusion, inspirado em Bob Marley, chamado Mind Power, formada pelo vocalista Sid McCray, o guitarrista Dr. Know, o baixista Darryl Jenifer e o baterista Earl Hudson. Ainda em 1978, o vocalista Sid McCray apresenta a sonoridade punk dos Sex Pistols para o resto da banda, que já andava escutando Black Sabbath. Daí então a banda acreditou que a chave para a inovação e a criação de uma sonoridade própria estaria no sincretismo entre o punk e o ritmo jamaicano. Evidentemente, as influências que obtiveram naqueles anos como Zeppelin, Eater, e Clash mudaram toda a percepção da banda. McCray saiu do grupo para a entrada do vocalista HR, irmão de Earl Hudson, e em 1978 mudaram de nome para Bad Brains. No começo de 1979, o Bad Brains assistiu um show de (nada mais nada menos que) Bob Marley, o que eles consideraram um momento divino. Foi neste mesmo ano que os integrantes adotaram a filosofia de vida Rastafari. Depois de passar um ano tocando nos arredores de Washington, cidade natal, partiram para Nova York. Lá, gravaram o primeiro single em 1980, “Pay To Cum”. Lançaram então o primeiro álbum homônimo pela ROIR, apenas em fita cassete. Prensado em poucas cópias, a edição limitada prejudicou a distribuição. Na contracapa, uma nota de Adam Yauch, do Beastie Boys: "o melhor álbum de punk/hardcore de todos os tempos" (Yauch é o produtor de Build a Nation, de 2007).

As músicas “Big Takeover” e “Sailin” se destacaram e no ano seguinte a banda foi convidada a gravar um LP num estúdio em Boston. Em seguimento ao lançamento da fita, o grupo lançou outros outros EP’S até que são contratados pela gravadora PVC lançando logo em seguida o clássico álbum 'Rock For Light', que foi produzido por Ric Ocasek (ex-integrante do grupo new-wave The Cars). “Rock For Light” saiu no mesmo ano pela PVC e, mesmo com uma distribuição limitada dos discos, a banda já tinha um público fiel.

Mesmo assim, os anos seguintes foram difíceis para a banda. Prejudicada pela má distribuição dos discos e um fraco agendamento de shows, o círculo de seguidores pouco se expandia. Em seis anos, eles só conseguiram lançar dois álbuns, “I Against I”, em 1986 e “Quickness”, em 1989, este mais próximo do heavy metal, e que acabou gerando conflitos internos na banda. HR e Earl queriam continuar mais próximos do reggae, ao contrário do resto da banda. Entre os dois álbuns, HR chegou a lançar um disco solo, “Singin’ In The Heart”. O resultado foi a saída dos irmãos, que foram substituídos por Israel Joseph-I e Mackie Jayson. A mudança parecia ser promissora, eles conseguiram fechar o primeiro contrato com uma grande gravadora, a Maverick Records. Em 1993, saiu o esperado álbum “Rise”, que foi muito criticado e deu início a mais crises na banda. A gravadora resolveu apostar novamente no Bad Brains, só que desta vez com os irmãos HR e Earl de volta. A formação original gravou “God Of Love”, em 1995, mas o disco obteve péssimas críticas e vendas fracas. HR e Earl saíram mais uma vez e a Maverick decidiu não investir mais no Bad Brains. O pior foi que a gravadora entrou com um processo pelo direito do nome da banda e venceu. A partir daquele momento, eles não podiam mais usar Bad Brains e precisaram parar de tocar.

A volta do grupo aconteceu em 2000, com a formação original e o nome de Soul Brains. Como o forte do grupo sempre foi os shows, apostaram em discos ao vivo. Eles saíram em turnê, mesmo sem um novo trabalho e lançaram o disco “Live at the Marine Hall: San Francisco”, gravado durante os shows. Em 2001, saiu também um single, “On Like Popcorn”. No ano seguinte, foi lançado o disco de DUB “I & I Survived”. A banda também relançou alguns EP's raros da época como o "Black Dots" e o "Omega Sessions",o último lançamento da banda foi a coletânea "Banned In D.C:The Greatest Riffs". O músico, Dr. Know apresentou-se como F.V.K (uma das músicas da banda), com a participação do ex-vocalista do Cro Mags, Harley, apresentando só músicas antigas do Bad Brains. No fim de 2006, a banda voltou com a formação original para os últimos shows na casa CBGB. Com o sucesso da apresentação, a banda voltou de vez e lança o álbum de inéditas, Build A Nation, produzido por Adam Yauch, integrante do Beastie Boys. A banda agora é contratada da gravadora Megaforce Records, famosa por suas bandas de metal core.

Bad Brains influenciou principalmente a geração da cena alternativa dos anos 90, não só a norte-americana mas a global. Os Beastie Boys obviamente nos EUA, e o Planet Hemp no Brasil são alguns exemplos.



Dê o play, macacos!
"[2007] Built a Nation"
senha: oficinademacacos.blogspot.com

1. Bad Brains - Give Thanks And Praises (2:25)
2. Bad Brains - Jah People Make The World Go Round (2:09)
3. Bad Brains - Purelove (0:56)
4. Bad Brains - Natty Dreadlocks 'Pon The Mountain Top (3:31)
5. Bad Brains - Build A Nation (1:44)
6. Bad Brains - Expand Your Soul (2:49)
7. Bad Brains - Jahlove (3:07)
8. Bad Brains - Let There Be Angels (Just Like You) (2:27)
9. Bad Brains - Universal Peace (3:04)
10. Bad Brains - Roll On (4:04)
11. Bad Brains - Until Kingdom Comes (3:19)
12. Bad Brains - In The Beginning (1:32)
13. Bad Brains - Send You No Flowers (2:31)
14. Bad Brains - Peace Be Unto Thee (3:54)


0 comentários:

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!