PETER TOSH

por Johnny Wazagoo postado
"LEGALIZE IT"

*NOTA: Em respeito a essa obra-prima sem igual, resolvi atualizar o disco de download para qualidade muito mais elevada! Agora, converti o disco de FLAC(?) para MP3-320kbps, praticamente sem perda alguma. Esta clássica pedrada deve ser apreciada nos mínimos detalhes. Pra quem vai além e quiser baixar o torrent em FLAC original o link é este! Aos que miram a qualidade e não a quantidade!


(repost do antigo blog, Ladoalado, de outubro de 2007)

Winston Hubert McIntosh nasceu numa comunidade rural chamada Westernmost, Jamaica, em 19 de Outubro de 1944 e com 15 anos foi viver para a capital, Kingston. Cedo conheceu um tal de Robert Nesta Marley e Bunny Livingstone, formando com eles uma forte amizade que os viria a juntar mais tarde como trio vocal. No ínicio Peter Tosh era o único que detinha alguns conhecimentos tanto musicais como a nível de instrumentos, ensinando Bob e Bunny a tocar viola.

Na primeira metade dos anos 60 o trio já tinha nome chamava-se Wailing Wailers e em 1965 cinco músicas do Top 10 Jamaicano eram discos deles. Em 1972 Chris Blackwell presidente da Island Records assinou com o trio, o qual originou ao 1º LP Catch a Fire que continha Peter nas vocais em “Stop That Train” e “400 Years”. Disco esse que hoje é chamado por muitos de clássico-dos-clássicos de todos os tempos. Na Jamaica eles abriam ínumeros shows cabulosos como The Jackson Five e Marvin Gaye. Em 1974 devido a problemas internos no seio do grupo (qualquer dos três tinha potencial para ser o front-man da banda), acabam por se separar para iniciar carreiras a solo.

O ano de 1976, foi o momento da edição do 1º LP de Peter Tosh solo, entitulado "Legalize It!", o controverso e provocativo single foi imediatamente proibido nas estações de rádio jamaicanas, mas mesmo assim foi um dos LPs mais vendidos de sempre da história da música Jamaicana. Depois de "Legalize It" mais clássicos foram construídos por Tosh, entre eles destaque para “Equal Rights” e a minha preferida “Fools Die” (do LP "Wanted Dread and Alive").

Em 1978, Peter Tosh é agredido quase até á morte pela polícia durante o One Love Peace Concert devido a palavras dirigidas ao Primeiro Ministro Jamaicano, é quando Tosh sai da jamaica para ir viver para os estados Unidos e, a convite de Mick Jagger, associa-se á editora Rolling Stones, desta colaboração é editado o LP Bush Doctor.que inclui o dueto com Mick Jagger, em “Don`t Look Back”, o 2º LP a sair através da Rolling Stones foi o “Mystic Man” que contém para além do soberbo “Mystic Man” , também The Day the Dollar Die e Buk-in-Ham Palace. Eric Clapton ´também era fã de Tosh ao ponto de gravar um dueto com ele na Música Watch You Gonna Do. Segue-se em 1981 o LP Mama Àfrica" que inclui a brilhante canção que dá o nome ao álbum e claro, a conhecidíssima “Johnny B. Good” um cover do clássico de Chuck Berry.

Entre 1983 e 1987 Tosh apenas viajava por África, dava alguns concertos e recuperava de agressões que sofreu várias vezes pela polícia. Neste período a nível músical nada gravou, a não ser em 1987 o álbum No Nuclear War que lhe mereceu um Grammy em 1988. Infelizmente pouco tempo depois da edição do álbum a 11 de Setembro de 1987, Tosh e mais 2 pessoas são assassinados na sua casa em Kingston (sempre se falou que terá sido um mero assalto mas, ...). Felizmente a sua alma continua bem viva, e as suas músicas mesmo passados 15 anos, continuam a dar muito, mas muito o que falar... Salve PETER TOSH!




Dê o play, macaco!
"[1976] Legalize It"
senha: oficinademacacos.blogspot.com

1. Peter Tosh - Legalize It (4:30)
2. Peter Tosh - Burial (3:49)
3. Peter Tosh - Whatcha Gonna Do (2:22)
4. Peter Tosh - No Sympathy (4:31)
5. Peter Tosh - Why Must I Cry (3:02)
6. Peter Tosh - Igziabeher (4:29)
7. Peter Tosh - Ketchy Shuby (4:48)
8. Peter Tosh - Till Your Well Runs Dry (6:02)
9. Peter Tosh - Brand New Second Hand (3:58)


0 comentários:

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!